#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da Rodada 28 – Parte 2

19-03-2015 | 10:20
Por Liga Nacional de Basquete

Empatados na tabela de classificação, Pinheiros e Franca fazem duelo direto pelo sétimo lugar do NBB 7; veja tudo sobre os jogos desta sexta-feira

Pinheiros/SKY x Franca Basquete – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – Sexta-feira – dia 20 de março, às 19 horas

Empatados
Com campanhas idênticas na temporada 2014/2015 do NBB, (13 vitórias em 26 partidas), Pinheiros e Franca duelam diretamente pela sétima colocação do NBB 7.

Joe Smith, do Pinheiros

Empatados na classificação, Pinheiros e Franca se enfrentam em duelo que vale a sétima colocação isolada do NBB 7 (Newton Nogueira/Divulgação)

Vantagem francana
Pinheiros e Franca já se enfrentaram em 16 partidas no NBB, e a equipe francana tem vantagem no confronto direto, com nove triunfos contra sete da equipe pinheirense.

Porém…
Em partidas realizadas na capital paulista na história do NBB, o Pinheiros possui campanha de seis triunfos em sete partidas contra o Franca.

Deu Franca
Com 25 pontos e oito rebotes do jovem pivô Lucas Mariano, o Franca derrotou o Pinheiros pelo placar de 81 a 69, no primeiro turno do NBB 7.

Fator casa
Das 16 partidas entre a equipe francana e o time pinheirense, apenas duas vezes o visitante saiu de quadra com a vitória, ambas na segunda edição do NBB.

NBB 2 – Franca 77 x 78 Pinheiros – Fase de classificação
NBB 2 – Pinheiros 76 x 95 Franca – Playoffs

Rivais
Franca e Pinheiros se enfrentaram em uma das séries das quartas de final dos playoffs do NBB 2. Com três vitórias nos três primeiros jogos, o Franca garantiu vaga às semifinais daquela edição do NBB.

100!
Ao entrar em quadra para o duelo contra o Franca, o armador norte-americano Joe Smith, do Pinheiros, completará a marca de 100 partidas em sua trajetória no NBB.

Consistente
Dos 26 jogos que o Franca realizou na temporada do NBB, em apenas três partidas o jovem ala Léo Meindl não atingiu dígitos duplos na pontuação.

Destaque
Falando em Léo Meindl, o atleta francano é o sétimo maior cestinha da competição (16,7 pontos por jogo). O jogador, de 22 anos, é o mais jovem entre os dez maiores pontuadores da temporada.

Léo Meindl, do Franca

Mesmo com apenas 22 anos, o ala Léo Meindl já é protagonista e destaque do Franca no NBB (Newton Nogueira/Divulgação)

Estiveram lá
Atletas do Pinheiros, o ala/pivô Felipe Ribeiro e o pivô Kurtz defenderam as cores do Franca em suas trajetórias no NBB, o primeiro no NBB 1 e o segundo no NBB 5.

Já esteve do outro lado
O armador argentino Juan Pablo Figueroa, do Franca, defendeu as cores do time pinheirense em seus dois primeiros anos de NBB (NBB 3 e NBB 4).

Afiado
O armador norte-americano Jason Smith, do Pinheiros, é o terceiro atleta com a melhor média de arremessos certeiros para 3 pontos no NBB 7, com 2,5 triplos por partida.

Entre os melhores
O ala/pivô Marcus Toledo, do Pinheiros rouba em média 2,1 bolas por partida e é o terceiro melhor ladrão de bolas do NBB 7.

Rio Claro Basquete x Minas Tênis Clube – Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (SP) – Sexta-feira – dia 20 de março, às 20 horas

Deu Minas
Com cinco atletas anotando mais de dez pontos, o Minas derrotou o Rio Claro, pelo placar de 82 a 70, no primeiro turno do NBB 7.

Só em casa
O duelo contra o Rio Claro será a última partida do Minas longe de sua torcida na fase de classificação do NBB 7.

Três seguidas
O Rio Claro foi derrotado nas últimas três partidas em que atuou no NBB 7, por Brasília, Limeira e Uberlândia.

Rebote é com ele
O pivô Shilton, do Minas, é dono da segunda melhor média de sobras da atual edição do NBB, com média de 8,9 por partida.

Destaque do Minas no NBB 7, o pivô Shilton lidera o campeonato no fundamento rebote (Orlando Bento/Minas TC)

Um dos bons destaque do Minas no NBB 7, o pivô Shilton é o segundo reboteiro do campeonato (Orlando Bento/Minas TC)

Franco atirados
O ala/armador norte-americano Robby Collum, do Minas, é o segundo melhor, com média de 2,6 triplos por jogo. Já seu companheiro Alex Oliveira, é o quinto melhor, com média de 2,5 por jogo.

