HOJE
Final em 5 jogos!
Por Liga Nacional de Basquete
Em Assembleia Geral da LNB, clubes decidem por retomar modelo "melhor de cinco" para a Final do NBB; 16 equipes se inscrevem para 8ª edição do nacional

Campeão do NBB será decidido em uma melhor de 5 na Final; formato foi adotado nos 3 primeiros NBB’s (Fotojump/LNB)
O formato “melhor de cinco” está de volta à Final do NBB. Nesta terça-feira, em Assembleia Geral da Liga Nacional de Basquete, realizada na sede da entidade, em São Paulo (SP), os representantes dos clubes filiados à LNB optaram por retomar o modelo de playoff com cinco partidas para a decisão, adotado nas três primeiras edições do maior campeonato do país.
Para a próxima temporada, o formato das séries de playoff também sofreu uma alteração. Os confrontos de mata-mata serão disputados no modelo 1-2-1-1, com os Jogos 2,3 e 5 sendo realizados na casa da equipe de melhor campanha na fase de classificação. Nas duas últimas edições, o formato foi o 2-2-1, e o time mais bem classificado sediou os Jogos 1,2 e 5.
“Chegou a hora de voltarmos à final em cinco jogos. Foi muito importante a experiência que tivemos nas últimas quatro edições, com jogos na TV aberta. O NBB ganhou extrema visibilidade e isso ajudou no processo de consolidação da competição. Hoje, temos um campeonato forte e, assim como as principais competições mundiais, será emocionante voltar a decidir o título numa série de cinco partidas”, afirmou o Presidente da LNB, Cássio Roque.
Ainda na Assembleia, 16 clubes formalizaram o pedido de inscrição para participar da temporada 2015/2016 do NBB. Com exceção do Palmeiras, que oficializou um pedido de afastamento da competição, todos os participantes da última edição do nacional manifestaram o interesse em disputar a oitava edição do NBB: Basquete Cearense, Paschoalotto/Bauru, UniCEUB/BRB/Brasília, Flamengo, Franca Basquete, Winner/Limeira, Macaé Basquete, Minas Tênis Clube, Mogi das Cruzes/Helbor, Paulistano/Unimed, Pinheiros, Rio Claro Basquete, São José/Unimed e Unitri.

Campeão da Liga Ouro 2014, Caxias é um dos inscritos no NBB 15/16 (Guilherme Peixinho/LNB)
A novidade ficou por conta do Caxias Basquete (RS), que sagrou-se campeão da Liga Ouro 2014 e assim conquistou o direito de pleitear a uma vaga na elite do basquete nacional. Com a ausência do Palmeiras, a Liga Sorocabana, rebaixada à Liga Ouro no último NBB, tem direito à vaga na temporada 2015/2016.
Agora, as equipes terão 30 dias para apresentar a documentação necessária e comprovar que possuem condições técnicas, financeiras e estruturais para a disputa do NBB. A LNB avaliará as inscrições de todos os times para decidir em nova reunião do Conselho de Administração, ainda em agosto, quais serão os participantes da temporada 2015/2016 do campeonato nacional. Na oportunidade, será divulgada também a tabela completa de jogos.
A reunião serviu também para manter o sistema de acesso e descenso da próxima temporada. Assim como no ano passado, somente o último colocado do NBB será rebaixado à Liga Ouro, enquanto que o campeão da Divisão de Acesso terá o direito de pleitear a uma vaga na elite do basquete brasileiro.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca