#JOGAJUNTO

NBB Caixa

De volta ao templo sagrado!

06-02-2015 | 08:29
Por Liga Nacional de Basquete

"Capital do basquete", Franca é escolhida como sede do Jogo das Estrelas 2015 do NBB; Ginásio Pedrocão receberá o evento pela terceira vez

Franca recebeu o Jogo das Estrelas do NB em duas oportunidades, 2011 e 2012 (Luiz Pires/LNB)

Franca recebeu o Jogo das Estrelas do NB em duas oportunidades, 2011 e 2012 (Luiz Pires/LNB)

O Jogo das Estrelas está de volta ao mais tradicional ginásio do NBB. Nos dias 06 e 07 de março, o Ginásio Pedro Murila Fuentes, o popular Pedrocão, localizado na cidade de Franca, interior do Estado de São Paulo, sediará a edição 2014 do maior evento festivo do basquete brasileiro.

A decisão veio após um longo período de negociações. As cidades de Mogi das Cruzes (SP) e Belo Horizonte (MG) também demonstraram interesse em receber a edição de 2015 do Jogo das Estrelas, mas após uma rigorosa análise a LNB (Liga Nacional de Basquete) optou por levar a grande festa nacional da modalidade mais uma vez para a cidade conhecida como “Capital do Basquete”.

De volta à Franca, o Jogo das Estrelas do NBB seguirá os moldes das edições anteriores. No primeiro dia (06/03), serão realizados os Torneios de 3 Pontos e Enterradas e o Desafio de Habilidades, além do Arremesso das Estrelas, competição criada no último ano que consiste em torneio de arremessos entre trios formados por um jogador do campeonato nacional, um ex-atleta e uma jogadora que atua na LBF (Liga de Basquete Feminino).

No dia seguinte (07/03), será disputado o ponto alto da festa do basquete brasileiro. Pelo quinto ano consecutivo, os melhores atletas brasileiros da competição enfrentarão os principais estrangeiros do campeonato no duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo. A equipe verde-amarela vem de três vitórias seguidas e lidera o histórico do confronto por 3 a 1.

Última edição do Jogo das Estrelas foi realizada no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, e teve o NBB Brasil como vencedor (Luiz Pires/LNB)

Última edição do Jogo das Estrelas foi realizada no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, e teve o NBB Brasil como vencedor (Luiz Pires/LNB)

Franca, a “Capital do Basquete”

A cidade de Franca não demorou a construir sua intensa relação com o basquete. Em meados de 1908, o município já foi sede de alguns eventos da modalidade então recém-criada e rapidamente a afinidade entre a população e o esporte da bola laranja cresceu rapidamente.

O rótulo dado a Franca de “Capital do Basquete” não é à toa. Ao todo, Franca soma 11 troféus estaduais (1973-75-76-77-88-90-92-97-00-06-07), 11 conquistas nacionais (1971-74-75-80-81-90-91-93-97-98-99) e uma série de títulos internacionais (seis vezes campeão sul-americano e quatro vezes pan-americano).

Com toda essa tradição, Franca foi um dos clubes que participou do processo de criação da LNB. A equipe participou de todas as temporadas da competição e tem como melhor desempenho o vice-campeonato conquistado na edição 2010/2011.

Esta será a terceira vez que Franca será palco do Jogo das Estrelas do NBB. Participante de campeonatos nacionais de basquete há mais de 50 anos de maneira ininterrupta, a cidade do interior paulista também sediou o evento em 2011 e 2012. Nas duas ocasiões, o Ginásio Pedrocão ficou completamente lotado e a atmosfera foi condizente à grandeza da festividade que reúne os principais jogadores do maior campeonato de basquete do país.

Esta será a terceira vez que o Ginásio Pedrocão sediará o Jogo das Estrelas (Luiz Pires/LNB)

Esta será a terceira vez que o Ginásio Pedrocão sediará o Jogo das Estrelas (Luiz Pires/LNB)