#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Emoção até o fim

Uberlândia UBE 76
x
77 Pinheiros PIN
16
1ºQ
X
23
18
2ºQ
X
17
29
3ºQ
X
19
13
4ºQ
X
18

Ginásio Sabiazinho

13 de fevereiro de 2014

Com enterrada de Morro no último segundo, vice-líder Pinheiros leva a melhor sobre Uberlândia, fora de casa; Valtinho anota 1º triplo-duplo da temporada

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
76
X
77
76
PTS
77
7
A3C
6
20
A2C
24
15
LLC
11
29
RT
31
22
ASS
19

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Quem foi ao Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia, nesta quinta-feira presenciou uma partida especial. Na noite em que Valtinho, do Untri/Magazine Luiza, registrou o primeiro triplo-duplo do NBB 2013/2014 foi o Pinheiros/SKY quem comemorou um importante e dramático resultado.

Com uma enterrada do pivô Morro no último segundo, o clube da capital levou a melhor sobre o time mineiro, por 77 a 76, e se manteve isolado na segunda colocação da competição nacional. Este foi o 16º sexto triunfo dos pinheirenses em 22 partidas disputadas no campeonato (72,7% de aproveitamento).

Herói da expressiva vitória do Pinheiros, Morro deixou a quadra com 12 pontos e seis rebotes. No entanto, o principal destaque da equipe ficou por conta do armador norte-americano Joe Smith, que marcou 18 pontos e ainda distribuiu dez assistências – a última delas para a heroica cravada do camisa 8. Também com 18 pontos, Shamell foi outro atleta do time paulista a ter um bom desempenho.

Apesar da derrota, a oitava da equipe em 20 jogos disputados (60% de aproveitamento), Uberlândia contou com um grande feito do armador Valtinho. Responsável por 13 pontos, 11 rebotes e dez assistências, o jogador registrou três dígitos em três fundamentos pela primeira vez em sua carreira no NBB  e estabeleceu o primeiro triplo-duplo da atual temporada do maior campeonato de basquete do país.

IMG_25581 - Cópia

Smith teve participação crucial no triunfo pinheirense: duplo-duplo e assistência para a enterrada decisiva de Morro (Marco Aurélio/Fla Imagem)

Mesmo atuando fora de casa, o Pinheiros começou a partida de maneira arrasadora. Com o trio Joe Smith, Shamell e Bábby afiado, a equipe da capital paulista colocou 11 a 2 de frente em pouco menos de três minutos de jogo. Depois do começo “meteórico”, os atuais campeões da Liga das Américas continuaram contando com boas atuações de Smith e Shamell para manter o controle da partida nas mãos. Enquanto isso, Uberlândia até contou com bons desempenhos dos pivôs Cipolini e Kurtz, mas não foi o suficiente para desbancar a liderança dos rivais. Então, os comandados do técnico Cláudio Mortari fecharam o primeiro tempo com sete pontos de frente: 23 a 16.

No segundo período, os donos da casa esboçaram uma reação, graças às mãos calibradas de Helinho e Audrei. Mas, do outro lado, Shamell seguiu impossível. O norte-americano, maior pontuador do Pinheiros na temporada, marcou mais sete pontos e teve papel fundamental para os representantes da cidade de São Paulo seguirem na ponta do marcador. Desta maneira, depois de uma vitória parcial dos mineiros por 18 a 17, as equipes foram para os vestiários separadas por seis pontos: 40 a 34 a favor dos visitantes.

Até então discreto na partida, Valtinho voltou com tudo para o terceiro quarto e teve alta parcela de contribuição na virada uberlandense. Com nove pontos, além de distribuir duas assistências, o experiente armador teve uma atuação de alto nível na parcial e a equipe subiu junto de produção. Helinho seguiu calibrado, Cipolini e Audrei também apareceram bem e os mineiros tiveram uma excelente produção ofensiva durante o período. Sem conseguir equilibrar as ações, o Pinheiros não teve forças para impedir a arrancada dos rivais, que levaram o confronto para os dez minutos finais em vantagem: 63 a 59.

O último quarto foi de tirar o fôlego. Sem se abater diante da reação dos donos da casa, o Pinheiros manteve a partida equilibrada até os instantes decisivos. Com pouco menos de dois minutos para o fim, Uberlândia tinha três pontos de frente (74 a 71), mas com cestas do garoto Lucas Dias e de Shamell, os paulistas roubaram a ponta do marcador (75 a 74). Na sequência, após erros dos dois lados, Kurtz converteu dois lances livres e os mineiros reassumiram a liderança do placar.

Porém a noite era mesmo do Pinheiros. Depois de boa trama ofensiva, Joe Smith achou o pivô Morro, que com uma enterrada praticamente decretou o triunfo dos atuais vice-líderes do NBB. Helinho ainda tentou mudar o cenário da partida, mas falhou em tentativa para três pontos e a festa ficou para os visitantes.