#JOGAJUNTO

NBB Caixa

De volta

L. Sorocabana LSB 73
x
78 Paulistano CAP
19
1ºQ
X
22
21
2ºQ
X
19
17
3ºQ
X
14
16
4ºQ
X
23

Ginásio Gualberto Moreira

26 de março de 2013

Fora de casa, Paulistano interrompe sequência negativa, vence Liga Sorocabana e reassume oitava colocação do NBB; equipe confirma vaga nos playoffs

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
73
X
78
73
PTS
78
5
A3C
10
23
A2C
17
12
LLC
14
28
RT
21
5
ASS
13

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Nada como uma vitória em um confronto direto para encerrar uma sequência negativa. Foi desta maneira que o Paulistano/Unimed voltou a vencer no NBB após quatro jogos, ao bater a Liga Sorocabana, fora de casa, no Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), pelo placar de 78 a 73.

O triunfo fez com que o time comandado pelo técnico Gustavo De Conti ultrapassasse o rival do interior paulista na tabela de classificação do campeonato e reassumisse a oitava colocação, com 16 resultados positivos e 15 derrotas (51,6% de aproveitamento). De quebra, a equipe da cidade de São Paulo ainda garantiu sua classificação aos playoffs.

O grande destaque da vitória do Paulistano foi Manteguinha, que mostrou um alto aproveitamento nos arremessos e anotou 24 pontos. Além do ala/armador, Toyloy, Alex e Elinho, com 15, 14 e dez pontos, respectivamente, também foram fundamentais para o êxito do clube da capital em solo sorocabano.

Do outro lado, como de costume, os principais nomes da equipe dirigida pelo treinador Rinaldo Rodrigues, foram os norte-americanos Kenny Dawkins, cestinha do confronto, com 27 pontos, e Desmond Holloway, autor de 22 tentos. Agora, a Liga Sorocabana soma 15 triunfos e 16 resultados negativos e ocupa a nona colocação (48,3% de aproveitamento).

[galeria id=”36444″]

A partida começou com um bom ritmo e os dois ataques mostraram muita qualidade nos minutos iniciais. Sempre à frente no placar, o time visitante contou com uma boa atuação individual de Manteguinha para fechar o primeiro quarto na frente. O ala/armador anotou nove pontos e liderou o clube da capital paulista à vitória na parcial inicial, por 22 a 19.

No início do segundo período, o Paulistano, sempre liderado por Manteguinha, deu mostras de que conseguiriam disparar na liderança e abriu 31 a 24 de frente. Porém, do outro lado, Dawkins tratou de igualar as ações. O armador norte-americano converteu oito pontos, com direito a três tiros da linha de três pontos, praticamente consecutivos e liderou a reação dos donos da casa. Sob a batuta de seu camisa 14, a agremiação de Sorocaba diminuiu o prejuízo no placar e o duelo chegou para o intervalo, com os comandados de Gustavo De Conti ainda na frente, porém por apenas um pontos de diferença: 41 a 40.

Depois de Dawkins brilhar na segunda parcial, foi a vez do outro atleta da Liga Sorocabana nascido nos Estados Unidos roubar a cena. Até então discreto na partida, Holloway voltou com tudo dos vestiários, anotou nove pontos em menos de cinco minutos e liderou a virada dos anfitriões (52 a 48). Na sequência, o Paulistano contou com boa atuação de Elinho e não permitiu que os representantes do interior paulista ampliassem a diferença no placar. Sendo assim, o terceiro quarto terminou com os comandados de Rinaldo Rodrigues dois pontos na frente: 57 a 55.

O bom final de terceiro período trouxe um “gás extra” para o clube da capital paulista no começa da parcial final. Com bons desempenhos de Manteguinha, Alex e Toyloy, o Paulistano não só virou o placar, como abriu boa vantagem a seu favor (69 a 63), com pouco menos de cinco minutos para o fim do jogo.