HOJE
É o cara!
Por Liga Nacional de Basquete
Grande ícone da história recente do basquete do Flamengo, Marcelinho Machado coleciona títulos, marcas históricas e agora está no hall de lendas do clube carioca

Marcelinho Machado comemorando é uma cena que a torcida do Flamengo está bastante acostumada a ver (Luiz Pires/LNB)
É impossível olhar para Marcelinho Machado e não associá-lo ao Flamengo. São oito anos de uma parceria que já conquistou todos os títulos possíveis e atingiu marcas históricas no basquete brasileiro. Com tanto tempo dedicado a só uma equipe e com tanta história obtida, não tem como não falar que Marcelinho Machado é ‘o cara’ da trajetória recente do Flamengo no esporte da bola laranja.
“Eu me sinto muito honrado de poder fazer história no clube que eu amo. Quando eu comecei a jogar basquete eu tinha diversos sonhos. O primeiro era de me tornar um jogador de sucesso, viver do basquete e isso eu consegui. Depois vem os sonhos maiores, como atuar com a camisa da Seleção Brasileira, fazer história no Flamengo e também tive sucesso”, comentou Marcelinho.
E toda essa dedicação do ala de 40 anos foi compensada na partida entre Flamengo e Orlando Magic, válida pelo NBA Global Games 2015. Durante um dos intervalos da partida, Marcelinho Machado recebeu uma homenagem do clube carioca e foi colocado no grupo das lendas da história do basquete flamenguista.
Agora, o camisa 4 flamenguista está em um hall que também conta com o ex-alas Pedrinho Ferrer, que atuou na equipe rubro-negra por 21 anos seguidos, e Algodão, que conquistou 13 títulos do campeonato carioca em 14 temporadas vestindo a camisa do clube carioca.
“O Flamengo possui muitos ídolos e me senti muito prestigiado em estar ali dentro de quadra ao lado de gente importante para história do clube. Fico feliz com o reconhecimento de um trabalho não só meu, mas sim de todo um grupo. Eu como capitão, como jogador mais experiente acabo ficando como símbolo da equipe, mas isso é de todo o grupo. Marcar o nome na história de um clube do tamanho do Flamengo é para poucos e isso tem que ser muito comemorado mesmo”, declarou o ídolo da torcida rubro-negra.

Marcelinho foi homenageado pelo clube carioca e agora está no grupo dos maiores jogadores da história do basquete flamenguista (Divulgação/Inovafoto)
Mas não é à toa. Mesmo com nove times em seu currículo antes de chegar no clube rubro-negro, em 2007, a imagem do jogador Marcelinho Machado é total identificada com o Flamengo. Isso porque o jogador nascido no Rio de Janeiro levantou desde que chegou na equipe da Gávea 16 troféus: nove do campeonato estadual do Rio de Janeiro, um da Liga Sul-Americana (2009), um da Liga das Américas (2014), um da Copa Intercontinental da FIBA (2015) e quatro do NBB (2008/2009, 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015).

Na temporada passada, Marcelinho Machado levantou o 4º título da história do Flamengo no NBB (João Pires/LNB)
No assunto NBB, Marcelinho também é soberano. Após o título da última edição do campeonato nacional, além do Flamengo se tornar a equipe mais vencedora da história do NBB, Marcelinho Machado agora é o jogador mais vencedor do principal campeonato do Brasil, com quatro conquistas, e detém os recordes individuais de pontos em só uma partida (63), arremessos certos para 3 pontos (16) e eficiência em um jogo de fase de classificação (60) além das duas melhores atuações ofensivas em Finais do NBB (41 e 35 pontos anotados).
Além disso, o camisa 4 do Flamengo também já colocou seu nome na história do NBB ao ser cestinha e jogador mais eficiente das três primeiras edições do NBB, ao ser eleito duas vezes o melhor ala do campeonato e conquistar dois prêmios de MVP (2008/2009 e 2009/2010), e ao vencer duas vezes seguidas o torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas do NBB (2013/2014 e 2014/2015).
“Eu tive a sorte de chegar no Flamengo em um momento que a diretoria viu que o basquete era uma boa modalidade para se investir. Participei de nove dos dez títulos seguidos no campeonato carioca, ganhei cinco títulos nacionais, uma Liga Sul-Americana, uma Liga das Américas e uma Copa Intercontinental. Fico muito feliz em ajudar o clube na conquista de tantos torneios importantes para história e continuo querendo vencer cada vez mais”, disse Marcelinho.
Durante a temporada 2014/2015, o papel de Marcelinho Machado mudou dentro do Flamengo. Usando o campeonato nacional como exemplo, Marcelinho era dono de médias superiores a 30 minutos por jogo em todas as temporadas do campeonato nacional (exceto em 2012/2013, temporada em que Marcelinho se machucou no primeiro jogo), mas na sétima edição da competição sua média caiu para apenas 22 minutos em quadra.
Mesmo com menos tempo em quadra e papel diferente para o time, a importância da experiência do jogador de 40 anos só cresceu dentro do elenco flamenguista, principalmente em partidas decisivas e importantes. Na temporada passada, Marcelinho Machado foi o grande protagonista da série de três jogos válidos pela pré-temporada da NBA contra franquias norte-americanas que o Flamengo participou.
“É um prazer sempre jogar contra equipes da NBA, tem essa oportunidade é única e tentei aproveitar o máximo. Não sabemos quando iremos ter outras oportunidades como essas, então encaramos as quatro partidas contra times da NBA na forma mais séria possível. É claro que existem diversas diferenças, mas quando entramos em quadra a gente só pensou em vitória”, analisou Marcelinho.
Com respectivos 16, 20 e 17 pontos anotados partidas contra o Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzilies, Marcelinho Machado fechou a excursão da equipe rubro-negra nos Estados Unidos, em 2014, com alta média de 17,6 pontos por jogo e sendo o cestinha da equipe carioca em todas as três partidas. Nesta temporada, no novo encontro entre Flamengo e Magic, desta vez realizado no Brasil, o ídolo da torcida rubro-negra voltou a se destacar e fechou o jogo com 17 pontos, cestinha do Flamengo.
“Na última partida contra o Orlando, não conseguimos fazer uma grande partida, mas lutamos até o final. Tecnicamente nosso desempenho não foi dos melhores, porém fiquei feliz com o rendimento da nossa equipe durante toda a partida. E espirito de luta que tivemos foi muito satisfatório”, completou Marcelinho.

Marcelinho foi cestinha do Flamengo em todos os quatro duelos contra equipes da NBA durante a última temporada e nesta também (Divulgação/Inovafoto)
Depois de mais uma pré-temporada de luxo, o Flamengo se prepara para dar início a temporada 2015/2016. Com algumas peças diferentes, porém base do elenco mantida, o time comandado pelo técnico José Neto busca novamente brigar por todas as competições que disputar no ano, já que terá pela frente a oitava edição do NBB e também a disputa da Liga das Américas 2016.
Defendendo seus três títulos consecutivos no maior campeonato de basquete do Brasil, o clube rubro-negro estreia no NBB na próxima segunda-feira (02/11), às 19 horas (de Brasília), na reedição da final da última temporada contra o Paschoalotto/Bauru. O duelo terá transmissão ao vivo dos canais SporTV.
“É muito difícil projetar algo para a nossa temporada logo no início de um trabalho. Tivemos algumas mudanças no elenco e o nosso time ainda está se conhecendo. Mesmo assim, tenho tenho certeza que seremos competitivos mais uma vez e vamos brigar forte pela conquista de mais títulos”, concluiu o camisa 4 do Flamengo.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca