#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Estão vivos!

Palmeiras PAL 80
x
73 Sesi Franca FRA
20
1ºQ
X
16
16
2ºQ
X
12
25
3ºQ
X
22
19
4ºQ
X
23

Gin. Palestra Itália

14 de abril de 2015

Ao lado de sua torcida, Palmeiras controla o ritmo do jogo, supera Franca e reduz desvantagem na série de oitavas de final do NBB 7 para 2 a 1

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
80
X
73
80
PTS
73
7
A3C
7
17
A2C
22
25
LLC
8
39
RT
30
15
ASS
16

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Nesta terça-feira (14/04), o Palmeiras/Meltex se manteve vivo no NBB 7. Em vantagem desde a reta final do primeiro quarto, o time alviverde controlou o placar nos três períodos seguintes e conquistou sua primeira vitória na série de oitavas de final contra o Franca Basquete. Ao lado de sua torcida, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo, o clube da capital paulista venceu pelo placar de 80 a 73 e reduziu a desvantagem no confronto para 2 a 1.

Agora, as equipes voltarão a se enfrentar na próxima quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), novamente no Palestra Itália. Para seguir vivo, o esquadrão palmeirense precisa de nova vitória e assim forçar a realização do quinto e decisivo jogo. Se vencer, o time francano garante passagem às quartas de final para enfrentar o Paschoalotto/Bauru.

Para sair vencedor e seguir vivo no maior campeonato de basquete do país, o Palmeiras contou com grandes atuações do ala/armador Neto, cestinha da equipe, com 20 pontos, e do armador argentino Maxi Stanic, que deixou a quadra muito próximo de um triplo-duplo, com 18 pontos, nove assistências e sete rebote.

“Nossa defesa foi muito boa hoje (terça-feira). Principalmente no primeiro tempo, conseguimos reduzir a pontuação deles e isso nos deu tranquilidade. Franca é um time com muito jogadores de qualidade, mas esse jogo significava muito para nós e o time demonstrou que está vivo. Agora vamos para mais uma ‘final’ na quinta-feira”, disse Stanic.

Vindos do banco de reservas, o ala/armador argentino Nicolás Gianella e o pivô Átila dos Santos, responsáveis por 14 pontos e 11 pontos, respectivamente, também foram fundamentais para o triunfo alviverde, principalmente no segundo tempo.

Com 20 pontos, o ala/pivô francano Lucas Mariano liderou a pontuação do time visitante. Além do jovem atleta, de apenas 21 anos, o experiente armador Juan Figueroa foi outro que sobressaiu do lado francano, ao registrar 15 pontos, sem errar nenhum arremesso durante o jogo, e ainda distribuir nove assistências.

“O Palmeiras mereceu mais do que nós. Jogamos muito ‘light’ no primeiro tempo e o Palmeiras conseguiu ditar o ritmo. No segundo tempo até melhoramos, mas eles já tinham o controle do jogo e ficou difícil para revetermos o cenário”, disse o treinador francano Lula Ferreira.

O jogo

Como não podia deixar de ser, a partida começou muito dinâmica e com as duas equipes demonstrando muita intensidade tanto na defesa quanto no ataque. Desta maneira, a ponta do placar mudou bastante de lado durante todo o primeiro quarto.

Sob a batuta de Stanic, o Palmeiras largou na frente (10 a 6), mas Franca contou com belas jogadas individuais da dupla Léo Meindl e Lucas Mariano para rapidamente virar o jogo (16 a 14). Porém foi o time da casa que fechou a parcial inicial em vantagem. Para isso, o clube alviverde contou com duas bolas de três pontos seguidas de Stanic, grande nome do período inaugural, e reassumiu a liderança (20 a 16).

O dinamismo do primeiro quarto não prosseguiu no período seguinte. Depois da boa produção, os dois times passaram a abusar dos erros e o confronto ficou truncado no início da segunda parcial. Diante deste cenário, os donos da casa conseguiram se manter em vantagem e ainda ampliaram a diferença para sete pontos (27 a 20), depois de contra-ataques finalizados por Neto e Gianella.

Após um tempo pedido pelo técnico Lula Ferreira, os francanos até melhoraram sua produção, mas o Palmeiras se manteve firme na frente. Stanic converteu seu terceiro arremesso da linha de três pontos, Toyloy deu duas belas enterradas e os anfitriões foram oara os vestiários com oito pontos de frente: 36 a 28.

Logo na volta do intervalo, em pouco mais de dois minutos, Franca emplacou uma rápida sequência de 8 a 2 e cortou o prejuízo para dois pontos (38 a 36). No entanto, Gianella tratou de dar tranquilidade ao Palmeiras novamente. Com seis pontos seguidos, sendo uma bandeja seguida de falta e uma bola de três pontos, o ala/armador argentino foi fundamental para que o clube da capital paulista conseguisse rapidamente frear a reação dos rivais (44 a 36).

Depois do grande momento de seu camisa 25, o time alviverde deslanchou de vez e aumentou ainda mais sua vantagem. Com uma forte defesa, a equipe do técnico Régis Marrelli travou o ataque francano. Do outro lado da quadra, Neto e o pivô Átila dos Santos apareceram muito bem e, com oito e seis pontos, respectivamente, lideraram a alta produção palmeirense na reta final do terceiro quarto. Desta maneira, os palmeirenses chegaram a abrir 16 pontos de frente (60 a 44), mas bolas de três pontos nas mãos de Figueroa e Antonio fizeram os francanos baixarem a diferença no placar para 11 pontos antes da chegada da parcial final: 61 a 50.

No início do período decisivo, os visitantes esboçaram que consolidariam sua reação. Mas o Palmeiras não deu chances. Com muita segurança, a equipe conseguiu administrar sua vantagem de dois dígitos no placar e chegou para os minutos finais com uma diferença confortável a seu favor. Na reta final, Franca contou com belas jogadas de Figueroa e Lucas e chegou reduzir o prejuízo para apenas três pontos (76 a 73). Mas já era tarde demais e, dois lances livres convertidos por Stanic, definiram a vitória palmeiras e a realização do quarto jogo da série válida pelas oitavas de final do NBB 7.

Confira o calendário completo do confronto:

Franca Basquete (8º) 2 x 1 Palmeiras/Meltex (9º)
Jogo 1 – Franca 79 x 74 Palmeiras
Jogo 2 – Franca 81 x 64 Palmeiras
Jogo 3 – Palmeiras 80 x 73 Franca
Jogo 4 – 16/04 (quinta-feira), às 20h, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo
Jogo 5* – 19/04 (domingo), às 11h, no Ginásio Pedrocão, em Franca

*Se necessário