HOJE
Em boa hora
Por Liga Nacional de Basquete
A duas semanas do início do NBB7, Uberlândia acerta vinda do ala uruguaio Emílio Taboada, ex-Goiânia e segundo cestinha da última edição do campeonato

Novo reforço do Uberlândia, uruguaio Taboada somou média de 20,74 pontos no NBB6 (Randes Nunes/Divulgação)
O NBB 2014/2015 está logo aí e, restando duas semanas para o início da competição, o Unitri/Pilhas Energizer acertou a vinda de um grande reforço. Trata-se do ala uruguaio Emílio Taboada, de 32 anos, que defendeu o Universo/Goiânia na última temporada. O jogador, de 1,93m de altura, já chegou ao Triângulo Mineiro e já deve se juntar ao restante do elenco uberlandense nos próximos dias.
Na edição passada do maior campeonato de basquete no país, Taboada acumulou a expressiva média de 20,74 pontos por jogo e ficou na segunda posição no ranking dos cestinhas da competição, atrás do ala norte-americano Shamell, então no Pinheiros/SKY e hoje no Mogi das Cruzes/Helbor, que ficou em primeiro com média de 20,77 por confronto.
Na mesma lista, Taboada ficou atrás também do ala Leandrinho Barbosa, também ex-Pinheiros e hoje atleta do Golden State Warrios (NBA), que apesar de ter acumulado média de 20,75 pontos por duelo, disputou apenas oito jogos no NBB6 e não poderia concorrer ao Troféu Oscar Schmidt de Cestinha do campeonato, que exige que o atleta participe de pelo menos metade dos jogos de sua equipe.

Taboada disputou a última Copa América pela seleção do Uruguai (Samuel Vélez/FIBA Américas)
Nascido em Montevidéu (URU), Emílio iniciou a carreira atuando em clubes de seu país natal, como Yale, Malvín e Biguá. Depois, o ala de 1,93m de altura defendeu o Bucaneros (VEN) e o tradicional Regatas Corrientes (ARG). Antes de chegar ao Goiânia, Taboada teve nova passagem pela Venezuela, no Gaeteros, e pelo Paysandu (URU). Seu último clube antes de pousar em Uberlândia foi Urunday Universitário, da segunda divisão uruguaia.
O sucesso nos clubes fez com que Taboada chegasse a seleção do Uruguai, pelo qual já disputou dois Jogos Pan-Americanos, em 2003 e 2007, e duas Copa Américas, a de 2007 e a última, em 2013, na Venezuela, e acumulou média de 6,6 pontos por jogo. Em seu duelo contra o Brasil, cujo os uruguaios saíram vencedores, por 79 a 73, o novo reforço do Uberlândia anotou cinco pontos.
No momento, o time uberlandense disputa a final do Campeonato Mineiro contra o Minas Tênis Clube, que está empatada em 1 a 1. A estreia do esquadrão comandado pelo técnico espanhol Arturo Alvarez no NBB7 será no dia 04 de novembro (terça-feira), diante do Mogi das Cruzez/Helbor, fora de casa, no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), às 20 horas (de Brasília).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca