HOJE
Estão lá!
Por Liga Nacional de Basquete
Em duelo direto pela classificação, Mogi controla Libertad Sunchales (ARG), vence última partida do Grupo A e garante vaga na próxima fase da Liga Sul-Americana 2014

Com Shamell cestinha, Mogi cravou sua ida à próxima fase da Liga Sul-Americana 2014 (Divulgação/FIBA Américas)
Era um jogo de vida ou morte. Nesta quinta-feira, Mogi das Cruzes/Helbor e Libertad Sunchales (ARG) entraram em quadra com apenas um objetivo: vencer para ficar com última vaga do Grupo A na próxima fase da Liga Sul-Americana 2014. Melhor para os mogianos, que contaram com o apoio de sua torcida, no Ginásio Professor Hugo Ramos, e venceu o duelo direto contra os “hermanos”, por 68 a 58.
Com o resultado positivo, a equipe do técnico Paco García encerrou sua participação na fase de grupos da competição da América do Sul na segunda colocação do Grupo A, com duas vitórias e uma derrota (66,6% de aproveitamento), atrás apenas do Malvín (URU), que terminou a etapa inicial do torneio invicto, com três triunfos nas três primeiras partidas (100% de aproveitamento).
Os principais destaques do Mogi no confronto foram os norte-americanos Shamell, cestinha do duelo com 19 pontos, e Tyrone Curnell, responsável por 18 pontos. Quem também se sobressaiu pelo lado dos donos da casa foi o pivô Daniel Alemão, que saiu do banco e anotou 11 pontos e nove rebotes, além do ala Filipin, autor de importantes bolas de 3 na reta final do jogo, com nove pontos.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida
“Eu gosto de aparecer, mas hoje não fui só eu que apareci. Foi uma vitória coletiva. O Filipin fez duas bolas de 3 importantíssimas, o Alemão ficou triste pelo jogo de ontem, mas veio aqui hoje e fez umas três ou quatro bolas decidindo mesmo, o Tyrone fez o que sempre faz. Foi uma vitória coletiva. Estou muito feliz por fazer parte disso”, comemorou o dono da noite, Shamell.
Pelo lado da equipe argentina, os maiores pontuadores foram o ala Shaquille Johnson, responsável por 15 pontos e ainda apanhou sete rebotes, e o pivô Gaston Essengue, que mesmo vindo do banco, deixou a quadra com 13 pontos e cinco rebotes. Outro que apareceu bem pelo time da cidade de Sunchales foi o pivô e capitão Alejandro Aloatti, com 11 pontos e seis rebotes.

Na primeira competição internacional de seu novo projeto, Mogi garantiu presença nos quadrangulares semifinais da Sul-Americana (Divulgação/FIBA Américas)
O Mogi começou o confronto melhor, mais ligado, e abriu a contagem no placar com uma bola de 3 pontos certeira de Shamell, seguida por uma bandeja de seu compatriota Tyrone (5 a 0). Baseando seu jogo nos tiros longos, os argentinos conseguiram se encontrar e deixar o confronto truncado (8 a 6). Depois de aproximadamente cinco minutos de baixo nível técnico, partida voltou a fluir melhor e, da mesma forma, os donos da casa tornaram a apresentar um bom basquete.
Explorando bem as jogadas de garrafão e defendendo forte, sem dar espaço ao Libertad, os comandados de Paco García abriram oito tentos de frente (17 a 9) e ficaram mais confortáveis no duelo. Nos momentos finais da primeira etapa, o esquadrão do Alto Tietê ampliou ainda mais sua diferença e fechou o período inicial com uma bola de 3 pontos de Tyrone no estouro do cronômetro, placar de 22 a 13.
No segundo quarto, o jogo voltou a ficar amarrado e os mogianos apresentaram um baixo aproveitamento nas finalizações e, desta forma, o Libertad Sunchales aproveitou para encostar no placar e baixar a diferença para dois pontos (26 a 24). Após o “apagão”, o time de Mogi das Cruzes se recuperou na reta final da segunda parcial, contou com boa sequência de Shamell e Filipin e foi para os vestiários com diferença de 11 pontos a seu favor, placar de 39 a 28.

Com 18 pontos, Tyrone foi outra peça importante na vitória da classificação mogiana (Divulgação/FIBA Américas)
Logo na volta do intervalo, os comandados de Paco García aumentaram sua vantagem para 14 pontos após falta e cesta seguida do lance livre de bonificação do ala Shamell (42 a 28). A partir daí, os mogianos controlaram o adversário e foram perigosamente administrando o resultado. Tão perigosamente que o esquadrão argentino cresceu nos momentos finais do terceiro período e caminhou para os dez minutos finais com cinco pontos atrás (52 a 47).
Quando reduziu a frente mogiana para apenas três pontos logo no início da parcial final, o Libertad, tentou colocar fogo no jogo (52 a 49). Tentou, mas não conseguiu. Com duas bolas de 3 pontos de Filipin, o Mogi das Cruzes voltou para o jogo e recuperou a boa vantagem, para delírio do torcedor presente no Ginásio Professor Hugo Ramos (58 a 49). A partir daí, o Mogi passou a controlar o jogo e só administrou a vitória que os deu a classificação para a próxima fase da Liga Sul-Americana 2014.
Com o final das disputas do Grupo A, a Liga Sul-Americana prosseguirá a partir da próxima semana, com a realização das partidas da chave B, que contém as equipes do Boca Juniors (ARG), Comunikt (EQU),Deportivo Tinguiririca San Fernando (CHI) e Aduaneros de Valência (VEN). Os confrontos acontecerão entre os dias 07 e 09 de outubro, na cidade de Ambato, no Equador.
O próximo time brasileiro a entrar em quadra na competição do continente sul-americano é o Winner/Limeira, que entre os dias 14 e 16 de outubro, em Montevidéu, no Uruguai, brigará por um lugar na etapa semifinal do torneio contra as equipes do Atlético Aguada (URU), atual vice-campeão do torneio, o Argentinos de Junin (ARG) e o Importadora Alvarado (COL).
Confira a tabela completa do Grupo A da Liga Sul-Americana 2014:
– Sede: Mogi das Cruzes – Brasil
30/09 (terça-feira)
Libertad Sunchales (ARG) 66 x 72 Malvín (URU)
Mogi das Cruzes/Helbor 84 x 50 La Salle (BOL)
01/10 (quarta-feira)
La Salle (BOL) 60 x 86 Libertad Sunchales (ARG)
Mogi das Cruzes/Helbor 68 x 85 Malvín (URU)
02/10 (quinta-feira)
17h45 – Malvín (URU) 81 x 54 La Salle (BOL)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor 68 x 58 Libertad Sunchales (ARG)

Ginásio Professor Hugo Ramos mais uma vez recebeu bom público na Liga Sul-Americana (Divulgação/FIBA Américas)
Confira as datas e os horários (de Brasília) do Grupo B da Liga Sul-Americana 2014:
– Sede: Ambato – Equador
07/10 (terça-feira)
18h – Boca Juniors (ARG) x Deportivo Tinguiririca San Fernando (CHI)
20h15 – Comunikt (ECU) x Aduaneros de Valencia (VEN)
08/10 (quarta-feira)
18h – Aduaneros de Valencia (VEN) x Boca Juniors (ARG)
20h15 – Comunikt (ECU) x Deportivo Tinguiririca San Fernando (CHI)
09/10 (quinta-feira)
18h – Deportivo Tinguiririca San Fernando (CHI) x Aduaneros de Valencia (VEN)
20h15 – Comunikt (ECU) x Boca Juniors (ARG)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca