#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Feito histórico

Brasília BRA 82
x
67 Limeira LIM
17
1ºQ
X
15
16
2ºQ
X
9
25
3ºQ
X
19
24
4ºQ
X
24

Ginásio da ASCEB

18 de janeiro de 2014

Jovem pivô Ronald bate recorde de rebotes da história das fases de classificação do NBB, Brasília domina Limeira e conquista sexta vitória seguida no campeonato

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
82
X
67
82
PTS
67
10
A3C
6
18
A2C
18
16
LLC
13
37
RT
28
21
ASS
9

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Ele ganhou o prêmio de Jogador Mais Eficiente da LDB 2013 – competição nacional sub-22 –, mas neste sábado, gravou seu nome na história do NBB. O jovem pivô Ronald, de 22 anos, apanhou incríveis 20 rebotes contra o Winner/Kabum/Limeira, bateu o recorde das fases de classificação das seis edições da competição nacional e foi o grande destaque da vitória do Uniceub/BRB/Brasília, por 82 a 67.

Além dos 20 rebotes, Ronald ainda registrou 17 pontos e este expressivo duplo-duplo totalizou 34 pontos de eficiência. Outros atletas importantes no sexto triunfo do time candango, que agora soma dez resultados positivos em 16 partidas (62,5% de aproveitamento), foram os experientes Guilherme Giovannoni e Alex Garcia, autores de 20 e 15 pontos, respectivamente.

“Venho treinando muito forte. O Sergio (Hernandez) está me dando muita confiança. Sair de titular foi uma responsabilidade muito grande, ainda mais com a contusão do Marcus (Goree). Procuro ficar sempre focado e acabei sendo muito feliz hoje. Devo muito disso a todos os meus companheiros por terem confiado em mim”, comandou Ronald.

O Limeira, por sua vez, conheceu sua quinta derrota em 16 jogos no NBB (68,7% de aproveitamento), teve como principais jogadores em quadra os estrangeiros Ronald Ramon e David Jackson, ambos com 16 pontos.

O início do duelo foi truncado e os primeiros pontos da partida aconteceram apenas após três minutos de jogo. Aos poucos, os donos da casa foram se firmando na liderança do placar, porém, sem fugir muito do alcance limeirense, com vantagem máxima de seis pontos (15 a 9). Nos últimos minutos da etapa inicial, a agremiação do interior paulista reagiu e cortou o prejuízo para dois pontos ao final do primeiro quarto (17 a 15).

Com duas bolas de 3 seguidas do armador uruguaio Osimani, o Brasília abriu sete pontos de frente (23 a 15). O time dirigido pelo argentino Sergio Hernandez manteve esta diferença durante quase todo segundo período e, nos momentos finais, aumentou-a para nove tentos com uma bela assistências do ala Alex para o jovem pivô Ronald (33 a 24).

Ao fazer os cinco primeiros pontos da terceira parte do confronto, os brasilienses emplacaram sua maior vantagem na partida até então, que foi de 14 pontos (38 a 24). Contando com domínio total no garrafão de Ronald, o Brasília fechou o terceiro período com 15 tentos de frente, diferença que os deixou mais tranquilos para o último quarto (58 a 43).

Na etapa final, os atuais campeões sul-americanos só administraram a vantagem construída nos quartos anteriores. Porém, mesmo segurando e gastando um pouco mais a bola, o Brasília ainda aumentou a diferença e fechou a partida com 82 a 67 no placar.

“Hoje tivemos duas ausências importantes, do Marcus (Goree) e do Arthur. Mesmo assim o time jogou de forma inteligente, o que fez com que a partida não fosse tão dinâmica. Exercemos algumas jogadas treinadas durante a semana e conseguimos uma importante vitória”, contou o técnico do Brasília, o argentino Sergio Hernandez.