#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Estrelas definidas

06-02-2013 | 02:35
Por Liga Nacional de Basquete

Após votação, 24 atletas foram indicados para fazerem parte do NBB Brasil e NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2013, no dia 02 de março


Nesta quarta-feira, a Liga Nacional de Basquete (LNB) divulgou os jogadores que integrarão as equipes NBB Brasil e NBB Mundo, que disputarão a quinta edição do Jogo das Estrelas da competição nacional. Neste ano, a partida festiva será disputada no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), no dia 02 de março.

Ao todo, foram contabilizados 85 votos. Os diferentes profissionais que participaram da eleição tiveram pesos distintos atribuídos. Os treinadores das 18 equipes que disputam o NBB representaram 50%, os capitães dos times ficaram com 20%, enquanto que a imprensa especializada e as personalidades do basquete tiveram 30% de peso.

Entre os atletas do time formado por jogadores brasileiros, o mais votado foi o ala Marquinhos, do Flamengo, com 78 lembranças. Do lado do esquadrão que será composto somente por atletas estrangeiros, o líder na votação foi o ala norte-americano Robert Day, do Unitri/Universo, que recebeu 63 indicações.

Junto da votação dos jogadores, também foram escolhidos os treinadores das equipes. Conforme critério estabelecido pela LNB, o primeiro e o terceiro mais bem votados comandarão o NBB Brasil, enquanto que segundo e quarto colocados integrarão a comissão técnica do NBB Mundo.
Sendo assim, José Neto, do Flamengo, que recebeu a maior quantidade de votos comandará o time brasileiro, e terá Guerrinha, do Bauru, como seu assistente. Do outro lado, a equipe estrangeira terá Lula Ferreira, do Franca, como técnico, e Régis Marrelli, do São José, como auxiliar.

No dia 14 de fevereiro, o público poderá votar nos elencos titulares de NBB Brasil e NBB Mundo através do site da LNB.

Marquinhos, do Flamengo, e Lucas Dias, do Pinheiros

Marquinhos foi o jogador mais votado pelo NBB Brasil (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Confira a lista completa dos 24 jogadores escolhidos:

NBB Brasil

Armadores
Fúlvio – São José
Larry Taylor – Bauru
Nezinho – Brasília

Alas
Marquinhos – Flamengo
Alex – Brasília
Benite – Flamengo
Paulinho Boracini – Pinheiros

Pivôs
Caio Torres – Flamengo
Guilherme Giovannoni – Brasília
Olivinha – Flamengo
Gruber – Uberlândia
Rafael Mineiro – Pinheiros

Também receberam votos para a equipe NBB Brasil:
Armadores: Ricardo Fischer (Bauru), Helinho (Uberlândia), Elinho (Paulistano) e Thyago Aleo (Joinville)
Alas: Betinho (Minas), Jhonatan (Franca), Arthur (Brasília), Gui Deodato (Bauru), Audrei (Uberlândia), Isaac (Brasília) e Marcelinho (Flamengo)
Pivôs: Felipe (Basquete Cearense), Jefferson (São José), Paulão (Brasília), Lucas Mariano (Franca), Cipolini (Uberlândia), Bábby (Mogi das Cruzes), Mineiro (Minas), Murilo (São José), Wagner (Paulistano), Lucas Dias (Pinheiros), Teichmann (Franca) e Deivisson (São José)

MVP em 2010, Robert Day se destacou na votação pelo NBB Mundo (Luiz Pires/LNB)

NBB Mundo
Armadores
Kojo Mensah – Flamengo
Kenny Dawkins – Liga Sorocabana
Mark Borders – Minas

Alas
Robert Day – Uberlândia
Joe Smith – Pinheiros
Benzor Simmons – Vila Velha
Desmond Holloway – Liga Sorocabana
Shamell – Pinheiros

Pivôs
Steven Toyloy (Paulistano)
Jeff Agba (Bauru)
DeAndre Coleman (Bauru)
Guillermo Araujo (Pinheiros)

Também receberam votos para a equipe NBB Mundo:
Armadores: Figueroa (Franca), Ronald Ramon (Limeira) e Caleb Brown (Palmeiras)
Alas: Beal (Minas), Robby Collum (Uberlândia), Andre Laws (São José), Wiggins (Palmeiras), Jay Parker (Vila Velha), Bernard Robinson (Basquete Cearense), Riddick (Mogi) e Rashaun (Tijuca)
Pivôs: Tyrone Curnell (Palmeiras), Paul Crosby (Minas), Alvaro Calvo (São José), Dragovic (Basquete Cearense) e Bishop (Tijuca)

 

Torneios individuais
Um dia antes da realização do Jogo das Estrelas serão realizados o Desafio de Habilidades e os Torneios de 3 Pontos e de Enterradas do NBB. As seleções dos participantes de cada evento serão feitas de diferentes maneiras.

O Torneio de 3 Pontos terá seis concorrentes ao título. O atual campeão Helinho, do Uberlândia, e Guilherme Giovannoni, da cidade-sede, já estão garantidos na disputa e seus quatro rivais serão decididos após a realização de eliminatórias, que serão disputadas nos intervalos das partidas do NBB dos dias 14 e 16 de fevereiro.

Os candidatos são: Matheus (Basquete Cearense), Ricardo Fischer (Bauru), Duda (Flamengo), Léo Meindl (Franca), Thyago Aleo (Joinville), Neto (Liga Sorocabana), Matheus Dalla (Limeira), Bruno Irigoyen (Minas), Caio Ranches (Mogi), Guto (Palmeiras), Pedro (Paulistano), Lucas Dias (Pinheiros), Dedé (São José), André (Suzano), Arnaldinho (Tijuca) e James Parker (Vila Velha).

Enquanto isso, os desafiantes ao título do Torneio de Enterradas serão definidos após serem avaliados por um júri formado por personalidades do meio artístico e do basquete. Os jurados avaliarão uma enterrada de cada participante e escolherão dois atletas que se juntarão ao atual campeão Gui Deodato, do Bauru, e Isaac, que representará o anfitrião Brasília. O quinto elemento será definido após uma votação popular no site GloboEsporte.com.

Os concorrentes são: Jimmy (Basquete Cearense), Feliz (Flamengo), Jefferson Socas (Franca), Maxwell (Joinville), Danilo Fuzaro (Minas), Lucas Santos (Mogi), Toyloy (Paulistano), André Bambu (Pinheiros), Lucão (São José), Nilson (Suzano), Felippe Carvalho (Tijuca), Salsicha (Uberlândia), Wellington Alvarenga (Vila Velha) e Jordan Burger (Palmeiras).

Para fechar, o Desafio de Habilidades, que será disputado pela terceira vez, terá a presença do bicampeão Fernando Penna, do Pinheiros, e mais cinco concorrentes, que serão determinados pela própria LNB.

Gui campeão do Torneio de Enterradas.

Gui Deodato, do Bauru, defende o título no Torneio de Enterradas (Luiz Pires/LNB)