O Sky/Basquete Cearense está em vantagem na série de oitavas de final do NBB 2012/2013 diante do Paulistano/Unimed. Neste sábado, a equipe nordestina novamente fez valer o mando de quadra venceu o terceiro jogo do confronto, realizado no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), por 87 a 71, e abriu dois a um de frente no duelo.

O maior pontuador do triunfo do time comandado por Alberto Bial foi o pivô Drudi, com 23 pontos, seguido do ala/armador André Goés e do ala Rogério, que marcaram 16 pontos cada. Pelo lado do Paulistano, os destaques ficaram por conta do pivô norte-americano Toyloy e do armador Elinho, autores de 21 e 12 pontos, respectivamente.

Agora, a série voltará para a capital paulista e as equipes voltarão a se enfrentar na próxima terça-feira, às 19 horas (de Brasília), no Ginásio Antonio Prado Junior. Caso saia vencedor, o time cearense estará classificado para as quartas de final, enquanto que o Paulistano precisa triunfar para forçar a realização do quinto jogo.

“A gente conseguiu fazer uma boa defesa e isso fez com que a nossa equipe jogasse com mais tranquilidade no ataque. Os dois jogos em Fortaleza mostraram que se formos bem na defesa, temos condições de passar para a outra fase”, comentou o pivô Drudi.

O grande nome do começo do jogo foi o experiente ala Rogério. Com um impecável aproveitamento ofensivo, sem errar um arremesso sequer, o jogador, de 42 anos, anotou sete pontos nos minutos inicias do confronto e foi fundamental para que o time da casa colocasse 13 a 8 de frente. Porém, na sequência, o time paulista melhorou sua defesa, passou a atacar com mais tranquilidade e conseguiu reverter a desvatagem. Ainda no primeiro quarto, o esquadrão visitante virou a partida e assumiu a liderança do placar: 17 a 16.

Com um bom começo de segundo período do pivô Toyloy, o Paulistano chegou a dar mostras de que manteria o domínio da partida. Mas, do outro lado, a equipe cearense voltou a atuar em alto nível. Primeiro, com boas jogadas da dupla André Goés e Felipe, os anfitriões conseguiram reassumir a frente do placar. Depois, Rogério voltou a aparecer bem, converteu dois tiros da linha de três pontos praticamente seguidos e levou a agremiação de Fortaleza a colocar sete pontos de frente (35 a 28), a maior vantagem no duelo até então.

O bom momento dos comandados de Alberto Bial seguiu, graças a um aproveitamento impecável nos arremessos de longa distância (foram sete acertos em sete tentativas nos tiros da linha de três pontos na segunda parcial). Enquanto isso, os paulistas não conseguiram apresentar um bom desempenho no ataque. Desta maneira, o Basquete Cearense construiu uma ótima vantagem antes da chegada do intervalo e colocou 15 pontos de frente: 48 a 33.

A boa diferença de pontos trouxe tranquilidade ao time de Fortaleza nas duas parciais finais. Sem dar chances ao Paulistano em nenhum momento do segundo tempo, a equipe da casa aumentasse sua vantagem para confirmar sua vitória com facilidade e ficar a um passo da classificação para as quartas de final do NBB 2012/2013.

“Nosso time entrou com uma missão importante. Tínhamos que vencer na nossa casa, na nossa quadra. A gente fez uma grande partida, principalmente, na defesa. Quando a gente defende muito bem, nosso time tem mais segurança e tranquilidade para atacar. Jogando atrás com muita força, nosso time deslancha”, explicou o experiente ala Rogério.

 

Confira os resultados e os jogos da série:

(8º) SKY/Basquete Cearense 2 x 1 Paulistano/Unimed (9º)
16/04 – Paulistano/Unimed 95 x 74 SKY/Basquete Cearense
19/04 – SKY/Basquete Cearense 79 x 66 Paulistano/Unimed
20/04 – SKY/Basquete Cearense 87 x 71 Paulistano/Unimed
23/04 –  Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), às 19 horas
26/04* – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 19 horas

*Se necessário