HOJE
Curiosidades das oitavas de final
Por Liga Nacional de Basquete
11 "varridas", 7 decisões no Jogo 5 e sempre muita emoção; confira mais informações e curiosidades sobre as oitavas de final do NBB, que terão início nesta terça-feira
3 em 20
Somente três das 20 séries oitavas de final disputadas toda a história do NBB foram vencidas pelo time de pior campanha na fase de classificação, aproveitamento de 12,5%.
NBB 4 – (7º) Paulistano 0 x 3 Franca (10º)
NBB 5 – (8º) Basquete Cearense 2 x 3 Paulistano (9º)
NBB 6 – (5º) Pinheiros 1 x 3 Mogi das Cruzes (12º)
Entrou pra história
Uma das vezes em que um time de pior campanha venceu uma série de playoff foi na temporada passada, quando o 12º colocado Mogi, que era um estreante em Finais, venceu o 5º colocado Pinheiros, por 3 a 1, e se tornou o primeiro 12º a vencer uma série de pós-temporada na história do NBB. Mais tarde, o time do técnico Paco García incrivelmente chegou à semifinal e foi eliminado somente pelo campeão Flamengo.

Mogi foi o primeiro 12º colocado a vencer uma série de playoff no NBB e o único na história a chegar à uma semifinal (Cleomar Macedo/Helbor)
Com a mão direita
A equipe de melhor campanha na fase de classificação só iniciou uma série perdendo seu jogo em casa em três oportunidades em toda história do NBB:
NBB 4 – (7º) Paulistano 0 x 3 Franca (10º) – Paulistano perdeu dois jogos em casa
NBB 5 – (6º) Pinheiros 3 x 2 Limeira (11º) – Pinheiros perdeu o Jogo 1, em casa, por 95 a 82.
NBB 6 – (7º) Uberlândia 2 x 3 Franca (10º) – Uberlândia perdeu o Jogo 1, em casa, por 68 a 61
Rolo compressor
Em toda a história das oitavas de final do NBB foram aplicadas 11 “varridas”, ou seja, séries vencidas por 3 a 0. E o Bauru fez isso quatro vezes nas oitavas e é o maior “varredor” desta fase dos playoffs:
NBB 2 – Bauru 3 x 0 Assis
NBB 3 – Bauru 3 x 0 Paulistano
NBB 4 – Bauru 3 x 0 Liga Sorocabana
NBB 6 – Bauru 3 x 0 Basquete Cearense
Mas não desta vez
Apesar de ser um dos “reis” das oitavas de final, Bauru não disputará esta fase dos playoffs no NBB 7 pois encerrou a fase de classificação na liderança e avançou direto às quartas de final. Seu adversário nas quartas virá da série entre o 8º e o 9º colocado.
Vida dura
Os estreantes em playoffs não costumam ter vida fácil nas oitavas de final do NBB. Em toda a história, apenas três equipes que nunca estiveram nas Finais venceram suas séries nas oitavas. Se cuida, Macaé! Confira os desempenhos dos caçulas em playoffs do NBB:
NBB 2 – Vila Velha* 0 x 3 Joinville
NBB 2 – São José* 3 x 0 Araraquara*
NBB 2 – Assis* 0 x 3 Bauru
NBB 3 – Uberlândia* 3 x 0 Araraquara
NBB 4 – Liga Sorocabana* 0 x 3 Bauru
NBB 4 – Tijuca* 1 x 3 Uberlândia
NBB 5 – Basquete Cearense* 2 x 3 Paulistano
NBB 6 – Mogi das Cruzes* 3 x 1 Pinheiros
NBB 6 – Palmeiras* 2 x 3 São José
*Estreante em playoffs do NBB

Em série decidida apenas no Jogo 5, o então estreante em playoffs Palmeiras foi eliminado nas oitavas do NBB 6 pelo São José (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)
Sete dramas
Sete séries oitavas de final na história do NBB foram decididas no quinto e decisivo jogo:
NBB 3: Joinville 3 x 2 Minas e São José 3 x 2 Limeira
NBB 4: Joinville 3 x 2 Limeira
NBB 5: Basquete Cearense 2 x 3 Paulistano e Pinheiros 3 x 2 Limeira
NBB 6: São José 3 x 2 Palmeiras e Franca 3 x 2 Uberlândia
Bom e velho Minas?
Quinto colocado, o Minas conseguiu sua melhor colocação na fase de classificação desde o NBB 2, quando ficou com a quarta posição. Nos campeonatos seguintes até o NBB 6, a equipe de Belo Horizonte ficou com os respectivos 9º, 13º, 10º e 15º lugares.
Agora vai?
Técnico do 5º colocado Minas, Demétrius Ferracciú nunca venceu uma série de playoffs em toda sua trajetória no NBB. À frente do Limeira nas últimas quatro temporadas, o treinador, assim como a equipe do interior paulista, jamais saíram vencedores de um confronto de playoffs, curiosamente todos eles sofrendo viradas.
NBB 3 : São José 3 x 2 Limeira – ganhou os Jogos 1 e 4
NBB 4: Joinville 3 x 2 Limeira – ganhou os Jogos 1 e 4
NBB 5: Pinheiros 3 x 2 Limeira – ganhou os Jogos 1 e 2
NBB 6: Limeira 2 x 3 Mogi das Cruzes – ganhou os Jogos 1 e 2

Minas tem a história a seu favor: 5º colocado venceu 19 das 20 séries oitavas de final na história do NBB (Orlando Bento/Minas T.C.)
História favorece
O quinto colocado na fase de classificação só perdeu uma vez para o 12º em toda a história das fases de classificação do NBB. Foi na temporada passada, quando o Mogi desbancou o Pinheiros e venceu a série por 3 a 1. Confira a lista de quintos colocados:
NBB 1*: –
NBB 2: Joinville (5º) 3 x 0 Vila Velha (12º)
NBB 3: Bauru (5º) 3 x 0 Paulistano (12º)
NBB 4: Uberlândia (5º) 3 x 1 Tijuca (12º)
NBB 5: Franca (5º) 3 x 0 Liga Sorocabana (12º)
NBB 6: Pinheiros (5º) 1 x 3 Mogi das Cruzes (12º)
*No NBB 1 o 5º enfrentou o 4º colocado nas quartas
Lineu invicto!
O São José nunca perdeu um jogo de oitavas de final do NBB atuando no “caldeirão” Lineu de Moura em toda a história do campeonato. Confira os placares das séries:
NBB 1: não se classificou aos playoffs
NBB 2: (7º) São José 3 x 1 Araraquara (10º)
NBB 3: (8º) São José 3 x 2 Limeira (9º)
NBB 4: avançou direto às quartas
NBB 5: (7º) São José 3 x 1 Minas (10º)
NBB 6: (6º) São José 3 x 2 Palmeiras (11º)

“Time da virada” em playoffs, São José nunca perdeu um jogo de oitavas do NBB no ‘caldeirão’ Lineu de Moura (Cláudio Capucho/PMSJC)
O time da virada
Nove confrontos oitavas de final na história do NBB foram vencidos pelo time que começou a série perdendo. O time que mais aplicou viradas em séries das oitavas em todo o campeonato foi o São José, que conseguiu suas classificações às respectivas quartas de finais após sair em desvantagem nos duelos em três das quatro vezes que disputou a fase inicial dos playoffs:
NBB 2 – São José 3 x 1 Araraquara
NBB 3 – São José 3 x 2 Limeira – Perdeu os Jogos 1 e 4
NBB 5 – São José 3 x 1 Minas
Novidade
Apesar de obter sucesso em todas as vezes que jogou oitavas de final, o São José passará por uma situação nova no NBB 7. Pela primeira vez, a equipe do Vale do Paraíba entrará um playoff de NBB sem o mando de quadra, ou seja, jogando menos jogos em casa do que seu adversário. Isso porque o time joseense encerrou a fase de classificação na 11ª colocação e por isso mandará somente os Jogos 3 e 4 (se necessário) em seu ginásio. Confira as posições do São José nas fases de classificação
NBB 1- 13º – não foi aos playoffs
NBB 2 – 7º
NBB 3 – 8º
NBB 4 – 1º – foi direto às quartas
NBB 5 – 7º
NBB 6 – 6º
NBB 7 – 11º
11º sem sorte
Nunca uma equipe que terminou a fase de classificação em 11º avançou às quartas de final em toda a história do NBB:
NBB 1 – somente os 8 primeiros se classificavam
NBB 2 – (6º) Pinheiros 3 x 0 Paulistano (11º)
NBB 3 – (6º) Uberlândia 3 x 1 Araraquara (11º)
NBB 4 – (6º) Bauru 3 x 1 Liga Sorocabana (11º)
NBB 5 – (6º) Pinheiros 3 x 2 Limeira (11º)
NBB 6 – (6º) São José 3 x 2 Palmeiras (11º)

10º na fase de classificação, Brasília disputará as oitavas de final do NBB pela primeira vez na história (Brito Júnior/Divulgação)
G-4 sem Brasília
O Brasília ficou fora do G-4 pela primeira vez em toda sua trajetória no NBB e será um dos estreantes nas oitavas de final nesta edição.
Ganhando força
Do NBB 1 ao NBB 4, nenhum time que disputou as oitavas de final chegou às semifinais. Isso só foi acontecer na quinta edição, quando o São José (7º na fase de classificação), desbancou o então tricampeão nas quartas e foi à semi, onde caiu para o campeão daquele ano Flamengo. Depois, no NBB 6, Mogi (12º) e novamente o São José (6º) chegaram à semi. E agora? No NBB 7, teremos algum time entre 5º e 12º brigando por vaga na Final?
O que mais sofre
O time que mais sofreu viradas em séries oitavas de final do NBB é Limeira, que saiu vencendo um confronto e não conseguiu a classificação para as quartas em todos os playoffs que disputou na história do campeonato nacional:
NBB 1*: Joinville 3 x 1 Limeira
NBB 3 : São José 3 x 2 Limeira – ganhou os Jogos 1 e 4
NBB 4: Joinville 3 x 2 Limeira – ganhou os Jogos 1 e 4
NBB 5: Pinheiros 3 x 2 Limeira – ganhou os Jogos 1 e 2
NBB 6: avançou direto às quartas
*No NBB 1 os playoffs começavam direto nas quartas de final
Fator Régis Marrelli
Indo para seu segundo playoff no NBB, o Palmeiras terá em seu banco de reservas um técnico “expert” em oitavas de final. Régis Marrelli, que comandou o São José nas cinco primeiras edições do NBB, jamais perdeu uma série oitava de final em toda sua trajetória no NBB, com desempenho de nove vitórias e quatro derrotas:
NBB 2 – (7º) São José 3 x 1 Araraquara (10º)
NBB 3 – (8º) São José 3 x 2 Limeira (9º)
NBB 4 – avançou direto às quartas e mais tarde foi vice-campeão
NBB 5 – (7º) São José 3 x 1 Minas (10º)

Comandante do Palmeiras, Régis Marrelli nunca perdeu uma série oitavas de final em toda sua história no NBB (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)
Defesa que ninguém passa
Nas oitavas de final da temporada passada, o Palmeiras foi eliminado pelo São José, por 3 a 2, porém, cravou a melhor defesa da história dos playoffs ao sofrer em média apenas 71,6 pontos por jogo.
Mudando a história
Atual vice-campeão do NBB, o Paulistano não costuma ter tanta sorte em oitavas de finais do NBB. Em toda a história da competição, a equipe da capital do Estado de São Paulo foi às oitavas quatro vezes e foi “varrido” em três delas:
NBB 2 – Pinheiros 3 x 0 Paulistano
NBB 3 – Bauru 3 x 0 Paulistano
NBB 4 – Paulistano 0 x 3 Franca
No entanto, nas duas últimas temporadas, o time, sob o comando de Gustavo De Conti, começou a se impor mais nos playoffs e passou a ser uma das grandes potências do NBB e todas as séries que venceu fora por 3 a 2:
NBB 5 – Oitavas – Basquete Cearense 2 x 3 Paulistano
NBB 6 – Quartas – Paulistano 3 x 2 Franca
NBB 6 – Semifinal – Paulistano 3 x 2 São José

