HOJE
“Esse projeto é para vocês”
Por Liga Nacional de Basquete
Voltada para jovens atletas, Liga de Desenvolvimento Olímpico é lançada oficialmente em evento realizado em São Paulo

João Pires/LNB
Competição criada para atender jovens com idade até 21 anos, a Liga de Desenvolvimento Olímpico (LDO), foi lançada oficialmente nesta segunda-feira, em evento realizado no C. A. Paulistano, em São Paulo. A LDO é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete em parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e Ministério do Esporte, patrocínio do Banco BMG e apoio da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso.
O evento contou com a presença de jogadores, técnicos e dirigentes das equipes participantes, além de representantes da LNB, CBB, Banco BMG e Ministério do Esporte.
“Este projeto é para vocês, jovens atletas e nossos futuros ídolos. É preciso criar novos ídolos e são vocês que irão preencher essa lacuna. Em 2016, são vocês que irão nos representar nas Olimpíadas”, disse o presidente da LNB, Kouros Monadjemi, dirigindo a palavra aos atletas presentes ao evento.
Pela CBB, o diretor Vanderlei Mazzuchini representou o presidente Carlos Nunes e parabenizou a criação da criação da LDO.
“São com ações como essa que o basquete vai continuar crescendo. E onde tiver basquete, com certeza a Confederação vai estar lá”, destacou.
O diretor executivo do Banco BMG, Ricardo Gelbaum, destacou a presença do banco em um novo setor, o esporte de base.
“O Banco BMG celebrou 80 anos recentemente e tomamos a decisão estratégica de apoiar o esporte. E hoje fazemos isso em diversas modalidades. Mas achávamos que faltava algo no esporte de base. E nós acreditamos, e muito, no potencial do basquete brasileiro”, disse Gelbaum.
Focado em apoiar projetos voltado para as Olimpíadas de 2016, o Ministério do Esporte foi representado por Pedro Benedetti, que destacou a importância da formação de atletas.
“Acho que a iniciativa da Liga de trazer este item ‘desenvolvimento olímpico’ vem de encontro àquela determinação que recebemos de não só organizar os melhores jogos olímpicos, mas também de buscar medalhas. E isso só se consegue com investimento. Então o ministério está presente e irá apoiar àqueles projetos que preparem nossos atletas para 2016”, declarou.
A Liga de Desenvolvimento Olímpico será disputada por 16 clubes em quatro etapas: dois octogonais classificatórios, um hexagonal semifinal e um quadrangular final. A primeira etapa será realizada em São Sebastião do Paraíso (MG), entre os dias 8 e 16 de outubro. A segunda, também na cidade mineira, será entre os dias 22 e 30 do mesmo mês.
Liga de Desenvolvimento Olímpico
Primeira Etapa – 08/10 à 16/10 – São Sebastião do Paraíso (MG)
Araraquara
Cia. Do Terno/Romaço/Joinville
Flamengo
Vivo/Franca
Winner/Limeira
Paulistano/Unimed
Pinheiros/SKY
Tijuca Tênis Clube
Segunda Etapa – 22/10 à 30/10 – São Sebastião do Paraíso (MG)
Itabom/Bauru
Uniceub/BRB/Brasília
Liga Sorocabana
Minas Tênis Clube
São José/Unimed/Vinac
Unitri/Uberlândia
Vila Velha/Garoto/BMG
Vitória Basquete/CECRE

Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca