HOJE
Disputa em aberto
Por Liga Nacional de Basquete
Flamengo faz belo jogo, mas Maccabi reage no fim e vence primeiro jogo da Copa Intercontinental por apenas três pontos de diferença; título mundial será decidido domingo
Foi um grande jogo. Nesta sexta-feira, na calorosa e barulhenta HSBC Arena, no Rio de Janeiro, o Flamengo não se intimidou diante do atual campeão europeu Maccabi Tel-Aviv (ISR), dominou grande parte do confronto, mas tomou a reação nos momentos finais e foi derrotado na primeira partida da Copa Intercontinental 2014, por apenas três pontos de diferença, placar de 69 a 66.
Agora, para sair com o título mundial, a equipe do técnico José Neto precisa de uma vitória por pelo menos quatro pontos de diferença no segundo e derradeiro duelo final do Mundial Interclubes, marcado para este domingo (28/09), na mesma HSBC Arena, às 12 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.
+Confira maiores informações sobre Flamengo e Maccabi Tel Aviv no Hot Site da Copa Intercontinental
Caso o Flamengo vença o Jogo 2 por apenas um ou dois pontos, o título ficará com o Maccabi Tel Aviv. Já em caso de triunfo rubro-negro pelos pelo mesmos três pontos de diferença, o critério de desempate entre os dois times será o saldo average. Se exitar por quatro ou mais pontos, os cariocas ficarão com a taça de campeão da Copa Intercontinental.
Para sair de quadra com a vitória, o time de Israel contou com grande e fundamental exibição do armador norte-americano Jeremy Pargo, responsável por 21 pontos, sendo 14 deles no segundo tempo. Quem também apareceu bem em favor da representação europeia foi o ala Guy Pnini, autor de 11 pontos e quatro rebotes.
Pelo lado do Flamengo, que mandou no placar desde os primeiros minutos do jogo e perdeu a vantagem somente no finalzinho, teve como destaques o ala/pivô Olivinha, que saiu do banco e registrou 13 pontos e apanhou sete rebotes, e do ala Marquinhos, com 11 tentos anotados.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Flamengo e Maccabi Tel-Aviv
Estreante da noite, o pivô norte-americano Derrick Caracter, contratado pontualmente para jogar as partidas da Copa Intercontinental e os amistosos na NBA, mostrou qualidade e deixou a quadra com um duplo-duplo de 10 pontos e 11 rebotes, atuação que agradou e arrancou aplausos da torcida rubro-negra presente na HSBC Arena.
-
Caracter, do Flamengo, e Haynes, do Maccabi -
Benite, do Flamengo, e Landesberg, do Maccabi -
Randle, do Maccabi -
Meyinsse, do Flamengo -
José Neto, técnico do Flamengo -
Herrmann, do Flamengo -
Marcelinho e Marquinhos, do Flamengo -
Pargo, do Maccabi, e Caracter, do Flamengo -
Pnini, do Maccabi -
Benite, do Flamengo -
Jay-Jay, mascote oficial da FIBA Américas -
Marcelinho, do Flamengo, e Devin Smith, do Maccabi -
Devin Smith, do Maccabi, e Meyinsse, do Flamengo -
Pargo, do Maccabi, e Meyinsse, do Flamengo -
Randle, do Maccabi, e Meyinsse, do Flamengo
Na primeira parte da disputa pelo título mundial, o Flamengo iniciou a corrida pelo título mundial com Nicolás Laprovittola, Marcelinho Machado, Marquinhos, Walter Herrmann e Jerome Meyinsse, enquanto o Maccabi Tel-Aviv foi à quadra com o armador Jeremy Pargo, os alas Brian Randle e Guy Pnini, o ala/pivô Sylven Landesberg e com o pivô Aleks Maric.
Assim como era esperado, marcado pela disputa intensa. Com dois lances livres de Marcelinho Machado, a equipe rubro-negra saiu na frente (2 a 0), no entanto, os israelenses logo viraram o placar para 4 a 2, sob o comando do armador norte-americano Pargo.
Após diversos erros de arremesso, os flamenguistas se encontraram na partida e recuperaram a frente após duas lindas jogadas, uma de Laprovittola seguida de uma bola de três de Herrmann, e outra de Marquinhos (11 a 7). A partir daí, o confronto ficou bastante igual e as duas equipes alternaram bastante no comando do placar, que ao final do primeiro quarto, graças a mais uma bela jogada de Nico, foi dos cariocas, placar de 15 a 14.
A segunda parcial começou bem demais para os donos da casa. Defendendo muito forte e com ritmo alucinante no lado ofensivo, a equipe do técnico José Neto viveu um bom momento e abriu seis pontos de frente (20 a 14). O Maccabi, por sua vez, tentou engrossar o duelo pra cima dos rubro-negros, mas foi aí que o recém chegado pivô norte-americano Derrick Caracter deu as caras, anotou seis pontos e quatro rebotes e contribuiu efetivamente para o Flamengo abrir sua maior vantagem no duelo até então: dez pontos (33 a 23).
Porém, o esquadrão da Gávea começou a abusar dos arremessos de fora e, com baixo aproveitamento, viu a equipe campeã da Euroliga encostar no placar através da grande exibição do armador norte-americano Jeremy Pargo, que fez cinco pontos consecutivos, fundamentais para seu time ir para os vestiários com cinco pontos atrás, placar de 35 a 30.
Na volta do intervalo, as duas equipes entraram em quadra a todo vapor e o jogo ficou “lá e cá”. A agremiação de Israel conseguiu imprimir uma defensa extremamente forte, se sobressaiu na terceira parcial e colocar o Flamengo em uma situação complicada, com boa apresentação do ala/pivô Landesberg. Mas os comandados de José Neto souberam segurar a pressão e caminharam para os dez minutos finais em vantagem, por 51 a 48.
Com uma bola de 3 pontos do ala Pnini, o Maccabi empatou o duelo (51 a 51), no entanto, os rubro-negros tornaram a ficar em vantagem, com boa participação de Gegê e Olivinha (56 a 51). Mas, foi aí que entrou em cena o armador Jeremy Pargo, que fez duas bolas de 3 pontos consecutivas, distribuiu assistências e ajudou sua equipe ficar em vantagem, algo que não acontecia desde o início primeiro quarto (63 a 62).
Faltando menos de 10 segundos para o fim, a vantagem do Maccabi era de três pontos, placar de 67 a 64, até que o pivô rubro-negro Meyinsse apanhou um rebote ofensivo após chute de Marcelinho Machado, deu uma linda cravada e reduziu a diferença para apenas um ponto (67 a 66), com três segundos restantes no cronômetro.
Na saída de bola do time israelense, mesmo com pouco tempo, o armador Jeremy Pargo acertou um lindo arremesso de 2 pontos no estouro do cronômetro, totalmente desequilibrado e caindo para trás, para levar o Maccabi para o Jogo 2 da Copa Intercontinental com três pontos de vantagem, placar de 69 a 66.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca














