HOJE
De volta ao templo sagrado!
Por Liga Nacional de Basquete
"Capital do basquete", Franca é escolhida como sede do Jogo das Estrelas 2015 do NBB; Ginásio Pedrocão receberá o evento pela terceira vez

Franca recebeu o Jogo das Estrelas do NB em duas oportunidades, 2011 e 2012 (Luiz Pires/LNB)
O Jogo das Estrelas está de volta ao mais tradicional ginásio do NBB. Nos dias 06 e 07 de março, o Ginásio Pedro Murila Fuentes, o popular Pedrocão, localizado na cidade de Franca, interior do Estado de São Paulo, sediará a edição 2014 do maior evento festivo do basquete brasileiro.
A decisão veio após um longo período de negociações. As cidades de Mogi das Cruzes (SP) e Belo Horizonte (MG) também demonstraram interesse em receber a edição de 2015 do Jogo das Estrelas, mas após uma rigorosa análise a LNB (Liga Nacional de Basquete) optou por levar a grande festa nacional da modalidade mais uma vez para a cidade conhecida como “Capital do Basquete”.
De volta à Franca, o Jogo das Estrelas do NBB seguirá os moldes das edições anteriores. No primeiro dia (06/03), serão realizados os Torneios de 3 Pontos e Enterradas e o Desafio de Habilidades, além do Arremesso das Estrelas, competição criada no último ano que consiste em torneio de arremessos entre trios formados por um jogador do campeonato nacional, um ex-atleta e uma jogadora que atua na LBF (Liga de Basquete Feminino).
No dia seguinte (07/03), será disputado o ponto alto da festa do basquete brasileiro. Pelo quinto ano consecutivo, os melhores atletas brasileiros da competição enfrentarão os principais estrangeiros do campeonato no duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo. A equipe verde-amarela vem de três vitórias seguidas e lidera o histórico do confronto por 3 a 1.

Última edição do Jogo das Estrelas foi realizada no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, e teve o NBB Brasil como vencedor (Luiz Pires/LNB)
Franca, a “Capital do Basquete”
A cidade de Franca não demorou a construir sua intensa relação com o basquete. Em meados de 1908, o município já foi sede de alguns eventos da modalidade então recém-criada e rapidamente a afinidade entre a população e o esporte da bola laranja cresceu rapidamente.
O rótulo dado a Franca de “Capital do Basquete” não é à toa. Ao todo, Franca soma 11 troféus estaduais (1973-75-76-77-88-90-92-97-00-06-07), 11 conquistas nacionais (1971-74-75-80-81-90-91-93-97-98-99) e uma série de títulos internacionais (seis vezes campeão sul-americano e quatro vezes pan-americano).
Com toda essa tradição, Franca foi um dos clubes que participou do processo de criação da LNB. A equipe participou de todas as temporadas da competição e tem como melhor desempenho o vice-campeonato conquistado na edição 2010/2011.
Esta será a terceira vez que Franca será palco do Jogo das Estrelas do NBB. Participante de campeonatos nacionais de basquete há mais de 50 anos de maneira ininterrupta, a cidade do interior paulista também sediou o evento em 2011 e 2012. Nas duas ocasiões, o Ginásio Pedrocão ficou completamente lotado e a atmosfera foi condizente à grandeza da festividade que reúne os principais jogadores do maior campeonato de basquete do país.

Esta será a terceira vez que o Ginásio Pedrocão sediará o Jogo das Estrelas (Luiz Pires/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca