HOJE
Em grande estilo
Por Liga Nacional de Basquete
Na partida que marcará a segunda transmissão online, Flamengo retorna ao NBB após título continental e faz nova reedição da última final diante do Uberlândia

Este será o terceiro confronto entre Flamengo e Uberlândia após a final do NBB 5 (João Pires/LNB)
O Flamengo retornará em grande estilo ao NBB. Depois de conquistar o inédito título da Liga das Américas, no último sábado, a equipe rubro-negra fará a reedição da última final da competição nacional frente ao Unitri/Magazine Luiza, na partida que marcará a segunda transmissão online do maior campeonato de basquete do país. O duelo será realizado nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro.
O jogo, que será transmitido ao vivo através do Tempo Real do site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real), marcará mais um reencontro entre os dois últimos finalistas do NBB. Após decidirem o título da temporada 2012/2013 do campeonato nacional, cariocas e mineiros já se enfrentaram em duas oportunidades. E em ambas as oportunidades o clube da Gávea levou a melhor.
No duelo válido pelo primeiro turno da atual edição do NBB, o Flamengo saiu vitorioso, mesmo atuando em solo uberlandense, pelo placar de 101 a 95, com grandes desempenhos de Laprovittola e Meyinsse. Na ocasião, o argentino anotou 29 pontos e ainda distribuiu dez assistências, enquanto que o norte-americano não errou um arremesso sequer e deixou a quadra com 25 tentos marcados.
Depois disso, as equipes se encontraram pela segunda fase da Liga das Américas 2014, em Xalapa, no México, com nova vitória rubro-negra, por 101 a 81, desta vez com grandes desempenhos de Olivinha e Marquinhos, autores de 23 e 21 pontos, respectivamente. Agora, nesta quinta-feira, Flamengo e Uberlândia voltarão a se enfrentar, em partida importante para a campanha de ambos os times na reta final da fase de classificação do NBB.
“Precisamos ter bastante atenção nos pontos fortes do Flamengo. Sabemos que o Marcelinho e o Marquinhos são caras que vão chamar mais o jogo e temos que estar atentos a isso. Naquele jogo no México, o placar estava bem parelho, mas tivemos um momento ruim e o Flamengo conseguiu deslanchar. Enquanto isso, na partida do NBB, eles tiveram uma grande noite, inclusive com o Meyinsse imparável. Para o jogo desta quinta, temos que controlar mais o jogo e aproveitar as melhores bolas do nosso time”, explicou o técnico uberlandense João Batista, que tentará fazer com que a sua equipe quebre uma sequência de seis derrotas consecutivas frente ao Flamengo.

Equipes se encontraram na Liga das Américas e o Flamengo saiu vitorioso novamente (Samuel Vélez/FIBA Américas)
Apesar de estar isolado na liderança da competição, os atuais campeões do NBB e da Liga das Américas ainda não asseguraram o posto. Mas a confirmação pode vir nesta quinta-feira. Caso vença o confronto diante dos mineiros e o vice-líder Paulistano/Unimed seja derrotado pelo Minas Tênis Clube, em partida que também será realizada nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), os comandados do técnico José Neto garantirão o primeiro lugar e consequentemente o mando de quadra em todas as séries que disputar nas Finais.

Depois do MVP da Liga das Américas, Marcelinho voltará a atuar pelo NBB (Marco Aurélio/Fla Imagem)
Se vencer, o Flamengo, atualmente com 22 vitórias em 27 partidas disputadas (81,5% de aproveitamento), chegaria a 23 triunfos e mesmo com mais quatro partidas ainda a fazer já estaria com a ponta da tabela nas mãos. Isso porque o Paulistano também soma 22 resultados positivos, mas em 30 jogos realizados (73,3% de aproveitamento). Então, com apenas mais dois jogos por fazer, o clube da capital paulista pode atingir no máximo 24 vitórias e em caso de derrota diante do Minas esse número cairia para 23 – em caso de empate, os cariocas levam a melhor.
“Voltamos a treinar hoje. É difícil voltar de um titulo tão importante, mas nosso objetivo é ganhar tudo. Acho que quando falamos de Flamengo, tudo que entramos para disputar é para ganhar. O primeiro objetivo foi concluído e esse próximo jogo deixa a gente bem perto da ponta da tabela de classificação. Não podemos dar bobeira”, disse o armador flamenguista Gegê.
Enquanto isso, do outro lado, Uberlândia ainda busca uma vaga no G-4. Depois de vencer seus últimos dois compromissos, frente a Winner/Kabum/Limeira e Espírito Santo Basquete, o esquadrão do Triângulo Mineiro subiu para a quinta posição na tabela de classificação e colou no grupo dos quatro primeiros colocados.
Com 19 triunfos em 30 partidas disputadas (63,3% de aproveitamento), a equipe dirigida pelo técnico João Batista precisa vencer seus dois jogos restantes – o outro jogo será diante do Macaé no sábado – e torcer por um tropeço do Pinheiros/SKY, que ocupa o quarto lugar, para garantir vaga direto na fase de quartas de final.
“Desde que cheguei, venho trabalhando essa ideia com os jogadores de terminarmos no G-4. A gente sabe que teremos dois jogos duros (Flamengo e Macaé), mas estamos preparados para tentar bater esses dois adversários. Caso a gente consiga buscar essa quarta posição, teremos uma grande chance de descansar e treinar. Seria muito importante para nós estar entre os quatro primeiros e vamos em busca disso, mas se não conseguirmos também estamos preparados para disputar as oitavas de final”, concluiu o técnico João Batista.

Uberlândia, do armador Valtinho, ainda busca uma vaga no G-4 e precisa vencer seus dois próximos jogos (Ale da Costa/Portrait)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca