#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Deu tudo certo

Brasília BRA 72
x
59 Minas MIN
15
1ºQ
X
14
17
2ºQ
X
18
21
3ºQ
X
12
19
4ºQ
X
15

Ginásio da ASCEB

9 de janeiro de 2016

Com Giovannoni, Deryk e Ronald combinando para 53 pontos, Brasília domina 2º tempo e leva a melhor sobre o Minas em casa na estreia do técnico Bruno Savignani

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
72
MANTEVE
4º Colocado (*)
X
59
MANTEVE
9º Colocado (*)
72
PTS
59
6
A3C
4
20
A2C
16
14
LLC
15
49
RT
34
17
ASS
9

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O UniCEUB/Cartão BRB/Brasília abriu o ano de 2016 com uma bela vitória. Na estreia do técnico Bruno Savignani, a equipe candanga contou com grande atuação do trio Giovannoni, Deryk e Ronald, levou a melhor sobre o Decisão Engenharia/Minas, neste sábado, no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), por 72 a 59, e subiu da nona para a sexta colocação na classificação do NBB 2015/2016.

Trio de ferro: Para sair de quadra com a vitória no duelo transmitido ao vivo peloa RedeTV!, o Brasília contou com grandes atuações do trio Guilherme Giovannoni, Deryk e Ronald, que juntos totalizaram 53 pontos, equivalente a 73,6% dos pontos da equipe na partida. O experiente ala/pivô Giovannoni registrou um duplo-duplo de 19 pontos e 12 rebotes, e Deryk fez 17 pontos, mesma marca de Ronald, que ainda pegou seis rebotes.

Fala aí: “Vínhamos sendo muito criticados pela parte defensiva, e hoje os jogadores conseguiram fazer um bom trabalho na marcação, limitando o Minas a apenas 59 pontos. A sensação antes era de ansiedade, mas ao mesmo tempo eu sabia que estava pronto. Conseguimos fazer tudo que foi proposto antes da partida e estou muito feliz pela vitória”, comentou o estreante técnico Bruno Savignani.

“Foi um jogo muito duro, assim como esperávamos. O Minas é uma equipe jovem, aguerrida e de muita qualidade. Eles são um pouco inexperientes, mas vieram dois estrangeiros que precisavam para dar mais qualidade ainda ao time. Jogamos muito bem, principalmente no segundo tempo, em que conseguimos defender muito bem”, comentou Giovannoni, que totalizou 20 de eficiência.

Momento chave: Após um empate em 32 a 32 no primeiro tempo, o time da casa voltou do vestiário com tudo. Arrasador na defesa, os brasilienses emplacaram uma corrida de 14 a 2 nos primeiros seis minutos de bola em jogo no terceiro quarto, com direito a dez tentos de Giovannoni, e abriram 12 pontos de frente (46 a 34). Depois disso, os comandados do técnico Bruno Savignani não só administraram como também ampliaram a margem para a casa dos 20 pontos.

Põe na conta: Com o resultado, o Brasília chegou ao seu quinto triunfo em dez partidas (50% de aproveitamento) e igualou o aproveitamento do Minas, que sofreu sua sétima derrota em 14 duelos disputados. As duas equipes agora se juntaram ao bolo de clubes com 50% de aproveitamento, que também tem EC Pinheiros e Franca Basquete.

Desta forma, o critério de desempate é o número de vitórias nos confrontos diretos entre os clubes igualados. Entre eles, o time candango tem dois triunfos e um revés, assim como o Franca. Assim, a classificação fica com: Brasília (6º), Franca (7º), Pinheiros (8º) e Minas (9º).

Garçom: Líder em assistências da atual temporada do NBB, Fúlvio teve mais uma tarde de garçom. Com 33 minutos em ação, o armador do Brasília não registrou um ponto sequer, mas distribuiu expressivas dez servidas e registrou dígitos duplos no fundamento pela terceira vez na temporada, confirmando, assim, o posto no qual é dono.

Com sotaque: Pelo lado do Minas, o destaque ficou por conta de sua dupla de estrangeiros, formada pelo ala norte-americano Benzor Simmons, responsável por 14 pontos, e o ala/armador portorriquenho Isaac Sosa, que manteve sua expressiva média de 3,0 bolas de 3 convertidas por jogo (líder do NBB), acertou três tiros de longa distâncias e deixou a quadra com 13 pontos na conta.

Números comprovam: Em meio à sua forte defesa em cima dos mineiros, o time da casa dominou os rebotes, principalmente os defensivos. No total, os candangos apanharam 49 sobras, sendo 35 delas de defesa, enquanto que os visitantes pegaram apenas 34, sendo 18 deles no garrafão defensivo. Nas assistências, o Minas deu nove, e o Brasília efetuou 17 passes perfeitos, sendo dez deles vindos do garçom Fúlvio.

E agora: Depois de abrir o ano de 2016 com vitória, o Brasília terá como próximo compromisso o duelo contra o Banrisul/Caxias do Sul Basquete, nesta terça-feira (12/01), no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), às 20 horas. Já o Minas iniciará o segundo turno enfrentando o EC Pinheiros, no mesmo dia, às 19h30, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG).