#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Basquete do Nordeste faz história

30-08-2012 | 06:57
Por Liga Nacional de Basquete

Em evento realizado nesta quinta-feira, Basquete Cearense é apresentado oficialmente com elenco experiente e comando de Alberto Bial

Uma iniciativa inovadora, que amplia a penetração do basquete no Brasil e promete ser o embrião para atrair a juventude de toda a região Nordeste para a modalidade. Assim foi definido o projeto do mais novo time do basquete brasileiro, o SKY/Basquete Cearense. Aproveitando o bom momento vivido pela modalidade, a primeira equipe do Nordeste na história do NBB realizou, nesta quinta-feira, na sede da Secretaria Estadual de Esporte, a apresentação oficial da equipe.

Equipe SKY/Basquete Cearense é apresentada oficialmente em Fortaleza (José Mario Dias/Divulgação)

Estiveram presentes no evento o governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes; o secretário de esportes, Gony Arruda, o presidente da SKY, Luiz Eduardo Baptista da Rocha, o gerente executivo da LNB, Sérgio Domenici, além de personalidades da política e do esporte cearense.

Confira vídeo da apresentação da equipe do Basquete Cearense

“O NBB é hoje um dos campeonatos de maior nível em todo o mundo. E será uma honra ver nosso estado representando todo o Nordeste e brigando por vitórias – estou certo que isso vai acontecer, basta dar a esse time o tempo certo para se desenvolver”, afirmou o governador do Ceará, Cid Gomes. “Com certeza o povo cearense vai se entusiasmar e apoiar esse time, que vai carregar as nossas cores e incentivar os nossos jovens a ingressar no esporte”, completou.

A equipe cearense terá como base o Ginásio Paulo Sarasate, com capacidade para 10 mil pessoas, e também o Ginásio Aécio de Borba, com 2,5 mil lugares. “Temos uma boa estrutura à disposição da equipe, com um ginásio onde mandaremos a maioria dos jogos e outro maior para partidas e ocasiões especiais. A cidade está pronta para receber a equipe e a torcida está muito empolgada com a presença de um time na elite do esporte brasileiro. O povo cearense tem como tradição o gosto pelo esporte e com o basquete não será diferente”, comentou o secretário de esporte e lazer do Estado do Ceará, Gony Arruda.

Mentor do projeto, Alberto Bial é o técnico da equipe (José Mario Dias/Divulgação)

Apesar de fazer sua estreia no NBB, a equipe conta com jogadores experientes, além de jovens promessas do basquete que serão comandados pelo treinador Alberto Bial. Fazem parte do elenco cearense os armadores Davi (ex-Pinheiros) e Matheus (ex-São José); os alas Rogério Klafke (ex-Limeira), André Goes (ex-Joinville), Jimmy (ex-São José), Schneider (ex-Joinville) e Edu (ex-Araraquara); e os pivôs Felipe (ex-Paulistano); Drudi (ex-Franca); Adriano (ex-Paulistano). Além deles, o armador Betinho e o pivô Haru completam a equipe.

“Uma das melhores coisas de se iniciar um time como esse é o entusiasmo das pessoas. Tudo é novo, então as pessoas dedicam o melhor de si para concretizar o sonho de construir um bom time. Acho que temos ótimos profissionais aqui e espero que consigamos corresponder às expectativas”, afirmou o experiente jogador Rogério, de 41 anos.

Considerado o mentor do projeto, o técnico Alberto Bial lembra que o Nordeste estava carente de equipes no basquete de alto nível. “Por isso surgiu a ideia de criar uma equipe com ambições sérias aqui em Fortaleza”, comentou. “Estamos tentando montar aqui uma estrutura que espelhe o que de melhor se faz no restante do Brasil. Mas acredito que o SKY/Basquete Cearense terá personalidade própria, terá seu jeito de fazer as coisas. E isso é bom, dá força e carisma ao time”.

Personalidades da política e do esporte, além da imprensa cearense, compareceram no evento (José Mario Dias/Divulgação)