HOJE
Dia especial
Por
Amistoso contra Camarões marca estreia de sete jogadores e do técnico César Guidetti pela Seleção Brasileira adulta

Georginho foi um dos estreantes da Seleção Brasileira nesta terça (Luis Cláudio Antunes/Portal R3)
O duelo entre Brasil e Camarões pode ter sido apenas parte da preparação das duas equipes para seus respectivos torneios continentais. No entanto, para sete atletas do time brasileiro, a partida realizada nesta terça-feira (15/08), em Pindamonhangaba (SP), foi para lá de especial.
Ao longo da vitória brasileira, pelo placar de 91 a 72, mais da metade dos 12 atletas listados pelo técnico César Guidetti vestiu a camisa verde-amarela pela primeira vez. O único estreante a ser titular foi Lucas Dias, enquanto que Arthur Bernardi, Alexey, Bruno Caboclo, Danilo, Georginho e Renan Lenz vieram do banco para a estreia na Seleção adulta.
“Foi uma emoção incrível, que é até difícil de descrever. Todo o atleta profissional sonha com esse momento, de defender o país, e hoje foi um dia muito especial não só para mim mas para todos os ‘novatos’. Entrei em quadra com espírito de ‘final de campeonato’, e encarei esse jogo como uma oportunidade única na minha vida”, disse o jovem armador Alexey, que nunca havia atuado nem por seleções de base.
+ Confira mais detalhes sobre a vitória da Seleção Brasileira sobre Camarões
O nervosismo da estreia passou longe do Ginásio João do Pulo, que recebeu ótima presença da torcida local. Lucas Dias foi o cestinha da equipe, com 20 pontos, enquanto que Georginho e Alexey contribuíram com dez e nove pontos, respectivamente. Dos sete estreantes, somente Arthur e Caboclo não pontuaram.
“Na minha cabeça eu sabia que era um jogo diferente e nmuito especial. Mas não deixei isso transparecer para as coisas fluírem naturalmente e foi isso o que aconteceu em quadra. Sei que temos muitas coisas para corrigir, mas acho que de um modo geral tivemos uma boa atuação. Agora é seguir com o trabalho e manter o foco na preparação”, disse Georginho, um dos destaques da última temporada do NBB CAIXA pelo Paulistano/Corpore.

César Guidetti debutou no comando da Seleção com vitória (Luis Cláudio Antunes/Portal R3)
Formado por uma base extremamente jovem, o selecionado nacional conta com diversos nomes que tentam representar o país pela primeira vez em um torneio internacional. Dos 19 convocados, apenas cinco já estiveram com a Seleção anteriormente em uma competição oficial – Fúlvio, Davi, Léo Meindl, Rafael Mineiro e JP Batista.
“Foi um sonho virando realidade. Estava um pouco ansioso no começo do jogo, mas aos poucos fui me soltando e o resultado foi extremamente satisfatório. Todo teste é válido, ainda mais em uma situação como essa, em que vários jogadores estão aqui pela primeira vez. Claro que temos alguns caras experientes no grupo e que nos ajudam muito nesse novo desafio, de jogar pela Seleção”, disse o ala/pivô Renan Lenz, um dos estreantes da noite, autor de seis pontos e quatro rebotes.
Quem também debutou pela equipe nacional nesta terça foi o comandante César Guidetti, escolhido pela CBB para dirigir a Seleção na disputa do torneio continental. A competição terá início na próxima semana e o Brasil está no Grupo A, ao lado de Colômbia, Porto Rico e México. A primeira partida será no dia 25/08, diante dos colombianos.
+ Aniversariante do dia, Fúlvio comemora vitória e assume papel de líder da Seleção
“É uma honra estar aqui neste momento. São muitos anos de dedicação ao basquete e o reconhecimento de ter sido escolhido para essa função é muito gratificante. Sei que tenho muita responsabilidade nas costas, mas ao mesmo tempo tenho que estar tranquilo. O ‘frio na barriga’ antes do jogo é normal, mas a confiança também é muito grande no trabalho que vem sendo feito”, disse Guidetti.
Além dos sete estreantes da noite, outros cinco atletas também estão prestes a debutar pela Seleção. Com 19 atletas no grupo, Guidetti só pôde relacionar 12 para o jogo desta terça e os “novatos” Arthur Pecos, Antonio, Gemerson, Jimmy e Wesley Sena não foram relacionados. Também de fora do amistoso, Deryk e Lucas Mariano possuem experiências anteriores pelo time verde-amarelo.
Nesta quarta, a Seleção voltará à quadra para outro amistoso com Camarões, novamente em Pindamonhangaba e os atletas que não atuaram nesta terça serão relacionados e testados por César Guidetti. Apenas na quinta-feira, o treinador definará os 12 que seguirão no grupo para a AmeriCup.
O time verde-amarelo embarcará no dia 18/08 (sexta) para Salta, na Argentina para a disputa de um torneio preparatório. A Seleção Brasileira abre a sua participação na AmeriCup diante da anfitriã Colômbia, no dia 25/08 (sexta-feira). Depois, nas duas rodadas seguintes, enfrentará México e Porto Rico. Apenas o líder do Grupo A avança às semifinais.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca