#JOGAJUNTO

NBB CAIXA

a maior finalda história

18-05-2019 | 01:00
Por Liga Nacional de Basquete

Veja 5 motivos que explicam por que Franca x Flamengo é a maior decisão de todos os tempos do NBB CAIXA

A maior Final da história do NBB CAIXA está por vir. Sesi Franca e Flamengo, as duas maiores potências do basquete brasileiro na atualidade, estarão frente a frente e farão a decisão mais aguardada de todos os tempos.

Mas por que essa é a maior Final de todos os tempos? Separamos cinco motivos para você entender o tamanho dessa finalíssima entre Franca x Flamengo.

O Jogo 1 será neste domingo (19/05), no Ginásio Maracanãzinho, às 10h45, com transmissões simultâneas da Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB CAIXA, este que ainda oferecerá programetes pré e pós-jogo de todos os jogos, com oferecimento da Budweiser.

+Calendário das Finais: anote na agenda e não perca nenhum jogo

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

@sesifrancabasquete x @timeflamengo : . Vem aí a maior final da história do #NBBCAIXA. 🔥🏀🏆

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.

Os maiores campeões

Esse será nada menos que o encontro entre dois dos maiores campeões da história do basquete brasileiro. No NBB CAIXA, de fato, nunca houve Final igual.

Juntos, os dois clubes acumulam 17 títulos nacionais, sendo 11 por parte do Franca, maior campeão de todos os tempos. Já o Flamengo possui seis, sendo cinco deles do NBB CAIXA – maior campeão da história da competição.

Entendeu o tamanho desse confronto?

+ Títulos, retrospecto e recordes: as curiosidades das Finais

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Postei e saí correndo… 👀🏀 #FinaisNBB #VcNuncaViuNadaIgual . #NBBCAIXA

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

Aliás, Levantamos a questão no Instagram: quem é o maior? Flamengo ou Franca? O debate rolou solto, mas nenhuma resposta foi encontrada.

E você, o que acha?

Multiplataforma de transmissões

Quatro plataformas de transmissão. Quatro. De um único evento. Alguém aí já viu algo igual? Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB CAIXA exibirão ao vivo as Finais de maneira simultânea.

+Experiência diferente: inserções gráficas animadas serão novidade das transmissões do Facebook nas Finais

Visualizar esta foto no Instagram.

 

AGORA É A HORA! 🔥🏀 . Partiu #FinaisNBB 🏆👀 ▶ Jogo 1, às 10h45

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

Além disso, o Facebook do NBB CAIXA ainda exibirá programetes de pré e pós-jogo de todas as partidas das Finais, com oferecimento da Budweiser. Eles serão apresentados pelos comentaristas oficiais do #NBBnoFacebook e receberão convidados especiais para analisar cada confrontos.

Templos históricos

Já parou para pensar nos ginásios que servirão de palco das Finais do NBB CAIXA? Ginásio Pedrocão, conhecido como “Templo do Basquete Brasileiro”, e o Ginásio Maracanãzinho, que já foi palco de inúmeros momentos memoráveis da modalidade da bola laranja.

O Pedrocão tem capacidade para 6 mil pessoas e mostrou durante toda a temporada (e principalmente nos playoffs) que receberá capacidade máxima nas partidas das Finais – Jogos 2, 3 e um possível 5.

Fundado em 1975, o ginásio passou por uma grande reforma em 1996, com o intuito de aumentar o número de espectadores. Em sua reinauguração, o grande incentivador do basquete francano Pedro Morilla Fuentes, o Pedroca, foi homenageado e passou a ser o nome do “Templo do Basquete Brasileiro”.

Em 17 partidas disputadas no Pedrocão no NBB CAIXA, Franca saiu derrotado de quadra em apenas uma(João Pires/LNB)

Já o Maracanãzinho comporta nada menos que 11 mil pessoas. Se tratando da maior torcida do Brasil e uma das maiores do mundo, o ginásio tem tudo para lotar e ser palco de uma linda festa dos rubro-negros.

O ginásio foi palco do bicampeonato mundial da Seleção Brasileira Masculina, em 1963, após vitória sobre o selecionado dos Estados Unidos.

O Flamengo possui boas lembranças no Maracanãzinho, entre elas o título da Liga das Américas de 2014, que contou com o ginásio lotado pelos rubro-negros no Final Four.

Nação Rubro-Negra lotou o Maracanãzinho no Final Four da Liga das Américas 2014 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Os melhores elencos

Donos das duas melhores campanhas do NBB CAIXA, Franca e Flamengo possuem os elencos mais recheados do país. Tem atletas vitoriosos, convocados para a Seleção Brasileira, jovens promissores e até campeão da NBA.

No Flamengo, a experiência de Marquinhos e Olivinha, tetracampeões do NBB CAIXA e ídolos da Nação rubro-negra, dispensa comentários. Além de Anderson Varejão, campeão da NBA e com uma linda carreira na Seleção Brasileira.

Fora a genialidade de Franco Balbi, que em seu primeiro ano no Brasil já encantou a todos e é um dos finalistas ao prêmio de MVP Bud da Fase de Classificação.

E ainda tem os atuais campeões Deryk Ramos, Jhonatan e Nesbitt, e nomes importantes no basquete nacional, como Davi Rosetto e Rafa Mineiro, este que também tem um título do NBB CAIXA (pelo Flamengo em 2015/2016).

+Experiente e decisivo: Marquinhos confia em “núcleo campeão” para conquistar 5º título

Com boas opções no elenco, Flamengo consegue rodar bastante seus jogadores em quadra (Gilvan de Souza/LNB)

Já no Franca, a dupla Lucas Dias e Elinho vem comandando as ações da equipe com mais uma belíssima temporada. Junto a eles tem o experiente norte-americana David Jackson, que possui uma carreira consolidada no NBB CAIXA e buscará seu primeiro título da competição – além de também ser um dos finalistas ao prêmio de MVP Bud.

+Parceria vencedora: Lucas Dias e Elinho alcançam 6ª final juntos

+Em sua 1ª final, David Jackson espera coroar grande temporada

E o que falar do jovem Didi? Apenas 19 anos nas costas e presença certa nas convocações da Seleção Brasileira, com expectativa de ser draftado na NBA.

O elenco ainda conta com Jimmy, duas vezes eleito o Melhor Defensor do NBB CAIXA, os pivôs dominantes Rafael Hettsheimeir e Cipolini, o jovem Alexey e o polivante André Goes.

No Franca não é diferente, o treinador Helinho tem várias possibilidades de mudanças em sua equipe (Fotojump/LNB)

Ufa, acabou! É tanto nome de peso que até ficou difícil de escrever todos eles…

Tríplice coroa?

Finalistas do NBB CAIXA, tanto Franca quanto Flamengo já conquistaram dois títulos na atual temporada. Ou seja, uma tríplice coroa acontecerá de qualquer maneira, resta saber para qual lado.

O time francano conquistou o Campeonato Paulista e a Liga Sul-Americana, enquanto o clube rubro-negro faturou o Campeonato Carioca e a Copa Super 8 – com vitória sobre o próprio Franca na grande final.

+ A temporada do Franca resumida em 8 fotos

Na primeira final entre as equipes na temporada, deu Flamengo… E agora, quem levará a tríplica coroa? (João Pires/LNB)

Vale lembrar que apenas três vezes o campeão do NBB CAIXA conseguiu a tão desejada tríplica coroa. E olha só, quem conseguiu foi justamente o Flamengo:

  • 2008/2009 – Carioca, Liga Sul-Americana e NBB CAIXA
  • 2013/2014 – Carioca, Liga das Américas e NBB CAIXA
  • 2014/2015 – Carioca, Copa Intercontinental e NBB CAIXA

+ A temporada do Flamengo resumida em 8 fotos

E para você, quem terminará a temporada 2018/2019 com três conquistas? O Flamengo, mais uma vez? Ou o Franca, de maneira inédita?

Ainda não tem como saber, mas fica o recado: você não pode perder nada dessa decisão!

Leia também:

+ Conheça todos os MVP’s das Finais da história do NBB CAIXA

+ Os 5 maiores cestinhas da história das Finais do NBB CAIXA

+Experientes, campeões e novatos: veja o currículo dos finalistas do NBB CAIXA

+Colecionando feitos: Gustavo De Conti chega a 4ª final de NBB CAIXA na carreira