A expectativa era grande para ver o campeão da Liga das Américas 2013 de volta às quadras do NBB. No entanto, o Winner/Kabum/Limeira não fez questão de dar calorosas boas-vindas ao Pinheiros/SKY e, jogando em casa, superou o rival por 88 a 74, no Jogo 1 da série de oitavas de final da competição.

Cinco atletas do Limeira marcaram mais de 10 pontos na partida: Ronald Ramon (15), Fernando Mineiro (14), Guilherme Hubner (13), Hélio (12) e Daniel Alemão (12), que também anotou 10 rebotes e completou um duplo-duplo. Pelo Pinheiros, o destaque foi o ala norte-americano Shamell, cestinha com 19 pontos.

“A diferença de pontos desta partida não significa nada, o que eu realmente considero importante é a iniciativa que nossa equipe teve do início ao fim do jogo. A disposição que os jogadores tiveram para marcar o forte ataque do Pinheiros fez toda diferença para que terminássemos com essa vitória”, analisou o técnico do Limeira, Demétrius Ferracciú.

O Limeira não deixou que o atual campeão da Liga das Américas entrasse no jogo se impondo e foi para cima do adversário. Liderados pelo armador Hélio, autor de dez pontos no período, o time da casa abriu 13 a 3 nos primeiros minutos da etapa inicial e manteve a boa vantagem até o final do primeiro quarto, 24 a 16.

As bolas de fora do Pinheiros começaram a cair no segundo período e, com isso, o time foi ganhando confiança na partida. Com menos de quatro minutos para o final da etapa, os visitantes baixaram a diferença para apenas um ponto (29 a 28) após um arremesso do ala Shamell. Nada que abalasse os limeirenses, que continuaram jogando forte e fecharam a primeira metade do confronto vencendo por 39 a 32.

Com a mesma intensidade do início da partida, o Limeira voltou com tudo do intervalo. Com uma sequência de 10 a 2, os mandantes abriram 15 pontos de vantagem no placar (51 a 36), levantando a torcida que lotou o Ginásio Vô Lucato. O mais provável era que o Pinheiros reagisse no jogo, mas isso não aconteceu no terceiro quarto. O time da capital paulista teve um baixo aproveitamento ofensivo e permitiu que os donos da casa continuassem ampliando a diferença no marcador. A equipe do interior marcou 34 pontos e fechou a etapa em 73 a 47.

Com 26 pontos na frente, os limeirenses precisavam somente administrar o jogo até o final. Mas para isso, tinha que segurar a força do Pinheiros, que veio para o último quarto com toda a gana possível. Shamell liderou a reação da equipe visitante, que tirou 12 pontos do placar, mas não teve tempo suficiente para buscar a virada.


Confira os resultados e os jogos da série:

(6º) Pinheiros/SKY 0 x 1 Winner/Kabum/Limeira (11º)
18/04 – Winner/Kabum/Limeira 88 x 74 Pinheiros/SKY
21/04 – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 13h30 (Transmissão ao vivo do SporTV)
22/04 – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19h15 (Transmissão ao vivo do SporTV)
24/04* – Ginásio “Vô” Lucato, Limeira (SP), às 20 horas
26/04* – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19h15

*Se necessário