HOJE
Basquete do Nordeste faz história
Por Liga Nacional de Basquete
Em evento realizado nesta quinta-feira, Basquete Cearense é apresentado oficialmente com elenco experiente e comando de Alberto Bial
Uma iniciativa inovadora, que amplia a penetração do basquete no Brasil e promete ser o embrião para atrair a juventude de toda a região Nordeste para a modalidade. Assim foi definido o projeto do mais novo time do basquete brasileiro, o SKY/Basquete Cearense. Aproveitando o bom momento vivido pela modalidade, a primeira equipe do Nordeste na história do NBB realizou, nesta quinta-feira, na sede da Secretaria Estadual de Esporte, a apresentação oficial da equipe.

Equipe SKY/Basquete Cearense é apresentada oficialmente em Fortaleza (José Mario Dias/Divulgação)
Estiveram presentes no evento o governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes; o secretário de esportes, Gony Arruda, o presidente da SKY, Luiz Eduardo Baptista da Rocha, o gerente executivo da LNB, Sérgio Domenici, além de personalidades da política e do esporte cearense.
Confira vídeo da apresentação da equipe do Basquete Cearense
“O NBB é hoje um dos campeonatos de maior nível em todo o mundo. E será uma honra ver nosso estado representando todo o Nordeste e brigando por vitórias – estou certo que isso vai acontecer, basta dar a esse time o tempo certo para se desenvolver”, afirmou o governador do Ceará, Cid Gomes. “Com certeza o povo cearense vai se entusiasmar e apoiar esse time, que vai carregar as nossas cores e incentivar os nossos jovens a ingressar no esporte”, completou.
A equipe cearense terá como base o Ginásio Paulo Sarasate, com capacidade para 10 mil pessoas, e também o Ginásio Aécio de Borba, com 2,5 mil lugares. “Temos uma boa estrutura à disposição da equipe, com um ginásio onde mandaremos a maioria dos jogos e outro maior para partidas e ocasiões especiais. A cidade está pronta para receber a equipe e a torcida está muito empolgada com a presença de um time na elite do esporte brasileiro. O povo cearense tem como tradição o gosto pelo esporte e com o basquete não será diferente”, comentou o secretário de esporte e lazer do Estado do Ceará, Gony Arruda.

Mentor do projeto, Alberto Bial é o técnico da equipe (José Mario Dias/Divulgação)
Apesar de fazer sua estreia no NBB, a equipe conta com jogadores experientes, além de jovens promessas do basquete que serão comandados pelo treinador Alberto Bial. Fazem parte do elenco cearense os armadores Davi (ex-Pinheiros) e Matheus (ex-São José); os alas Rogério Klafke (ex-Limeira), André Goes (ex-Joinville), Jimmy (ex-São José), Schneider (ex-Joinville) e Edu (ex-Araraquara); e os pivôs Felipe (ex-Paulistano); Drudi (ex-Franca); Adriano (ex-Paulistano). Além deles, o armador Betinho e o pivô Haru completam a equipe.
“Uma das melhores coisas de se iniciar um time como esse é o entusiasmo das pessoas. Tudo é novo, então as pessoas dedicam o melhor de si para concretizar o sonho de construir um bom time. Acho que temos ótimos profissionais aqui e espero que consigamos corresponder às expectativas”, afirmou o experiente jogador Rogério, de 41 anos.
Considerado o mentor do projeto, o técnico Alberto Bial lembra que o Nordeste estava carente de equipes no basquete de alto nível. “Por isso surgiu a ideia de criar uma equipe com ambições sérias aqui em Fortaleza”, comentou. “Estamos tentando montar aqui uma estrutura que espelhe o que de melhor se faz no restante do Brasil. Mas acredito que o SKY/Basquete Cearense terá personalidade própria, terá seu jeito de fazer as coisas. E isso é bom, dá força e carisma ao time”.

Personalidades da política e do esporte, além da imprensa cearense, compareceram no evento (José Mario Dias/Divulgação)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca