#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades das oitavas de final

01-04-2015 | 04:17
Por Liga Nacional de Basquete

11 "varridas", 7 decisões no Jogo 5 e sempre muita emoção; confira mais informações e curiosidades sobre as oitavas de final do NBB, que terão início nesta terça-feira

3 em 20
Somente três das 20 séries oitavas de final disputadas toda a história do NBB foram vencidas pelo time de pior campanha na fase de classificação, aproveitamento de 12,5%.

NBB 4 – (7º) Paulistano 0 x 3 Franca (10º)
NBB 5 – (8º) Basquete Cearense 2 x 3 Paulistano (9º)
NBB 6 – (5º) Pinheiros 1 x 3 Mogi das Cruzes (12º)

Entrou pra história
Uma das vezes em que um time de pior campanha venceu uma série de playoff foi na temporada passada, quando o 12º colocado Mogi, que era um estreante em Finais, venceu o 5º colocado Pinheiros, por 3 a 1, e se tornou o primeiro 12º a vencer uma série de pós-temporada na história do NBB. Mais tarde, o time do técnico Paco García incrivelmente chegou à semifinal e foi eliminado somente pelo campeão Flamengo.

Em série histórica, Mogi eliminou Pinheiros e se tornou o primeiro 12º colocado na fase de classificação a vencer uma série de playoff no NBB (Cleomar Macedo/Helbor)

Mogi foi o primeiro 12º colocado a vencer uma série de playoff no NBB e o único na história a chegar à uma semifinal (Cleomar Macedo/Helbor)

Com a mão direita
A equipe de melhor campanha na fase de classificação só iniciou uma série perdendo seu jogo em casa em três oportunidades em toda história do NBB:

NBB 4 – (7º) Paulistano 0 x 3 Franca (10º) – Paulistano perdeu dois jogos em casa
NBB 5 – (6º) Pinheiros 3 x 2 Limeira (11º) – Pinheiros perdeu o Jogo 1, em casa, por 95 a 82.
NBB 6 – (7º) Uberlândia 2 x 3 Franca (10º) – Uberlândia perdeu o Jogo 1, em casa, por 68 a 61

Rolo compressor
Em toda a história das oitavas de final do NBB foram aplicadas 11 “varridas”, ou seja, séries vencidas por 3 a 0. E o Bauru fez isso quatro vezes nas oitavas e é o maior “varredor” desta fase dos playoffs:

NBB 2 – Bauru 3 x 0 Assis
NBB 3 – Bauru 3 x 0 Paulistano
NBB 4 – Bauru 3 x 0 Liga Sorocabana
NBB 6 – Bauru 3 x 0 Basquete Cearense

Mas não desta vez
Apesar de ser um dos “reis” das oitavas de final, Bauru não disputará esta fase dos playoffs no NBB 7 pois encerrou a fase de classificação na liderança e avançou direto às quartas de final. Seu adversário nas quartas virá da série entre o 8º e o 9º colocado.

Vida dura
Os estreantes em playoffs não costumam ter vida fácil nas oitavas de final do NBB. Em toda a história, apenas três equipes que nunca estiveram nas Finais venceram suas séries nas oitavas. Se cuida, Macaé! Confira os desempenhos dos caçulas em playoffs do NBB:

NBB 2 – Vila Velha* 0 x 3 Joinville
NBB 2 – São José* 3 x 0 Araraquara*
NBB 2 – Assis* 0 x 3 Bauru
NBB 3 – Uberlândia* 3 x 0 Araraquara
NBB 4 – Liga Sorocabana* 0 x 3 Bauru
NBB 4 – Tijuca* 1 x 3 Uberlândia
NBB  5 – Basquete Cearense* 2 x 3 Paulistano
NBB 6 – Mogi das Cruzes* 3 x 1 Pinheiros
NBB 6 – Palmeiras* 2 x 3 São José

*Estreante em playoffs do NBB

Fabrício, do Palmeiras, e Dedé, do São José

Em série decidida apenas no Jogo 5, o então estreante em playoffs Palmeiras foi eliminado nas oitavas do NBB 6 pelo São José (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)

Sete dramas
Sete séries oitavas de final na história do NBB foram decididas no quinto e decisivo jogo:

NBB 3: Joinville 3 x 2 Minas e São José 3 x 2 Limeira
NBB 4: Joinville 3 x 2 Limeira
NBB 5: Basquete Cearense 2 x 3 Paulistano e Pinheiros 3 x 2 Limeira
NBB 6: São José 3 x 2 Palmeiras e Franca 3 x 2 Uberlândia

Bom e velho Minas?
Quinto colocado, o Minas conseguiu sua melhor colocação na fase de classificação desde o NBB 2, quando ficou com a quarta posição. Nos campeonatos seguintes até o NBB 6, a equipe de Belo Horizonte ficou com os respectivos 9º, 13º, 10º e 15º lugares.

Agora vai?
Técnico do 5º colocado Minas, Demétrius Ferracciú nunca venceu uma série de playoffs em toda sua trajetória no NBB. À frente do Limeira nas últimas quatro temporadas, o treinador, assim como a equipe do interior paulista, jamais saíram vencedores de um confronto de playoffs, curiosamente todos eles sofrendo viradas.

NBB 3 : São José 3 x 2 Limeira – ganhou os Jogos 1 e 4
NBB 4: Joinville 3 x 2 Limeira – ganhou os Jogos 1 e 4
NBB 5: Pinheiros 3 x 2 Limeira – ganhou os Jogos 1 e 2
NBB 6: Limeira 2 x 3 Mogi das Cruzes – ganhou os Jogos 1 e 2

Demétrius Ferracciú, do Minas

Minas tem a história a seu favor: 5º colocado venceu 19 das 20 séries oitavas de final na história do NBB (Orlando Bento/Minas T.C.)

História favorece
O quinto colocado na fase de classificação só perdeu uma vez para o 12º em toda a história das fases de classificação do NBB. Foi na temporada passada, quando o Mogi desbancou o Pinheiros e venceu a série por 3 a 1. Confira a lista de quintos colocados:

NBB 1*: –
NBB 2: Joinville (5º) 3 x 0 Vila Velha (12º)
NBB 3: Bauru (5º) 3 x 0 Paulistano (12º)
NBB 4: Uberlândia (5º) 3 x 1 Tijuca (12º)
NBB 5: Franca (5º) 3 x 0 Liga Sorocabana (12º)
NBB 6: Pinheiros (5º) 1 x 3 Mogi das Cruzes (12º)

*No NBB 1 o 5º enfrentou o 4º colocado nas quartas

Lineu invicto!
O São José nunca perdeu um jogo de oitavas de final do NBB atuando no “caldeirão” Lineu de Moura em toda a história do campeonato. Confira os placares das séries:

NBB 1: não se classificou aos playoffs
NBB 2: (7º) São José 3 x 1 Araraquara (10º)
NBB 3: (8º) São José 3 x 2 Limeira (9º)
NBB 4: avançou direto às quartas
NBB 5: (7º) São José 3 x 1 Minas (10º)
NBB 6: (6º) São José 3 x 2 Palmeiras (11º)

Comemoração do São José

“Time da virada” em playoffs, São José nunca perdeu um jogo de oitavas do NBB no ‘caldeirão’ Lineu de Moura (Cláudio Capucho/PMSJC)

O time da virada
Nove confrontos oitavas de final na história do NBB foram vencidos pelo time que começou a série perdendo. O time que mais aplicou viradas em séries das oitavas em todo o campeonato foi o São José, que conseguiu suas classificações às respectivas quartas de finais após sair em desvantagem nos duelos em três das quatro vezes que disputou a fase inicial dos playoffs:

NBB 2 – São José 3 x 1 Araraquara
NBB 3 – São José 3 x 2 Limeira – Perdeu os Jogos 1 e 4
NBB 5 – São José 3 x 1 Minas

Novidade
Apesar de obter sucesso em todas as vezes que jogou oitavas de final, o São José passará por uma situação nova no NBB 7. Pela primeira vez, a equipe do Vale do Paraíba entrará um playoff de NBB sem o mando de quadra, ou seja, jogando menos jogos em casa do que seu adversário. Isso porque o time joseense encerrou a fase de classificação na 11ª colocação e por isso mandará somente os Jogos 3 e 4 (se necessário) em seu ginásio. Confira as posições do São José nas fases de classificação

NBB 1- 13º – não foi aos playoffs
NBB 2 – 7º
NBB 3 – 8º
NBB 4 – 1º – foi direto às quartas
NBB 5 – 7º
NBB 6 – 6º
NBB 7 – 11º 

11º sem sorte
Nunca uma equipe que terminou a fase de classificação em 11º avançou às quartas de final em toda a história do NBB:

NBB 1 – somente os 8 primeiros se classificavam
NBB 2 – (6º) Pinheiros 3 x 0 Paulistano (11º)
NBB 3 – (6º) Uberlândia 3 x 1 Araraquara (11º)
NBB 4 – (6º) Bauru 3 x 1 Liga Sorocabana (11º)
NBB 5 – (6º) Pinheiros 3 x 2 Limeira (11º)
NBB 6 – (6º) São José 3 x 2 Palmeiras (11º)

Comemoração do Brasília

10º na fase de classificação, Brasília disputará as oitavas de final do NBB pela primeira vez na história (Brito Júnior/Divulgação)

G-4 sem Brasília
O Brasília ficou fora do G-4 pela primeira vez em toda sua trajetória no NBB e será um dos estreantes nas oitavas de final nesta edição.

Ganhando força
Do NBB 1 ao NBB 4, nenhum time que disputou as oitavas de final chegou às semifinais. Isso só foi acontecer na quinta edição, quando o São José (7º na fase de classificação), desbancou o então tricampeão nas quartas e foi à semi, onde caiu para o campeão daquele ano Flamengo. Depois, no NBB 6, Mogi (12º) e novamente o São José (6º) chegaram à semi. E agora? No NBB 7, teremos algum time entre 5º e 12º brigando por vaga na Final?

O que mais sofre
O time que mais sofreu viradas em séries oitavas de final do NBB é Limeira, que saiu vencendo um confronto e não conseguiu a classificação para as quartas em todos os playoffs que disputou na história do campeonato nacional:

NBB 1*: Joinville 3 x 1 Limeira
NBB 3 : São José 3 x 2 Limeira – ganhou os Jogos 1 e 4
NBB 4: Joinville 3 x 2 Limeira – ganhou os Jogos 1 e 4
NBB 5: Pinheiros 3 x 2 Limeira – ganhou os Jogos 1 e 2
NBB 6: avançou direto às quartas

*No NBB 1 os playoffs começavam direto nas quartas de final

Fator Régis Marrelli
Indo para seu segundo playoff no NBB, o Palmeiras terá em seu banco de reservas um técnico “expert” em oitavas de final. Régis Marrelli, que comandou o São José nas cinco primeiras edições do NBB, jamais perdeu uma série oitava de final em toda sua trajetória no NBB, com desempenho de nove vitórias e quatro derrotas:

NBB 2 – (7º) São José 3 x 1 Araraquara (10º)
NBB 3 – (8º) São José 3 x 2 Limeira (9º)
NBB 4 – avançou direto às quartas e mais tarde foi vice-campeão
NBB 5 – (7º) São José 3 x 1 Minas (10º)

Régis Marrelli, técnico do Palmeiras

Comandante do Palmeiras, Régis Marrelli nunca perdeu uma série oitavas de final em toda sua história no NBB (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)

Defesa que ninguém passa
Nas oitavas de final da temporada passada, o Palmeiras foi eliminado pelo São José, por 3 a 2, porém, cravou a melhor defesa da história dos playoffs ao sofrer em média apenas 71,6 pontos por jogo.

Mudando a história
Atual vice-campeão do NBB, o Paulistano não costuma ter tanta sorte em oitavas de finais do NBB. Em toda a história da competição, a equipe da capital do Estado de São Paulo foi às oitavas quatro vezes e foi “varrido” em três delas:

NBB 2 – Pinheiros 3 x 0 Paulistano
NBB 3 – Bauru 3 x 0 Paulistano
NBB 4 – Paulistano 0 x 3 Franca

No entanto, nas duas últimas temporadas, o time, sob o comando de Gustavo De Conti, começou a se impor mais nos playoffs e passou a ser uma das grandes potências do NBB e todas as séries que venceu fora por 3 a 2:

NBB 5 – Oitavas – Basquete Cearense 2 x 3 Paulistano
NBB 6 – Quartas – Paulistano 3 x 2 Franca
NBB 6 – Semifinal – Paulistano 3 x 2 São José

Paulistano, do técnico Gustavo De Conti, disputará a primeira competição de nível continental de sua história (João Pires/LNB)

Vitórias nos últimos anos mudaram o status do Paulistano em playoffs do NBB (João Pires/LNB)

2 e 2
Em toda sua trajetória no NBB, o Pinheiros já participou quatro vezes das oitavas de final: venceu duas e perdeu duas. Confira os desempenhos dos pinheirenses nas respectivas temporadas:

NBB 1* – Flamengo 3 x 0 Pinheiros
NBB 2 – Pinheiros 3 x 0 Paulistano
NBB 3 – avançou direto às quartas
NBB 4 – avançou direto às quartas
NBB 5 – Limeira 2 x 3 Pinheiros
NBB 6 – Pinheiros 1 x 3 Pinheiros

*No NBB 1 os playoffs começavam direto nas quartas de final

Vazados
O Pinheiros é o time que mais sofre pontos em playoffs em toda a história do NBB, com média de 84,26 por jogo, média menor apenas a do Assis (SP), que disputou os playoffs (NBB 2) permitiu 84,33 tentos a seus adversários.

Pedrocão forte
Em toda sua história nos playoffs, o Franca Basquete venceu 16 das 23 partidas que fez em Finais de NBB atuando no Ginásio Pedrocão, quase 70% de aproveitamento.

francaceleb

Franca tem aproveitamento de 70% em jogos de playoff do NBB no Ginásio Pedrocão (Newton Nogueira/Divulgação)

Maestro
O experiente armador Valtinho, do São José, é o jogador que mais deu assistências na história dos playoffs do NBB, com 312, média de 5,38 por jogo. O “maestro” ainda é o vice-líder em partidas de Finais disputadas, com 58 jogos, atrás apenas do ala/pivô Jefferson William, do Bauru, que tem 63 na conta.

Calejados em playoffs
Atualmente, o Brasília é o segundo time que mais disputou partidas de playoffs do NBB na história, com 57 jogos. Agora, com o mínimo de três jogos que fará nas oitavas, ultrapassará parcialmente o líder Flamengo, que já fez 58 duelos nas Finais do NBB.

Muito ponto
Além disso, o Brasília é o dono do segundo melhor ataque da história dos playoffs do NBB, com 4911 pontos – atrás apenas do Flamengo, com 4932 – e média de 86,16 por jogo, a melhor média das Finais.

Mooonstro!
E por falar em Brasília, o líder histórico em enterradas do NBB, Cipolini, é o jogador que mais deu cravadas nos playoffs do campeonato nacional, com 49 no total.

Confira as datas dos jogos dos confrontos das oitavas de final do NBB 7:

Minas Tênis Clube (5º) x Macaé Basquete (12º)
Jogo 1 – 10/04 (sexta-feira), às 19h30, na Arena Minas, em Belo Horizonte
Jogo 2 – 12/04 (domingo), às 17h, na Arena Minas, em Belo Horizonte – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 15/04 (quarta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé – ao vivo na WEB
Jogo 4* – 17/04 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé
Jogo 5* – 20/04 (segunda-feira), às 19h30, na Arena Minas, em Belo Horizonte

Paulistano/Unimed (6º) x São José/Unimed (11º)
Jogo 1 – 07/04 (terça-feira), às 19h30, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo – ao vivo no SporTV
Jogo 2 – 09/04 (quinta-feira), às 19h30, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo – ao vivo na WEB
Jogo 3 – 13/04 (segunda-feira), às 20h, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos – ao vivo na WEB
Jogo 4* – 15/04 (quarta-feira), às 20h, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos
Jogo 5* – 18/04 (sábado), às 18h, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo

Pinheiros/SKY (7º) x UniCEUB/BRB/Brasília (10º)
Jogo 1 – 09/04 (quinta-feira), às 17h, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo
Jogo 2 – 11/04 (sábado), às 20h30, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo – ao vivo na WEB
Jogo 3 – 14/04 (terça-feira), às 19h30, no Ginásio da Asceb, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 16/04 (quinta-feira), às 20h, no Ginásio da Asceb, em Brasília
Jogo 5* – 19/04 (domingo), às 16h, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo

Franca Basquete (8º) x Palmeiras/Meltex (9º)
Jogo 1 – 08/04 (quarta-feira), às 20h, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo na WEB
Jogo 2 – 10/04 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 14/04 (terça-feira), às 20h, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo
Jogo 4* – 16/04 (quinta-feira), às 20h, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo
Jogo 5* – 19/04 (domingo), às 11h, no Ginásio Pedrocão, em Franca

*Se necessário