#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Divisão de acesso ao NBB

01-11-2013 | 02:51
Por Liga Nacional de Basquete

Está valendo! Equipes interessadas em disputar a divisão de acesso devem solicitar as inscrições por meio de suas federações locais até o dia 07 de novembro

Em 2014, o basquete brasileiro ganha mais uma competição nacional com a Divisão de Acesso (João Pires/LNB)

A Liga Nacional de Basquete (LNB) e a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) oficializaram a criação da divisão de acesso para o NBB e anunciaram, nesta quinta-feira, que o processo de seleção das equipes participantes da primeira edição da competição já está em andamento. Com início previsto para o começo do mês de fevereiro de 2014 e término em maio do mesmo ano, o campeonato deverá contar com a participação de oito a 12 clubes. O regulamento e a fórmula de disputa da competição serão divulgados pela LNB após a confirmação dos times participantes e da realização do Congresso Técnico.

As equipes que tiverem o interesse em participar da competição deverão solicitar suas inscrições por meio de suas federações locais até o dia 07 de novembro. Uma semana depois do término do prazo (dia 14 de novembro), a LNB divulgará as equipes previamente aceitas. Depois, assim como já realiza no NBB, a entidade fará as avaliações dos times pré-inscritos para enfim divulgar a relação final das equipes participantes, no dia 22 de novembro. Por fim, o Congresso Técnico será realizado no dia 30 de novembro.

Para participarem do processo de seleção, as equipes deverão comprovar, basicamente, capacitação financeira, com contratos de patrocínios e parcerias; estrutural, através das indicações de ginásios adequados a uma competição de nível 01 FIBA (Federação Internacional de Basquete); e técnica, apresentando a lista de atletas e comissão técnica. Outros critérios que serão analisados pelo Conselho de Administração da LNB serão aspectos regionais da equipe e o comprometimento da comunidade com o time e projetos que demonstrem o trabalho que será feito para a captação de público para os jogos na competição.

O novo campeonato estará diretamente ligado ao NBB. Enquanto o dono do título da competição de acesso receberá o direito de participar da elite do basquete brasileiro, os dois últimos colocados do NBB 2013/2014 descerão de divisão para tentar voltar ao principal cenário do esporte da bola laranja no país no ano seguinte.

Além de classificar o campeão para o NBB, a divisão de acesso também ajudará no desenvolvimento da modalidade no Brasil. Para participar da divisão de acesso, as equipes deverão ter um número mínimo, ainda a ser estipulado, de jogadores sub-23.