HOJE
Emocionante
Por Liga Nacional de Basquete
Nos últimos segundos, Pinheiros vence o Centauros, da Venezuela, e se classifica para a próxima fase da Liga Sul-Americana

Grande destaque do jogo, Paulinho Boracini acertou o arremesso decisivo (FIBA Américas/Divulgação)
Foi um jogo nervoso e cheio de alternativas no Ginásio Luis Leoro Franco, em Ibarra, no Equador. Na noite desta quinta-feira (11), o Pinheiros/SKY decidiu sua sorte na primeira fase da Liga Sul-Americana em uma partida eletrizante contra o Centauros, da Venezuela, então líder do grupo A.
Atual campeão paulista e vice sul-americano, o time brasileiro entrou em quadra com a árdua missão de vencer seu jogo por cinco ou mais pontos de diferença para garantir sua classificação para a segunda fase da competição continental sem depender de outros resultados.
Em uma noite inspirada do ala-armador Paulinho Boracini, o Pinheiros/SKY começou melhor e dominou boa parte do jogo. No primeiro tempo, chegou a abrir 11 pontos, mas fechou o segundo quarto com apenas três de vantagem (45 x 42). O terceiro período foi o melhor dos venezuelanos, que viraram o jogo e abriram quatro pontos.
A tarefa do time de Claudio Mortari ia ficando cada vez mais difícil, já que se não vencesse pela diferença necessária, dependeria de uma improvável vitória do equatoriano Mavort contra o argentino Obras Sanitarias na outra partida da rodada. No período final, os brasileiros retomaram o controle do jogo, mas não abriam a vantagem que precisavam. Paulinho chamou a responsabilidade e fez a diferença com nada menos do que 34 pontos anotados, atuação coroada com o golpe de misericórdia; uma bola de três pontos no último segundo, que deu números finais ao jogo (88 x 81).
“Isso era muito importante para nós. Pegamos um grupo equilibrado, com equipes fortíssimas como o atual campeão, o Obras Sanitarias. Esse era um objetivo nosso e agora seguimos na competição, além de termos garantido nossa participação na Liga das Américas. Esse resultado também nos dá moral para a sequência do Campeonato Paulista”, comentou Paulinho, que ainda deu cinco assistências, sendo o grande destaque da noite.
O outro classificado da chave foi o Obras Sanitarias (ARG), que também fechou a primeira fase com vitória ao bater o anfitrião Mavort por 104 a 91. Os donos da casa foram eliminados com três derrotas e o Centauros, que chegou para a última rodada como líder, também ficou de fora após perder por sete pontos para os brasileiros.
Agora o Pinheiros/SKY retorna ao Brasil na madrugada de sábado, descansa no final de semana e se prepara para encarar os dois primeiros jogos dos playoffs do Campeonato Paulista contra a Liga Sorocabana, que acontecem nos dias 16 e 17, ambos em casa.
GRUPO A – 09,10 e 11 de outubro – Ibarra (Equador)
Mavort (EQU)
Obras Sanitárias (ARG)
Pinheiros/SKY
Centauros de Apure (VEN)
Jogos do Pinheiros
Pinheiros 81 x 88 Obras Sanitárias-ARG (20h10, horário de Brasília)
Pinheiros 82 x 73 Mavort -EQU (22h25)
Pinheiros 88 x 81 Centauros-VEN (20h10)
GRUPO B – 16,17 e 18 de outubro – Brasília (DF)
Uniceub/BRB/Brasília
Regatas Corrientes (ARG)
Malvín (URU)
Amistad (BOL)
GRUPO C – 23, 24 e 25 de outubro – Mar Del Plata (Argentina)
Peñarol (ARG)
Flamengo
Hebraica Macabi (URU)
Deportes Castro (CHI)
GRUPO D – 1, 2 e 3 de novembro – Vargas (Venezuela)
Tiburones (VEN)
São José/Unimed
Libertad de Sunchales (ARG)
El Bosque (PER)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca