
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
29/07
HOJE
31/07
01/08
03/08

Ferveu


Torcida faz linda festa nas arquibancadas do "caldeirão" Lineu de Moura, São José domina Brasília do início ao fim e força realização do quinto jogo
Por Liga Nacional de Basquete


O Ginásio Lineu de Moura é definitivamente um “caldeirão”. Na noite desta segunda-feira, os fanáticos torcedores joseenses lotaram as dependências da casa do São José/Unimed, incentivaram a equipe do início ao fim e empurraram o time comandado pelo técnico Régis Marrelli a uma imponente vitória sobre o Uniceub/BRB/Brasília, por 84 a 70, no quarto jogo da série de quartas de final do NBB 2012/2013.
O triunfo do esquadrão do Vale do Paraíba colocou o placar do confronto que vale uma vaga nas semifinais da maior competição de basquete do país em dois a dois. Agora, as equipes decidirão quem segue vivo no campeonato na próxima quinta-feira, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), às 20 horas.
Apoiando a equipe do interior paulista desde minutos antes da partida começar, a torcida joseense assistiu a uma bela atuação de Murilo. O pivô acertou 25 pontos dos 34 que tentou (73,5%de aproveitamento), ainda apanhou 11 rebotes para registrar um duplo-duplo e se consagrar como o grande nome do duelo. Jefferson e Dedé, que marcaram 16 e 13 pontos, respectivamente, também tiveram bons desempenhos individuais.
“Desde o momento em que saímos dos vestiários, a torcida deu um show. Jogo aqui há três anos e todo jogo eu fico arrepiado ao ver a festa que eles fazem na arquibancada. Soubemos aproveitar a força da torcida e logo no começo do jogo abrimos uma boa diferença no placar. Estamos felizes com a vitória, mas sabemos que não podemos comemorar muito para nos mantermos focados para o quinto jogo”, disse Murilo
Enquanto isso, pelo time candango, o maior pontuador foi o ala/pivô Guilherme Giovannoni, autor de 16 pontos. A equipe da região Centro-Oeste do país atuou desfalcada do ala Arthur, preservado pelo técnico José Vidal por conta de dores na região lombar.
[galeria id=”37740″]
Um dos jogadores mais aclamados pela fervorosa torcida joseense antes do início da partida, Murilo justificou o incentivo dos fãs logo nos minutos iniciais do duelo. O pivô foi responsável por dez dos primeiros 12 pontos da equipe paulista no jogo e liderou um ótimo começo dos anfitriões, que colocaram 12 a 4 de frente, com pouco mais de três minutos jogados. Logo na sequência, o norte-americano Andre Laws resolveu roubar a cena e com suas rápidas infiltrações, anotou seis pontos praticamente seguidos e ajudou os donos da casa a aumentarem sua vantagem para 21 a 10.
Diante de uma equipe pouco inspirada e com pouca eficiência nos tiros de longa distância, os comandados de Régis Marrelli aproveitaram para construir uma ótima diferença no placar. No final do primeiro, quem chamou a responsabilidade foi Dedé, que com dois arremessos de três pontos consecutivos foi fundamental para que o time local fechasse a parcial inicial com expressivos 16 pontos de frente: 30 a 14.
Com uma formação com três homens grandes (Giovannoni, Cipriano e Alírio), os representantes da capital federal voltaram com uma postura diferente para o segundo período. Sem deixar com que o esquadrão do Vale do Paraíba pontuasse nos cinco primeiros minutos da parcial, os atuais tricampeões do NBB colocaram uma sequência de 7 a 0 e baixaram o prejuízo no placar para 30 a 21. Depois do pequeno “apagão”, São José voltou a pontuar, com direito a belas jogadas de Murilo, e colocou novamente sua vantagem na casa dos dois dígitos (45 a 30) antes da chegada do intervalo.
Durante a pausa na partida, uma notícia animou ainda mais os fanáticos torcedores do time do interior paulista. Com a presença do prefeito de São José dos Campos, Carlinhos de Almeida, o locutor oficial do Ginásio Lineu de Moura anunciou que os investimentos no basquete da cidade serão mantidos no mesmo patamar para a próxima temporada.
Na volta dos vestiários, o time joseense seguiu no embalo de sua torcida. Com muito barulho vindo das arquibancadas, a dupla Murilo e Dedé continuou comandando as ações ofensivas da equipe e mesmo com uma melhora significativa do Brasília na partida, a vantagem subiu para 19 pontos ao final do terceiro quarto: 66 a 47.
A larga diferença no placar trouxe tranquilidade ao São José no último período. Sem deixar com que os visitantes equilibrassem a partida em nenhum momento e sempre com forte apoio das arquibancadas, os comandados de Régis Marrelli confirmaram a vitória sem sustos e levaram a decisão da vaga nas semifinais para o quinto jogo.
“A equipe do São José é a atual vice-campeã do NBB e tem muita qualidade em seu elenco. Hoje (segunda-feira), eles começaram muito bem o jogo e nós não conseguimos ameaçar a vantagem deles no placar em nenhum momento. Essa série passa muito pelos desempenhos dos armadores das equipes e hoje (segunda-feira), o Nezinho não esteve tão bem enquanto que o Fúlvio teve uma boa atuação. Além disso, joguei sem o Arthur, que é meu chutador, e as coisas não se saíram bem”, disse o técnico do Brasília, José Vidal
Confira o calendário completo da série:
Uniceub/BRB/Brasília (2º) 2 x 2 São José/Unimed (7º)
29/04 – São José 90 x 76 Brasília
01/05 – Brasília 100 x 79 São José
03/05 – Brasília 91 x 76 São José
06/05 – São José 84 x 70 Brasília
09/05 – Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), às 20 horas