#JOGAJUNTO

NBB Caixa

De novo ele!

Vitória VIT 74
x
65 Caxias do Sul Basquete CAX
9
1ºQ
X
7
22
2ºQ
X
21
14
3ºQ
X
21
29
4ºQ
X
16

Gin. Poliesportivo de Cajazeiras

20 de dezembro de 2015

Após muito equilíbrio, Vitória conta com grande atuação de Calvo no último quarto, vence duelo dos caçulas contra o Caxias e conquista 5º triunfo no NBB

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
74
MANTEVE
11º Colocado (*)
X
65
MANTEVE
13º Colocado (*)
74
PTS
65
8
A3C
10
16
A2C
16
18
LLC
3
31
RT
24
15
ASS
9

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O duelo entre os dois estreantes da atual temporada do NBB teve o Universo/Vitória como vencedor. Na manhã deste domingo, atuando em casa, o time baiano levou a melhor sobre o Banrisul/Caxias Basquete, pelo placar de 74 a 65, e venceu o primeiro confronto entre as equipes na história do maior campeonato de basquete do país.

O cara: Herói do triunfo do Vitória sobre Franca na última rodada, o ala espanhol Álvaro Calvo voltou a ser o protagonista da equipe nordestina. Com uma grande atuação nos dez minutos finais, o jogador marcou expressivos 16 pontos na última parcial e comandou a virada dos baianos. No total, o “gringo” registrou 25 pontos e ainda garantiu sete rebotes.

Momento decisivo: Depois de ver os rivais terem melhor rendimento no terceiro quarto e assumirem a liderança (48 a 45), o Vitória não se intimidou e dominou completamente as ações no período final. Com um ataque bastante produtivo, liderado por Calvo, a equipe do técnico Régis Marrelli não deu chances aos gaúchos, venceu a parcial por 29 a 17 e garantiu o segundo resultado positivo seguido na competição nacional.

Fala aí: “Estávamos sete pontos atrás no terceiro quarto e a torcida não desistiu de nós. Se a torcida não desiste, não podemos jogar a toalha. A equipe ainda pode jogar mais do que vem apresentando, tenho consciência de que não jogamos bem, mas o importante, nesses casos, é vencer”, analisou o técnico Régis Marrelli, do Vitória.

Põe na conta: Este foi o quinto triunfo do clube rubro-negro, o segundo consecutivo, em 12 partidas realizadas e a equipe segue na zona de classificação aos playoffs, no 11º lugar. Já o Caxias segue na 14ª posição, agora com um total de três resultados positivos em 12 jogos.

Incansável: Com o desfalque de seu compatriota Kojo Mensah, com problemas físicos, o norte-americano Jason Smith teve que desempenhar uma função diferente do que está acostumado e ficou em quadra praticamente o tempo todo (39 minutos e 44 segundos). Mesmo assim, o jogador teve grande desempenho e somou 13 pontos e sete assistências.

Números comprovam: O Vitória dominou os rebotes e assegurou 31 sobras, sendo nove delas ofensivas. Além disso, os baianos tiveram um grande aproveitamento de 81,8% nos lances livres (18 acertos em 22 tentativas), contra 33,3% dos gaúchos (três acertos em nove tentativas).

Bem que tentaram: Com 15 pontos, o ala/armador Betinho foi o cestinha do Caxias na partida. Outros três atletas tiveram bons rendimentos pelo time visitantes, os armadores Gustavinho (11 pontos e quatro assistências) e Vinícius Gobor (11 pontos e nenhum arremesso errado), e o ala/pivô Diego (dez pontos e sete rebotes).

E agora? Na última rodada antes da pausa para as festas de final de ano, o Vitória atuará mais uma vez em casa e receberá o EC Pinheiros, na próxima terça-feira. Na mesma data, o Caxias irá até Fortaleza para enfrentar o Solar Cearense.