HOJE
Festa bauruense!
Por Liga Nacional de Basquete
Na decisão brasileira da Liga Sul-Americana 2014, Bauru domina Mogi do início ao fim e fatura o primeiro título internacional de sua história
A festa foi do Paschoalotto/Bauru. Na noite desta quinta-feira, na decisão brasileira da Liga Sul-Americana 2014, o time bauruense dominou o Mogi das Cruzes/Helbor do início ao fim, venceu o duelo realizado no Ginásio Panela de Pressão, sua casa, pelo placar de 79 a 53, e se sagrou campeão do torneio continental de maneira invicta.
A conquista da Liga Sul-Americana foi o primeiro título internacional do Bauru na história. O êxito do esquadrão do interior paulista também marcou a extensão da hegemonia verde-amarela no continente. Essa foi a quarta vez consecutiva que uma equipe brasileira sobe ao lugar mais alto do pódio das principais competições das Américas (Liga Sul-Americana e Liga das Américas).
Com o título sul-americano, o time bauruense ganhou uma vaga na Liga das Américas 2015 e se junta a Flamengo, Paulistano/Unimed e São José/Unimed como representantes do Brasil na competição que terá início no dia 16 de janeiro e que levará seu campeão para a disputa da Copa Intercontinental.
Para vencer a decisão e comemorar a conquista sul-americana ao lado de sua torcida, a equipe dirigida pelo técnico Guerrinha esteve à frente do placar desde o primeiro quarto e não deu chances ao Mogi. Depois de abrir 14 pontos de frente na parcial inicial, os donos da casa ampliaram ainda mais a vantagem antes do intervalo e, nos dois quartos finais, administrou o jogo para garantir a inédita conquista.
“A gente sabia da força do time do Mogi, então entramos em quadra com tudo e conseguimos abrir uma boa vantagem logo de cara. Estivemos focados durante os 40 minutos e isso fez a diferença para nós. Colhemos o fruto agora, mas não podemos esquecer que a temporada ainda tem muita coisa pela frente, com o NBB e a Liga das Américas”, declarou o pivô Rafael Hettsheimeir.
-
Alex Garcia, do Bauru, e Filipin, do Mogi -
Larry Taylor, do Bauru, e Elinho, do Mogi -
Jefferson, do Bauru, e Gerson, do Mogi -
Alex Garcia, do Bauru, eleito o MVP da Liga Sul-Americana 2014, e Geraisme Bozikis, presidente da ABASU -
No final de 2014, Bauru conquistou o título sul-americano (FIBA Americas) -
Comemoração do título
Autor de 18 pontos, Hettsheimeir foi o principal pontuador da partida e o grande destaque bauruense no jogo. Com um duplo-duplo de 11 pontos e 13 rebotes, o ala/pivô Jefferson William também foi outro a ter bom desempenho, assim como os alas Robert Day, que marcou 13 pontos. Eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) do torneio, Alex deixou a quadra com 12 pontos e oito assistências.
+ Clique aqui e confira todas as estatísticas da decisão
Pelo lado do time visitante, os principais pontuadores foram o norte-americano Tyrone e o ala/pivô Thomas, ambos com 11 pontos.Grande sensação da última temporada do NBB, Mogi disputou a Liga Sul-Americana pela primeira vez em sua nova era e logo de cara ficou com o vice-campeonato.
“Mogi é uma cidade apaixonada por basquete e essa evolução é um prêmio para todo mundo. Estou nesse projeto desde o início e sei o quão duro foi chegar até aqui. É claro que não gostaríamos de perder, ainda mais dessa forma, mas não podemos desprezar um vice-campeonato continental para uma equipe que tem pouco mais de cinco anos de vida”, declarou Gustavinho.
O jogo
O nervosismo por conta do caráter decisivo do jogo tomou conta das equipes e os minutos iniciais foram bastante truncados. Mas aos poucos Bauru foi melhorando sua produção, graças ao desempenho de Alex, autor de sete dos primeiros 13 pontos do time, e do domínio nos rebotes. Com os rivais aumentando a vantagem no placar, o treinador mogiano Paco García parou o jogo no momento em que o placar apontava 15 a 7 a favor dos donos da casa.
Mesmo depois do tempo técnico do treinador de Mogi, Bauru seguiu com o domínio da partida nas mãos e aproveitou para ampliar ainda mais a diferença no marcador. Robert Day saiu do banco de reservas, converteu dois tiros de três pontos nos instantes finais do primeiro quarto e os comandados de Guerrinha fecharam os dez minutos iniciais do confronto com expressivos 25 a 11 de frente.
Logo no início do segundo período, a vantagem bauruense chegou na casa dos 20 pontos depois de arremessos de longa distância convertidos por Day, mais uma vez e Hettsheimeir (33 a 13). As bolas de três pontos seguiram sendo a principal arma ofensiva para Bauru. Com mais dois tiros certeiros da linha de 6,75m, nas mãos de Jefferson, duas vezes, e Hetthsheimeir novamente, o time mandante seguiu com o domínio do jogo nas mãos e levou uma vantagem de 23 pontos para o intervalo: 45 a 22.
Sem relaxar com a larga diferença no placar, Bauru continuou atuando em um ótimo ritmo e não deu chances para os rivais reagirem. Hetthsheimeir e Jefferson comandaram as ações ofensivas e a equipe mandante conseguiu ampliar ainda mais a vantagem no marcador, mesmo com Mogi tendo melhorado seu aproveitamento ofensivo. Então, depois de vitória parcial dos bauruense por 21 a 18, o duelo chegou para o último período com as equipes separadas por 26 pontos: 66 a 40.
O último período em nada alterou o roteiro do jogo. Sem poder de reação, Mogi nada pôde fazer para impedir que Bauru confirmasse a vitória com tranquilidade e fizesse a festa do lado de sua fervorosa torcida que lotou e fez muito barulho nas arquibancadas do Ginásio Panela de Pressão.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
