HOJE
Curiosidades da rodada 16 – Parte 2
Por Liga Nacional de Basquete
Partida entre Minas e São José colocará frente a frente Caio Torres e Shilton, reboteiros da temporada 2014/2015 do NBB; veja tudo sobre os jogos desta quarta-feira
Pinheiros/SKY x Winner/Limeira – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – Quarta-feira – 21 de janeiro, às 19 horas (ao vivo no site da LNB)
Pinheiros na frente
Pinheiros e Limeira já se enfrentaram em 16 partidas válidas pelo NBB, e a equipe pinheirense leva a melhor no confronto, com nove triunfos contra sete do Limeira.
É o responsável
O Pinheiros é o único time que conseguiu o feito de vencer o líder Limeira na atual temporada do NBB.

Pinheiros é o único time do NBB 7 que ainda não perdeu para o Limeira (JB Anthero/Divulgação)
Não deu certo
Na derrota contra o Pinheiros, o Limeira teve sua pior atuação ofensiva na temporada 2014/2015 do NBB, com apenas 72 pontos marcados.
Faltam sete
O pivô Morro precisa anotar sete pontos na partida contra o Limeira para alcançar a marca de 1.500 pontos em sua trajetória no NBB.
Rivais no NBB 5
Pinheiros e Limeira protagonizaram uma série de oitavas de final NBB 5 mais do que eletrizante. Nos dois primeiros jogos do confronto, o Limeira saiu como vencedor e estava a uma vitória da vaga na próxima fase. Porém o Pinheiros conseguiu vencer os três jogos seguintes do confronto e foi o vencedor da série.
Já são oito
O Limeira venceu as últimas oito partidas que fez no NBB 7, triunfos sobre o Brasília, Basquete Cearense, Minas, Uberlândia, Rio Claro, Macaé, Flamengo e Paulistano.
100%
Atuando como visitante na temporada 2014/2015 do NBB, o Limeira permanece invicto com campanha de sete vitórias em sete partidas.
Recorde batido
Na vitória sobre o Paulistano na última rodada do NBB, o ala/armador norte-americano David Jackson conquistou os melhores marcas de todo o NBB 7, ao deixar a quadra com 35 pontos e 42 de eficiência.

MVP do NBB 6, David Jackson é o jogador mais eficiente da atual edição (JB Anthero/Divulgação)
Pegando fogo
O MVP David Jackson é o quarto cestinha do NBB 7, com média de 17,6 pontos por jogo. Além disso, o jogador limeirense é o jogador mais eficiente do campeonato, com média de 19,7 pontos de valorização por jogo.
Duas em sequência
O Pinheiros venceu as duas últimas partidas que fez no NBB 7, vitórias sobre o Uberlândia e o Minas.
Bom aproveitamento
Atuando ao lado de sua torcida na temporada, o Pinheiros tem campanha de quatro vitórias em seis partidas.
Reencontro
O pivô Rafael Mineiro, hoje no Limeira, fará a primeira partida em território pinheirense após atuar por três temporadas com a camisa do clube da capital de São Paulo.

Rafael Mineiro defendeu o Pinheiros nas três últimas temporadas (Luiz Pires/LNB)
Melhor da carreira
Falando em Rafael Mineiro, a melhor atuação da carreira do jogador foi em uma partida contra o Pinheiros, no NBB 1, ainda quando defendia o Paulistano, ao deixar a quadra com 33 pontos anotados.
Duelo bom
A partida desta quarta-feira marcará o encontro entre o Limeira, terceiro melhor ataque do NBB7 com média de 84,1 pontos por jogo, e o Pinheiros, quarto melhor ataque com média de 83,3 pontos por partida.
Opostos
Já no sistema defensivo as duas equipes são bem diferentes. O Pinheiros sobre em média 85,2 pontos por jogo, pior defesa do NBB 7. Já o Limeira é dono da terceira melhor defesa do campeonato, com apenas 75,3 pontos sofridos.
Já esteve lá
O pivô Bruno Fiorotto, do Limeira, vestiu a camisa do Pinheiros por edições do NBB (NBB 3, NBB 4 e NBB 5).
Fora
Dono da segunda melhor média de assistências do NBB 7, com média de 5,7 por jogo, o armador Nezinho, com dores musculares, desfalcará o Limeira contra o Pinheiros.
Em duas edições
O experiente pivô André Bambu, do Pinheiros, defendeu as cores limeirenses por duas temporadas no NBB (2010/2011 e 2011/2012).
Macaé Basquete x Paulistano/Unimed – Ginásio “Juquinha”, em Macaé (RJ) – Quarta-feira – dia 21 de janeiro, às 19h30

Márcio Dornelles completará 200 jogos na história do NBB (João Pires/LNB)
200!
Ao entrar em quadra, o ala Márcio Dornelles, do Macaé, completará a marca de 200 partidas em sua trajetória no NBB.
Invicto
Macaé e Paulistano já se enfrentaram em três partidas válidas pelo NBB, e o Paulistano venceu nas três ocasiões.
17ª rodada
O duelo entre Macaé e Paulistano é válido pela 17ª rodada, porém foi antecipado para a 16ª rodada pois o Paulistano participará da Liga das Américas 2015 a partir do dia 30 de janeiro.
Destruiu
Com grande atuação do ala norte-americano Desmond Holloway, com 27 pontos e oito rebotes, o Paulistano venceu o Macaé no primeiro turno do NBB 7 por 82 a 76.
Duas seguidas
O Paulistano foi derrotado nas duas últimas vezes que entrou em quadra no NBB 7, resultado negativo contra Limeira e Flamengo.
Voltando
Depois de 54 dias se recuperando de lesão, o jovem armador Arthur Pecos, de 20 anos, está de volta e será a novidade do Paulistano para a partida contra o Macaé.

Dawkins é o 3º jogador que mais acerta bolas de 3 pontos no NBB 7 (Ale da Costa/Portrait)
Gatilho
O armador norte-americano Kenny Dawkins é dono da terceira melhor média de arremessos para 3 pontos, com 2,7 por jogo.
Em primeiro
O ala Holloway acerta em média 6,9 lances livres por partida, melhor marca de toda temporada 2014/2015 do NBB.
On fire
O armador norte-americano Jamaal, do Macaé, é dono da segunda melhor média de pontos do NBB 7, com 18,0 por partida.
Só da ele
Além disso, Jamaal também possui a terceira melhor média de eficiência, com 18,2 pontos de valorização por partida e a quarta melhor marca de arremessos para 3 pontos, com 2,6 tiros longos por jogo.
Bom aproveitamento
Com seis vitórias no NBB 7, o Macaé conquistou cinco vitórias jogando ao lado de sua torcida no campeonato.
Minas Tênis Clube x São José/Unimed – Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG) – Quarta-feira – 21 de janeiro, às 20 horas
Ampla vantagem
Com 11 vitórias em 17 partidas, o São José leva a melhor no confronto direto contra o Minas no NBB.

Caio Torres, do São José, é o reboteiro do NBB 7 (João Neto/LNB)
Duelo dos reboteiros
Os pivôs Caio Torres, do São José, e Shilton, do Minas, farão o duelo dos dois melhores reboteiros do NBB 7. Caio Torres é dono da média de 9,1 sobras por partida, melhor marca da temporada, já Shilton detém a segunda melhor média, com 8,5 rebotes por jogo. Os dois, curiosamente, foram campeões do NBB 5 juntos pelo Flamengo.
Só da Caio
Além de ser o reboteiro do NBB 7, Caio Torres é dono da terceira melhor média de arremessos para 2 pontos, com 5,2 certeiros por partida, e o terceiro jogador mais eficiente, com média de 18,4 pontos de valorização.
Muito bem
Os dois últimos duelos entre Minas e São José em solo mineiro terminou com vitória da equipe joseense.
Se deu melhor
Apesar dos 28 pontos do ala Alex, do Minas, o São José venceu o duelo contra o Minas no primeiro turno do NBB 7 por 71 a 64.
Melhor da carreira #1
A atuação de Alex (28 pontos) no duelo do primeiro turno foi a melhor partida do atleta em sua trajetória no NBB.
Já esteve lá
Falando em Alex, o atleta que hoje defende o Minas atuou com a camisa do São José na última edição do NBB.

Hoje no Minas, Alex defendeu o São José no NBB 6 (Arthur Marega Filho/São José Desportivo)
Melhor da carreira #2
Foi contra o São José que o pivô Ansaloni teve o melhor jogo de sua carreira no NBB nos arremessos de 2 pontos, ao fechar partida do NBB 2 com nove arremessos convertidos.
Sequência quebrada
O São José vinha de três vitórias seguidas na temporada, porém foi derrotado pelo Bauru na última rodada do NBB.
Ótimo aproveitamento
O Minas venceu cinco dos sete jogos que atuou como mandante na temporada 2014/2015 do NBB. As duas derrotas mineiras foram para os líderes do campeonato: Limeira e Bauru.
Pode surpreender
Apesar do bom retrospecto em partidas dentro de cada, o Minas precisa tomar muito cuidado com o São José, já que a equipe do Valo do Paraíba vem de duas vitórias seguidas como visitante no NBB 7.
Já estiveram lá
Três atletas que formam o elenco joseense no NBB 7 já vestiram a camisa do Minas:
– Ala/armador Betinho (NBB 5 e NBB 6)
– Pivô Drudi (NBB 2)
– Pivô Mineiro (NBB 5)
Unitri/Pilhas Energizer x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio Homero Santos “UTC”, em Uberlândia (MG) – Quarta-feira – dia 21 de janeiro, às 20 horas
Uberlândia na frente
Dos cinco confrontos entre Uberlândia e Mogi das Cruzes na história do NBB, a equipe do Estado de Minas Gerais venceu três.

Mogi venceu o Uberlândia no 1º turno do NBB 7 (Cleomar Macedo/Helbor)
Porém…
Foi o Mogi que levou a melhor no duelo do primeiro turno do NBB 7. Com boas atuações dos norte-americanos Tyrone e Shamell, com 19 e 18 pontos, respectivamente, a equipe mogiana venceu a partida por 90 a 80.
Invencibilidade
O Uberlândia nunca perdeu para o Mogi das Cruzes jogando como mandante. De duas partidas realizadas em Minas, o Uberlândia venceu os dois confrontos.
Sequência complicada
O Uberlândia foi derrotado nas últimas oito partidas que fez no NBB 7, para Franca, Bauru, Rio Claro, Limeira, Minas, Pinheiros, Palmeiras e Basquete Cearense.
Quatro seguidas
Atuando ao lado de seu torcedor, o Uberlândia saiu de quadra com o resultado negativo nos últimos quatro jogos que fez.
Visitante forte
Já o Mogi fora de casa, têm campanha de cinco vitórias em seis jogos, triunfos contra Rio Claro, Liga Sorocabana, Paulistano, Basquete Cearense, Brasília, e derrota para o líder Limeira.
Novo comando
Contratado pela diretoria uberlandense, o argentino Carlos Romano fará sua primeira partida como novo técnico do Uberlândia.
No topo
Com média de 19,9 pontos por jogo, Shamell é dono da melhor média de pontos na temporada 2014/2015 do NBB.
Voltou a sorrir
Depois de enfrentar uma sequência de três derrotas seguidas, para São José, Bauru e Franca, o Mogi das Cruzes venceu suas últimas partidas no NBB, vitória sobre o Basquete Cearense e Brasília.
Palmeiras/Meltex x Rio Claro Basquete – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – Quarta-feira – 21 de janeiro, às 21h30 horas

Palmeirense Neto completará 200 jogos em sua trajetória no NBB (Luiz Pires/LNB)
Especial
Ao entrar em quadra no duelo contra o Rio Claro, o ala/armador Neto completará a marca de 200 partidas no NBB.
100!
A partida entre Palmeiras e Rio Claro também será especial para o pivô Atila do Santos, que completará 100 partidas em sua trajetória no NBB.
Vitória sofrida
No primeiro turno, o Palmeiras contou com grande atuação do ala/armador Neto, com 20 pontos, para vencer o Rio Claro por 75 a 72.
Quatro seguidas
O Rio Claro saiu de quadra com derrota nos últimas quatro que fez no NBB 7, derrotas para Minas, Limeira, Flamengo e Macaé.
Defesa que ninguém passa!
O Palmeiras é dono da segunda melhor defesa do NBB 7, com média de apenas 75,2 pontos sofridos por partida.
Precisa melhorar
O Rio Claro é o time que menos acerta arremessos para 3 pontos, com média de apenas 5,8 tiros longos por partida, e também é a equipe com o pior aproveitamento nos arremessos de fora, apenas 28,1%.
Passa pra cá
O Rio Claro possui dois jogadores entre os cinco melhores roubadores de bola no NBB 7. O ala/armador Duda Machado é o terceiro melhor, com média de 2,2, já o armador Tatu rouba em média 2,1 bolas, quarta melhor marca.
Dúvida
Com lesão no pé, o ala/pivô espanhol Álvaro Calvo segue como dúvida e provavelmente desfalcará o Rio Claro nesta quarta-feira.
Reestreia
A partida desta quarta-feira marcará a reestreia do técnico Marcelo Tamião, que voltou a comandar o Rio Claro após a saída do técnico Chuí. Neste período, o treinador, que levou o esquadrão rio-clarense ao título da Liga Ouro e consequentemente à vaga no NBB, exerceu a função de supervisor técnico da equipe.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca