HOJE
Estilo Corinthians
Por Marcel Pedroza
Liderado por Gustavinho, Corinthians se supera nos minutos finais e vence Jogo 2 das Finais da Liga Ouro “na raça e no coração”

10 pontos nos dois últimos minutos: Gustavinho foi decisivo para a virada corintiana no final da partida (Willian Oliveira/Divulgação)
Não há como negar. A vitória do Corinthians no Jogo 2 nas Finais da Liga Ouro foi “na raça e no coração”. Restando pouco mais de dois minutos para o fim, o time alvinegro perdia por seis pontos (60 a 54), mas com uma reação espetacular virou e venceu o São José Basketball, nesta segunda-feira, de maneira dramática, por 67 a 66.
Tudo começou com uma jogada de cinco pontos em um lance só. Gustavinho converteu arremesso de 3 e, na disputa pelo rebote, Pastor sofreu falta. Com os dois lances livres convertidos pelo camisa 9, a equipe baixou a desvantagem de seis para apenas um ponto (60 a 59), com dois minutos cravados para o fim.
“Essa é a cara do Corinthians, não desistir nunca. Estávamos seis pontos atrás restando dois minutos. Muitos teriam desistido, mas nós não. Somos Corinthians. Foi uma partida muito acirrada e conseguimos nos sobressair nos momentos finais. Nossa equipe merecia uma vitória, por tudo que todos estão trabalhando, tanto dentro quanto fora de quadra”, disse Gustavinho, que chegou a ir para os vestiários durante o jogo por conta de dores musculares.
Na reta final da partida, São José chegou a pontuar dois ataques seguidos, mas Gustavinho assumiu a responsabilidade, marcou mais sete pontos e foi fundamental para o Corinthians virar o jogo, com 24 segundos para o fim (66 a 64). Para dar ainda mais drama ao triunfo alvinegro, os visitantes empataram o jogo com cesta de Rafa Moreira e a posse voltou para os donos da casa, com três segundos para o fim (66 a 66).
+ Estatísticas, fotos e a matéria completa do Jogo 2 entre Corinthians e São José
Após pedido de tempo de Bruno Savignani, a última posse de bola foi nas mãos do norte-americano Reggie, que infiltrou e sofreu falta. Com menos de um segundo no relógio, bastava o camisa 24 converter um de seus lances livres para dar a vitória ao Corinthians. E foi isso que aconteceu, mas com aquela dose extra de drama, já que o norte-americano errou o primeiro e converteu o segundo.
“Independentemente de ter protagonismo ou não, o importante é saber sua função no time. Hoje eu exerço uma função de protagonista, mas ao longo da minha carreira já exerci outras, já saí do banco, então sei o tamanho da importância que cada um tem, principalmente os que vêm do banco. Mais do que o protagonismo, é importante saber desempenhar sua função, e acredito que todos do nosso time estão fazendo isso”, afirmou o herói.
A superação alvinegra não foi apenas nos minutos finais e a equipe precisou mostrar muita cabeça no lugar para vencer. Com muitos erros – foram 13 no primeiro tempo -, a equipe não teve boa produção ofensiva e viu São José abrir 12 pontos no meio do segundo quarto. Sem se entregar, a equipe chegou a virar o jogo no fim do terceiro período, mas precisou de uma nova reação na parcial final para vencer a partida de maneira dramática.
“O time teve muito brio e a vitória não veio por acaso. Desde que cheguei aqui ouço falar desse ‘estilo Corinthians’ e hoje foi assim. Para falar a verdade eu gostaria que fosse mais tranquilo (risos), mas nosso time mostrou durante a temporada toda que não desiste nunca e que sempre cresce no fim”, exaltou o comandante Bruno Savignani.
“A gente começou o jogo muito nervoso, com muitos desperdícios de bola e demos um volume maior para o time deles. Conversei muito com o time no vestiário e passei tranquilidade para eles. Sabíamos que pouco a pouco a gente voltaria para o jogo”,completou Savignani.
#LigaOuroNaESPN
FIM DE JOGO!! 😱
Reggie converte lance livre no último segundo da partida e garante vitória para o @corinthians sobre o @saojosebasket pelo placar de 67 a 66. 💥💥
Com essa vitória o Timão empata a série final em 1 a 1. pic.twitter.com/UIaLROeMU1— NBB CAIXA (@NBB) June 19, 2018
Depois da virada espetacular ao lado de sua torcida, o Corinthians terá agora o desafio de jogar duas vezes seguidas no Ginásio Lineu de Moura, casa do São José. Com a série empatada em 1 a 1, a equipe precisará pelo menos de um resultado positivo para seguir vivo ou até conquistar o título caso vença as duas.
“Não tem que ter empolgação com essa vitória de hoje e com certeza tem bastante coisa para melhorarmos.A gente vai focado e preparado para os dois jogos lá em São José. Durante a fase de classificação, nossa equipe fez grandes partidas fora de casa”, concluiu o técnico alvinegro.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca