HOJE
Dono da noite
Por Liga Nacional de Basquete
MVP, Melhor Ala e Melhor Defensor: Alex Garcia fatura três troféus do NBB 7 e é o mais vitorioso da Festa de Premiação dos Melhores do campeonato
Alex Garcia foi o cara da temporada 2014/2015 do NBB. Nesta segunda-feira, na Festa de Premiação dos Melhores da competição, realizada na Zona Sul da cidade de São Paulo (SP), o camisa 10 do Paschoalotto/Bauru faturou nada menos que três troféus na condecoração dos destaques do ano: o de Melhor Defensor, o de Melhor Ala e o tão desejado e inédito MVP (Jogador Mais Valioso).
Eleito Melhor Defensor pela sétima vez em sete temporadas, o ala, de 35 anos, manteve a hegemonia da premiação e se manteve como único atleta na história a levar este troféu. Já no quesito Melhor Ala, o “Brabo” ganhador pela quinta vez e segue como maior vencedor da categoria, ao lado do também premiado nesta noite Marquinhos, do Flamengo.
“Sempre gostei de marcar e isso sempre foi uma inspiração para mim. Assistia muito o Scottie Pippen, da época do Michael Jordan no Chicago Bulls. Ele era o cara que fazia o ‘trabalho sujo’ do time. Estamos em um país em que só valoriza quem faz cesta, quem faz o gol, e eu parti pra um lado que me faz feliz também e fico muito satisfeito em ter sido premiado mais uma vez”, comentou Alex.

Alex conquistou o 7º título de Melhor Defensor, o 5º de Melhor Ala e o 1º de MVP (João Pires/LNB)
No entanto, Alex Garcia acrescentou um prêmio inédito à sua coleção: o de MVP. Apesar de todos os troféus individuais já faturados em sua carreira, o prêmio de Jogador Mais Valioso do NBB era um dos poucos que ele ainda não tinha. Desta forma, o jogador repetiu o feito do norte-americano David Jackson, que levou três prêmios para casa na temporada passada, quando foi eleito o MVP, Melhor Ala e Melhor Estrangeiro do NBB 6.
Ainda nesta temporada, o atleta foi nomeado o MVP dos dois títulos internacionais do Bauru, na Liga Sul-Americana 2014 e na Liga das Américas 2015. Portanto, pode se dizer que o ala, que disputou quatro Copas do Mundo e uma Olimpíada pela Seleção Brasileira, foi “Tri-MVP” em 2014/2015, uma temporada para ficar marcada em sua tão vitoriosa carreira.

Alex foi o MVP da Liga das Américas e também da Liga Sul-Americana (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
“Eu sempre almejo ser campeão. Já fui duas vezes indicado a MVP, mas é a primeira vez que ganho. Apesar de ser um reconhecimento do grupo, esse prêmio mostra que me dediquei, tentei fazer de tudo para o time vencer e acabei ajudando nessa temporada maravilhosa que o Bauru fez”, disse Alex.
Pivô da transferência mais bombástica da última temporada no basquete brasileiro, Alex Garcia fez uma temporada de gala com a camisa do Bauru e mostrou que mesmo aos 35 anos tem energia de sobra. Com médias de 14,3 pontos, 5,5 rebotes e 4,1 assistências, o “Brabo” ainda foi o atleta mais eficiente da histórica campanha do vice-campeonato do Dragão da Cidade Sem Limites no NBB 7, com 17,9 de valorização.
Natural de Orlândia (SP), Alex fez seu início de carreira no próprio interior paulista e acumulou passagens por Assis (SP), Santa Rita do Passa Quatro (SP), São José do Rio Preto (SP) e COC/Ribeirão Preto (SP), onde foi tricampeão estadual e campeão nacional. Depois, o jogador foi para a NBA, no qual defendeu o San Antonio Spurs e o New Orleans Hornets, entre 2004 e 2006.
Após voltar para o Brasil para atuar pelo COC/Ribeirão Preto e posteriormente o Brasília, Garcia foi para Israel na temporada 2008/2009 defender o Maccabi Tel-Aviv, clube em que conquistou o vice-campeonato da Euroliga e ainda um título nacional. Logo em seguida, retornou ao Brasília, onde ficou por seis temporadas e conquistou três NBB’s, duas Ligas-Sul-Americanas e uma Liga das Américas.
Para 2014/2015, Alex voltou ao interior paulista para defender o Paschoalotto/Bauru e fez talvez a temporada mais vitoriosa de sua carreira. Com título do Campeonato Paulista, Liga Sul-Americana, Liga das Américas e um vice-campeonato do NBB, a equipe bauruense ainda disputará o Mundial de Clubes contra o Real Madrid (ESP), atual campeão europeu, na próxima temporada.
“Foi uma temporada quase perfeita e precisamos valorizar muito isso apesar de não ter ganhado o NBB. Fiquei muito feliz com o convite do Bauru na temporada passada e estou muito feliz por estar nessa cidade e por fazer parte desta equipe. Foi só o primeiro ano. Fizemos história, mas vamos seguir trabalhando para chegar no final da temporada com o título de campeão do NBB”, finalizou Alex Garcia.

Vice-campeonato do NBB 7 finalizou a gloriosa temporada 2014/2015 de Alex Garcia e do Bauru (Fotojump/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca