HOJE
Flamengo vence Pinheiros por um ponto na rodada de estreia do NBB
Por Liga Nacional de Basquete
Sete jogos e muita emoção marcaram a abertura do campeonato da LNB: Limeira venceu Joinville na prorrogação e Franca o Saldanha por um ponto
São Paulo – Pinheiros e Flamengo/Petrobras fizeram um jogo muito equilibrado, decidido no último segundo. O Flamengo venceu por 90 a 89, com dois lances livres de Marcelinho, que foi o cestinha do jogo com 36 pontos. Marquinhos, o principal marcador do Pinheiros, fez 28. Sete jogos marcaram a rodada de abertura do Novo Basquete Brasil (NBB), nesta quarta-feira, no ginásio do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. A rodada, com 14 dos 15 clubes do NBB – o GRSA/Itabom/Bauru folgou – marca o início da competição da Liga Nacional de Basquete (LNB), organizada pelos clubes. O campeonato tem parceria da Rede Globo.
O jogo foi aberto com uma homenagem ao veterano Jatyr Schall, campeão mundial com a seleção brasileira em 1959, título que completa 50 anos no sábado (31/1).
“É um campeonato forte, com jogadores de excelente nível técnico. Eles têm o Marquinhos, nós o Marcelinho. E esperamos mesmo muita competitividade. O Flamengo sentiu a falta de ritmo. Afinal este é o nosso terceiro jogo da temporada. O nosso Estadual é muito fraco”, disse Paulo Chupeta, técnico do Flamengo, que passou grande tensão no último quarto. “O basquete é apaixonante por causa disso. Um jogo é definido no último segundo, como esse. Espero que assim, o NBB resgate o público e o basquete a popularidade”, acrescentou Chupeta.
Para o pivô Baby, que estava jogando na Rússia, foi bom ver que o campeonato será equilibrado. “Jogamos mal na defesa, mas fomos eficientes no ataque.” O ala-armador Marcelinho disse que só é importante ser o cestinha quando também se tem efetividade no jogo. “Fico feliz por ver o Flamengo estrear com vitória. A efetividade é o que me motiva.”
<b>Falta entrosamento</b>
O pivô Marquinhos, do Pinheiros, gostou de ver a grande disputa entre os times, mas apontou a falta de entrosamento em seu grupo. “Os jogadores do Pinheiros tem se focar mais para conseguir resultados melhores.” O técnico Cláudio Mortari disse que o Flamengo é um time campeão mesmo e o Pinheiros está estreando agora alguns jogadores. “Ainda falta entrosamento na equipe. Soubemos explorar a posse de bola em alguns momentos decisivos do jogo e isso compensou as deficiências.”
O Pinheiros, escalado pelo técnico Claudio Mortari, teve Bruno Mortari, Benites, Leonardo Morro, Alexandre e Marquinhos. O Flamengo/Petrobras, do técnico Paulo Chupeta, começou com Hélio, Marcelinho, Duda, Jefferson e Baby.
O time do Rio dominou o placar no primeiro quarto e chegou a abrir nove pontos de vantagem: 20/11. Mas não conseguiu dominar o primeiro tempo com facilidade. O Pinheiros reagiu, empatou por 30 a 30, no segundo quarto. O Flamengo chegou a abrir seis pontos (40/34), mas o Pinheiros novamente encostou. Os dois times passaram a se revezar na frente no marcador, numa boa briga, entre os repatriados Baby e Marquinhos sob o garrafão. O Pinheiros foi para o vestiário, no intervalo do jogo, dois pontos a frente (53/51).
Os times fizeram um segundo tempo emocionante, de grandes mudanças no placar. O Pinheiros dominou o terceiro quarto e chegou a abrir 9 pontos de vantagem (62/53). O Flamengo encostou no placar 65/64 e 73/72 e passou 78/73. Mas nenhum dos dois times se entregou até o final e os técnicos passaram a usar todos os recursos do banco de reservas. Faltando menos de um minuto para o fim, o Pinheiros passou 87/86 e a decisão foi dramática. A 20 segundos de zerar o tempo o Pinheiros vencia por 89 a 88 e o técnico Paulo Chupeta pediu tempo para armar uma jogada. Com uma falta e dois lances livres de Marcelinho, o Flamengo venceu por um ponto: 90 a 89.
<b>Os resultados de toda a rodada</b>
Cetaf/Garoto/UVV/PMVV 77 x 56 Lupo/Araraquara
Universo/BRB/Financeira Brasília 88 x 75 Amigão/Andorinha/Unimed/Assis
Pinheiros 89 x 90 Flamengo Petrobras
Paulistano/Amil 82 x 76 Pitágoras/Minas
São José/Unimed/Vinac 73 x 68 Univates/Bira
Winner/Limeira 93 x 88 Ciser/Araldite/Univille/Joinville
Saldanha da Gama 79 x 80 Vivo/Franca
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca