#JOGAJUNTO

LDB

Fez a lição de casa

Rio Claro Basquete RCB 70
x
55 B.Cearense/Cuca CEA
19
1ºQ
X
15
6
2ºQ
X
13
24
3ºQ
X
17
21
4ºQ
X
10

Gin. Felipe Karam

16 de setembro de 2015

Rio Claro supera 2º quarto ruim, domina dois últimos períodos de jogo e inicia etapa da LDB 2015 em seus domínios com vitória sobre atual campeão Basquete Cearense

DOCUMENTOS:
70
X
55
70
PTS
55
7
A3C
6
19
A2C
14
11
LLC
9
39
RT
37
14
ASS
6

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Atuando em casa, no Ginásio Felipe Karam, o Rio Claro iniciou sua trajetória na 3ª etapa da LDB com vitória. Com desempenho totalmente diferente na segunda etapa, a equipe rio-clarense superou o segundo período ruim, foi dominante nos dois últimos períodos do jogo e fechou a partida contra o atual campeão Basquete Cearense com vitória pelo placar de 70 a 55.

O grande protagonista da vitória do Rio Claro foi o ala/pivô Rafael Soleira. Um dos líderes da equipe rio-clarense, Soleira fechou a partida com 19 pontos e nove rebotes. O ala/armador Jackson, dono de 18 pontos, também se destacou no triunfo dos donos da casa. Pelo lado do Basquete Cearense, os principais destaques ficaram por conta da dupla Joel e Luís Henrique, ambos com dez pontos anotados.

“A vitória foi do time todo. Hoje eu me sobressaí, mas sem meus companheiros eu não conseguiria nem de perto ter uma atuação como essa. Jogar em casa é muito melhor. Teremos sempre uma torcida do nosso lado, temos noção dos espaços, a diferença do aro, como você tem que arremessar para a bola cair”, comentou Rafael Soleira, protagonista do triunfo do Rio Claro.

Depois de vencer na estreia da 3ª etapa da LDB 2015, o Rio Claro, dono da campanha de oito vitórias em 12 jogos (66,6% de aproveitamento), se concentra agora para enfrentar o líder Minas, nesta quinta-feira (17/09), às 16 horas (de Brasília). Já o atual campeão Basquete Cearense, que possui campanha de seis vitórias em 12 jogos (50% de aproveitamento), enfrenta o Limeira, às 14 horas.

“Perdemos dois jogadores fundamentais de última hora por lesão, mas o nosso time vai se doar mais que 100%, todo mundo vai dar o máximo que pode para suprir os desfalques e continuar em busca do nosso objetivo de se manter na parte alta da tabela e chegar no grupo dos oito melhores colocados”, finalizou Soleira.

+Clique aqui e confira a classificação da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2015

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

O Jogo

Após ver seu adversário começar melhor a partida e sair a frente no placar, o Rio Claro foi melhorando sua atuação durante o período. Com mão calibrada de Léo, autor de oito pontos, e forte defesa, os donos da casa começaram a dominar a partida e chegaram a abrir sete pontos de vantagem (17 a 10). Já na reta final do primeiro quarto, foi a vez do Basquete Cearense melhorar sua atuação. Mesmo assim, o time rio-clarense aproveitou da vantagem criada para vencer o período inicial por 19 a 15.

O segundo período foi totalmente diferente do quarto inicial. Os donos da casa não conseguiram repetir a alta produção ofensiva e anotaram apenas seis pontos nos dez minutos do quarto. Mesmo não tendo um, a atuação do Basquete Cearense foi sólida durante todo o segundo período e a equipe da Região Nordeste do Brasil fechou a primeira etapa na frente, pelo placar de 28 a 25.

O Basquete Cearense voltou melhor do intervalo e parecia que iria aumentar a vantagem no placar, mas isso não aconteceu. Com destaque para Siqueira, o Rio Claro conseguiu anotar sete pontos e voltou a ter a liderança do marcador ainda na primeira metade do terceiro período (37 a 33). A equipe do Estado do Ceará não apresentou um bom poder de reação desta vez e o Rio Claro aproveitou e, sem deixar baixar o alto ritmo ofensivo, o time do técnico Leonardo chegou a ter nove pontos de vantagem (49 a 40), mas cinco pontos seguidos de André Mellim, o Basquete Cearense conseguiu reduzir a desvantagem para quatro pontos ao final do terceiro período: 49 a 45.

Os donos da casa abriram o período derradeiro com os seis primeiros pontos daquele quarto e abriu mais uma vez dez pontos de vantagem (55 a 45), porém, desta vez, o Basquete Cearense reagiu rápido, aplicou também seis pontos seguidos, voltou a colocar o placar com diferença de quatro pontos e deixou a partida totalmente aberta (55 a 51). O time nordestino chegou a reduzir a desvantagem para apenas um ponto, porém não conseguiu igualar o placar. Após o susto, o Rio Claro voltou a ter o domínio da partida e ao anotar os últimos 11 pontos do jogo, os donos da casa finalizaram o jogo com boa vitória por 11 pontos de vantagem.