Desfalque importante
Um dos grandes destaques da campanha do Minas no NBB 7, Robby Collum está lesionado e não estará a disposição do técnico Demétrius para a partida contra o Rio Claro.

Radar dos playoffs
Quinto colocado, o Minas enfrentaria a equipe do Macaé (12º colocado) no fase oitavas de final dos playoffs do NBB 7, caso a fase de classificação terminasse hoje.

Eric Tatu foi o cestinha da partida com 20 pontos (Carolina Bertolli/Focalize)

Eric Tatu é um dos principais ladrões de bola do NBB 7 (Carolina Bertolli/Focalize)

É minha!
O armador Tatu, do Rio Claro, é o segundo melhor ladrão de bolas da sétima edição do NBB, com 2,2 bolas roubadas por partida.

Noite feliz
Na rodada passada do NBB 7, o ala Caio, do Rio Claro, anotou 27 pontos no duelo contra o Uberlândia, foi o cestinha da noite e quebrou o recorde pessoal de sua trajetória no NBB em pontos.

Melhor da carreira #1
Defendendo a camisa do Assis, no NBB 1, o ala/pivô Mosso, hoje do Rio Claro, teve contra o Minas, a melhor partida de sua carreira na recuperação de rebotes (16 sobras no total).

Melhor da carreira #2
O ala/pivô espanhol Álvaro Calvo, do Rio Claro, conquistou seu recorde pessoal de pontos em apenas uma partida contra o Minas – 24 tentos.

Opostos
A equipe mineira sofre apenas 73,0 pontos por jogo, a melhor defesa do NBB 7. Já no ataque, o Minas marca em média 75,7 pontos partida e tem a segunda pior produção ofensiva do campeonato.

Winner/Limeira x Unitri/Pilhas Energizer – Ginásio “Vô” Lucato, em Limeira (SP) – Sexta-feira – dia 20 de março, às 20 horas

Vantagem mineira
Limeira e Uberlândia  já se enfrentaram em nove partidas válidas pelo NBB, e a equipe do Triângulo Mineiro tem vantagem no confronto, com seis vitórias.

Só da Uberlândia
O confronto entre Limeira e Uberlândia já foi realizado por quatro vezes no Ginásio Vô Lucato, e destes, o time do Estado de Minas Gerais venceu três.

Deu Limeira
Com 22 pontos em 30 tentados (73,3% de aproveitamento) do ala norte-americano David Jackson, o Limeira venceu o Uberlândia por 89 a 81 no primeiro turno do NBB 7.

Pra fechar bem
A equipe limeirense venceu 13 das 14 partidas em que atuou como mandante na temporada 2014/2015 do NBB e a partida contra o Uberlândia será o último duelo do Limeira como mandante na fase de classificação.

Sequência boa
O Limeira venceu as últimas quatro partidas que realizou no NBB 7, triunfos contra Brasília, Basquete Cearense, Rio Claro e Minas.

Vice-líder
Com a vitória sobre o Minas na última rodada, o Limeira garantiu a segunda colocação da fase de classificação do NBB 7.

Quase imbatível em casa, Limeira já garantiu a vice liderança da fase de classificação do NBB 7 (JB Anthero/Divulgação)

Quase imbatível como mandante, Limeira já garantiu a vice liderança da fase de classificação do NBB 7 (JB Anthero/Divulgação)

Campanha fraca
O Uberlândia venceu apenas três dos 14 jogos em que atuou como visitante na sétima edição do NBB.

Ufa!
O Uberlândia vinha de uma sequência de sete resultados negativos no NBB 7, porém derrotou o Rio Claro, na rodada passada, e voltou a sorrir.

Já atuou lá
O pivô Renan, do Uberlândia, atuou com a camisa do Limeira na última temporada do NBB.

Conhece bem
O experiente armador Hélio, do Uberlândia, atuou no Limeira nas dua últimas temporadas do NBB e faturou o prêmio de Melhor Sexto Homem do NBB 6.

Destaque
O ala norte-americano David Jackson, do Limeira, é o jogador mais eficiente do NBB 7, com média de 18,9 pontos de valorização por partida, e também é o quarto cestinha, com média de 17,5 pontos por jogo.

Especial
MVP da última edição do NBB e forte candiado ao prêmio nesta temporada, David Jackson completará 100 partidas no NBB, ao entrar em quadra para o confronto contra o Uberlândia.

David Jackson, do Limeira

Jogador mais eficiente de todo o NBB 7, o ala David Jackson completará 100 partidas em sua trajetória no NBB (JB Anthero/Divulgação)

Entre os melhores
O pivô Bruno Fiorotto, do Limeira, é o quinto melhor reboteiro no NBB 7, com média de 6,4 sobras por partida.

100 também
Falando em Fiorotto, o pivô do Limeira precisa de apenas uma enterrada para chegar a um total de 100 cravadas em sua carreira no NBB.

Não passa
O pivô norte-americano O’Neal Mims, do Uberlândia, é dono da segunda melhor média de tocos do NBB 7, com 1,1 bloqueios por partida.

Bem diferentes
O Limeira é dono do quarto melhor ataque do NBB 7, com média de 83,3 pontos por partida. Já o Uberlândia anota apenas 75,1 pontos por jogo, o pior ataque do campeonato.

Dos dois lados
Dono de um dos melhores ataques do NBB 7, o Limeira possui também a terceira melhor defesa do campeonato, com média de apenas 76,6 pontos cedidos por partida.

Precisam melhorar
Limeira e Uberlândia são dos dois times que menos recuperam rebotes no NBB 7. A equipe do interior do Estado de São Paulo tem média de 30,7 sobras por jogo, segunda pior marca. Já o Uberlândia é o terceiro pior, com apenas 31,5 rebotes por partida.

Palmeiras/Meltex x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP) – Sexta-feira – dia 20 de março, às 20 horas

Deu Bauru
Com 24 pontos e sete rebotes do pivô Rafael Hettsheimeir, o Bauru bateu o Palmeiras, por 85 a 77, no primeiro turno do NBB 7.

Já são 20
Líder isolado do NBB 7, o Bauru entra em quadra contra o Palmeiras, defendendo sua incrível sequência de 20 vitórias seguidas no NBB 7.

Na verdade 28
Se contar a campanha invicta na Liga das Américas 2015, oito vitórias em oito partidas, o Bauru venceu os últimos 28 jogos que disputou.

Pode virar histórica
Caso vença o Palmeiras, o Bauru chegará a 21 vitórias seguidas no NBB 7 e será dono da maior sequência positiva da história das fases de classificação do NBB. A melhor, de fato, pertence ao Flamengo, que venceu 24 partidas consecutivas envolvendo fase de classificação e playoffs.

Murilo, do Bauru, e Léo Demétrio, do Minas

O Bauru, do pivô Murilo Becker, pode entrar entrar para a história do NBB com a maior sequência positiva, caso vença o Palmeiras nesta sexta (Henrique Costa/Bauru Basket)

Visitante chato
O Bauru venceu 12 dos 13 jogos em que atuou como visitante no NBB 7. O único mandante a vencer a equipe bauruense foi o Limeira, na oitava rodada do campeonato.

Voltou a sorrir
O Palmeiras vinha de quatro derrotas seguidas no NBB 7, porém venceu o Franca, na rodada passada, e voltou a vencer no campeonato.

Palmeiras na frente
A equipe alviverde venceu três dos cinco duelos diretos contra o Bauru na história do NBB.

Muy bien
O armador argentino Maxi Stanic, do Palmeiras, dá em média 6,2 assistências por partida no NBB 7, a melhor marca do campeonato. Além disso, Stanic é rouba 1,8 bolas por jogo, quinta melhor média do NBB.

Grande fase
MVP do Jogo das Estrelas do NBB 7, o jovem armador Ricardo Fischer, do Bauru, é dono da terceira melhor média de assistências do NBB 7, com 5,7 passes resultantes em cestas por jogo.

De volta
O Bauru volta a atuar no NBB 7 após disputar o Final Four e conquistar o título da Liga das Américas 2015.

Bauru se sagrou campeão invicto da Liga das Américas e conquistou seu 4º título em 4 competições na temporada (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Após conquistar a Liga das Américas, o quarto título em quatro competições na temporada, a equipe bauruense volta a se focar somente no NBB (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Chegou chegando
Em sua primeira temporada no NBB, Hettsheimeir é o quinto cestinha do campeonato, com média de 17,3 pontos por partida.

Arsenal
O Bauru é dono do melhor ataque do NBB 7, com 90,6 pontos partida, e também possui a segunda melhor defesa do campeonato, com apenas 75,2 pontos sofridos por jogo.

Sempre bem
O ala Alex Garcia, do Bauru, é o terceiro jogador mais eficiente da temporada 2014/2015 do NBB, com média de 18,6 pontos de valorização por partida.

w

Em seu primeiro ano no Palmeiras, Toyloy é um dos grandes destaques da equipe no NBB 7 (Carolina Bertolli/Focalize)

Grande destaque
O pivô norte-americano Steven Toyloy, do Palmeiras, é o terceiro reboteiro do NBB 7, com média de 7,4 sobras por partida. O jogador também é o terceiro que mais converte arremessos de dois pontos de todo o campeonato, com 4,7 bolas certeiras por jogo.

Moooonstro!
Grande parte dos arremessos de dois convertidos por Toyloy são em enterradas. O norte-americano é o jogador que mais deu enterradas no NBB 7 até o momento. São 46 cravadas para o camisa 42 do Palmeiras na temporada (1,7 por jogo).

Já atuou lá
O pivô Douglas Nunes, do Palmeiras, defendeu as cores do Bauru por duas temporadas (NBB 3 e NBB 4).