#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Entrevista – Anderson Varejão

28-05-2012 | 05:11
Por Liga Nacional de Basquete

De férias no Brasil, o pivô Anderson Varejão aproveita para acompanhar de perto o NBB enquanto aguarda para se apresentar à Seleção

Varejão

(JF Molliere/FFBB)

Ele é um dos jogadores brasileiros maior sucesso no basquete internacional. Nascido em Colatina, no Espírito Santo, Anderson Varejão começou a jogar no Saldanha da Gama (ES), passou pelo time de Franca (SP) antes de ir para a Europa, onde jogou pelo Barcelona (ESP). Chegou à NBA, onde a há oito temporadas defende o Cleveland Cavaliers.

De férias no Brasil, o gigante de vasta cabeleira aproveita para acompanhar de perto o NBB e marcou presença no jogo 4 da série entre Flamengo e São José/Unimed/Vinac, no Rio de Janeiro. Em entrevista exclusiva, o pivô deu suas impressões sobre o principal campeonato do país e falou um pouco sobre a expectativa para as Olimpíadas de Londres 2012.

Varejão

(Gaspar Nóbrega/CBB)

LNB: Como é voltar ao Brasil com a Seleção classificada para as Olimpíadas depois de tanto tempo?

Anderson: É uma sensação muito boa voltar ao Brasil sabendo que você vai se preparar para uma Olimpíada, sabendo que você vai se preparar para defender o seu país, sua pátria. Estou muito feliz, motivado e ansioso para chegar em Londres e saber como tudo vai ser.

LNB: Você não pode participar do Pré-Olímpico, porque estava lesionado. Como foi despois que o Brasil conquistou a vaga? O que você conversou com seus companheiros?

Anderson: Acompanhei o Pré-Olímpico inteiro, estava em contato com a maioria dos jogadores, sempre mandando e-mails. Foi demais. Sempre que tenho oportunidade, eu parabenizo o grupo que deu essa vaga para o país. Foi uma coisa muito importante para o basquete e para o esporte brasileiro, e estou muito feliz por fazer parte desse momento.

LNB: Como você está hoje fisicamente? Já dá para entrar em quadra ou ainda tem que esperar mais um pouco?

Anderson: Eu estou bem, já poderia entrar na quadra hoje. Estou cem por cento e não vejo a hora de começar os treinos juntos com a seleção.

LNB: Como você vê o NBB hoje? Depois de quatro edições, qual a sua análise do campeonato?

Anderson: Há muito tempo eu não via um jogo de basquete aqui no Brasil. O NBB, a cada ano que passa está melhorando. Com a correria que é a temporada lá na NBA, eu não tenho mais tempo de acompanhar, mas sempre que eu posso estou indo na internet para olhar. É muito bom ver o basquetebol brasileiro crescendo, e vindo aqui no Flamengo, dá para perceber que a torcida é diferenciada mesmo.

LNB: Falando em torcida do Flamengo, isso é uma coisa que não se tem lá nos Estados Unidos, essa uma vibração tão apaixonada, não é?

Anderson: É diferente. Lá os torcedores são apaixonados, mas não são muito de ficar em pé, gritos de guerra e tudo isso igual aqui no Brasil. Isso é mais coisa de cultura, por isso é diferente.

Varejão

(Fernando Azevedo/CBB)

LNB: Você visa, lá na frente, voltar a jogar no Brasil? Você é um ídolo aqui, acho que toda torcida fica imaginando como seria ter o Anderson Varejão no time. Do mesmo jeito que o Leandrinho veio, também dá um pouco de vontade de jogar aqui?

Anderson: Sempre dá. Sempre que eu volto ao Brasil, jogo pela Seleção, fico imaginando como seria jogar em algum clube do Brasil. Mas não é para agora, mais para o futuro quem sabe eu possa jogar aqui.

LNB: Aqui no Brasil, quando você assiste o NBB, qual é a evolução que você vê do basquete de hoje para aquele basquete de quando você saiu daqui depois de jogar em Franca?

Anderson: O basquete no Brasil, desde aquela época, foi sempre muito respeitado lá fora. O caminho é esse, cada vez estão descobrindo mais talentos e eu fico feliz com isso.

LNB: O que falar para o torcedor brasileiro que está tão esperançoso para as Olimpíadas? O que nós vamos ver lá em Londres?

Anderson: Força total, todo mundo dando cem por cento em cada jogo. Com certeza vamos tentar trazer uma medalha para o Brasil. Espero que dê certo. Mas uma coisa eles não precisam ter dúvida, a gente vai deixar tudo na quadra.