Vitórias nos últimos anos mudaram o status do Paulistano em playoffs do NBB (João Pires/LNB)
2 e 2
Em toda sua trajetória no NBB, o Pinheiros já participou quatro vezes das oitavas de final: venceu duas e perdeu duas. Confira os desempenhos dos pinheirenses nas respectivas temporadas:
NBB 1* – Flamengo 3 x 0 Pinheiros
NBB 2 – Pinheiros 3 x 0 Paulistano
NBB 3 – avançou direto às quartas
NBB 4 – avançou direto às quartas
NBB 5 – Limeira 2 x 3 Pinheiros
NBB 6 – Pinheiros 1 x 3 Pinheiros
*No NBB 1 os playoffs começavam direto nas quartas de final
Vazados
O Pinheiros é o time que mais sofre pontos em playoffs em toda a história do NBB, com média de 84,26 por jogo, média menor apenas a do Assis (SP), que disputou os playoffs (NBB 2) permitiu 84,33 tentos a seus adversários.
Pedrocão forte
Em toda sua história nos playoffs, o Franca Basquete venceu 16 das 23 partidas que fez em Finais de NBB atuando no Ginásio Pedrocão, quase 70% de aproveitamento.

Franca tem aproveitamento de 70% em jogos de playoff do NBB no Ginásio Pedrocão (Newton Nogueira/Divulgação)
Maestro
O experiente armador Valtinho, do São José, é o jogador que mais deu assistências na história dos playoffs do NBB, com 312, média de 5,38 por jogo. O “maestro” ainda é o vice-líder em partidas de Finais disputadas, com 58 jogos, atrás apenas do ala/pivô Jefferson William, do Bauru, que tem 63 na conta.
Calejados em playoffs
Atualmente, o Brasília é o segundo time que mais disputou partidas de playoffs do NBB na história, com 57 jogos. Agora, com o mínimo de três jogos que fará nas oitavas, ultrapassará parcialmente o líder Flamengo, que já fez 58 duelos nas Finais do NBB.
Muito ponto
Além disso, o Brasília é o dono do segundo melhor ataque da história dos playoffs do NBB, com 4911 pontos – atrás apenas do Flamengo, com 4932 – e média de 86,16 por jogo, a melhor média das Finais.
Mooonstro!
E por falar em Brasília, o líder histórico em enterradas do NBB, Cipolini, é o jogador que mais deu cravadas nos playoffs do campeonato nacional, com 49 no total.
Confira as datas dos jogos dos confrontos das oitavas de final do NBB 7:
Minas Tênis Clube (5º) x Macaé Basquete (12º)
Jogo 1 – 10/04 (sexta-feira), às 19h30, na Arena Minas, em Belo Horizonte
Jogo 2 – 12/04 (domingo), às 17h, na Arena Minas, em Belo Horizonte – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 15/04 (quarta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé – ao vivo na WEB
Jogo 4* – 17/04 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé
Jogo 5* – 20/04 (segunda-feira), às 19h30, na Arena Minas, em Belo Horizonte
Paulistano/Unimed (6º) x São José/Unimed (11º)
Jogo 1 – 07/04 (terça-feira), às 19h30, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo – ao vivo no SporTV
Jogo 2 – 09/04 (quinta-feira), às 19h30, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo – ao vivo na WEB
Jogo 3 – 13/04 (segunda-feira), às 20h, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos – ao vivo na WEB
Jogo 4* – 15/04 (quarta-feira), às 20h, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos
Jogo 5* – 18/04 (sábado), às 18h, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo
Pinheiros/SKY (7º) x UniCEUB/BRB/Brasília (10º)
Jogo 1 – 09/04 (quinta-feira), às 17h, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo
Jogo 2 – 11/04 (sábado), às 20h30, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo – ao vivo na WEB
Jogo 3 – 14/04 (terça-feira), às 19h30, no Ginásio da Asceb, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 16/04 (quinta-feira), às 20h, no Ginásio da Asceb, em Brasília
Jogo 5* – 19/04 (domingo), às 16h, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo
Franca Basquete (8º) x Palmeiras/Meltex (9º)
Jogo 1 – 08/04 (quarta-feira), às 20h, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo na WEB
Jogo 2 – 10/04 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 14/04 (terça-feira), às 20h, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo
Jogo 4* – 16/04 (quinta-feira), às 20h, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo
Jogo 5* – 19/04 (domingo), às 11h, no Ginásio Pedrocão, em Franca
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca