#JOGAJUNTO

LDB

Franca é campeão!

São José Basketball SJO 50
x
66 SESI Franca FRA
11
1ºQ
X
24
18
2ºQ
X
17
10
3ºQ
X
10
11
4ºQ
X
15

Universidade Metodista

10 de setembro de 2016

Com domínio do início ao fim, Franca controla São José na última rodada da Série Ouro, mantém invencibilidade na LDB 2016 e conquista título inédito

DOCUMENTOS:
50
X
66
50
PTS
66
4
A3C
4
13
A2C
20
12
LLC
14
37
RT
26
5
ASS
14

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Sesi-SP/Franca Basquete é o mais novo campeão da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Na noite deste sábado, em São Bernardo do Campo (SP), na partida de encerramento da edição 2016 da competição, a equipe da Capital do Basquete dominou o São José Basketball, levou a melhor pelo placar de 66 a 50 e se sagrou campeão de maneira invicta.

MVP! MVP! MVP! O pivô João Pedro foi o MVP da Série Ouro da LDB 2016. Autor de 12 pontos e nove rebotes da partida do título, o jogador de 21 anos foi eleito o Jogador Mais Valioso do hexagonal final, com médias de 10,8 pontos e 10,1 rebotes nos cinco últimos jogos do campeonato em São Bernardo do Campo (SP).

Na batida dele: Principal motor da máquina de jogar basquete que é o Franca, Alexey sobrou nesta LDB e teve sua bela competição premiada com uma grande atuação na vitória do título: cestinha com 19 pontos, além de cinco assistências e 20 de eficiência, o mais eficiente da decisão do título.

2º invicto: Com oito vitórias em oito jogos disputados, o Franca se tornou o segundo time na história da LDB a conquistar o título de maneira invicta. Em 2014, o Basquete Cearense, de Davi Rossetto, faturou o troféu de campeão ao vencer 28 das 28 partidas que jogou.

Fala aí: “Entramos nessa LDB para sermos superiores mesmo. Sabíamos que tínhamos condições de fazer uma campanha como essa, mas para isso precisávamos ser consistentes e jogar duro na defesa o tempo todo. E foi dessa maneira que conquistamos esse título invicto”, comentou o armador e capitão do Franca, Alexey.

Vice honroso: O São José não deixou de lutar um minuto sequer nesta LDB. Segundo melhor time da competição, a equipe do técnico Chris Ahmed teve como principais destaques na decisão o armador Pedrinho, com 15 pontos, o ala Biloca, autor de 11 pontos, e o pivô Braga, que fez seis pontos e pegou dez rebotes.

Mérito: Em sua melhor colocação desde sua primeira participação na LDB, o São José ficou entre os quatro primeiros da competição pela segunda vez na história. A primeira aconteceu em 2012, quando ficou com a quarta colocação na edição que teve Bauru, de Ricardo Fischer e Gui Deodato, como campeão.

Fala aí: “Merecemos muito chegar onde chegamos. Estamos trabalhando com esses garotos desde que tinha 13 anos e nesse período fomos ganhando diversos campeonatos. Mostramos nossa força e jogamos de igual pra igual com todas as equipes da LDB, isso nos deixa muito satisfeitos”, comentou o técnico Chris Ahmed, que completou:

“Infelizmente não fizemos um bom jogo hoje. Não conseguimos marcar como vinhamos marcando o campeonato todo e a bola não caiu. Franca tem muito mérito, uma equipe muito boa, que tem cinco atletas efetivos no adulto. Mas saímos desta LDB de cabeça erguida e esse resultado coroa essa geração vencedora do São José”, finalizou o comandante joseense.

Classificação final: Com o fim das disputas, a classificação final da LDB 2016 ficou da seguinte maneira: Franca (1º), São José (2º), São Bernardo (3º), Winner/Limeira (4º), Ginástico (5º) e Flamengo (6º).

Belo início: Franca mostrou seu cartão de visitas logo no início do jogo: defesa forte e ataque sólido. Com domínio dos pivôs João Pedro e Du Sommer, a equipe francana ainda contou com Alexey decisivo e mortal para abrir 13 pontos e fechar o primeiro quarto com 24 a 11 de frente.

Mais Franca: A pressão francana não parou por aí. Com Antonio quente nas bolas de 3 pontos, o time do técnico Daniel Wattfy chegou a ter 17 pontos de vantagem (35 a 18) e ficou com situação mais confortável na partida. Ao fazer os três últimos pontos da parcial, o São José cortou o prejuízo para 12 pontos ao final do segundo período: 41 a 29.

Manteve: O terceiro quarto foi fechado com a mesma diferença do anterior: 12 pontos. Porém, o Franca seguiu dominando sem sequer ser incomodado e com vantagem sempre beirando os 15 pontos. Assim, o período terminou em 10 a 10 e os times foram ao último quarto com 51 a 39.

Reação tardia: A vantagem do Franca ficou bem próxima dos 20 pontos no começo do quarto período, mas o São José foi se recuperando aos poucos e chegou a baixa-la para 11 (61 a 50). Mas a animação da equipe do Vale do Paraíba não durou muito, pois Alexey apareceu e, com quatro pontos seguidos, jogou um balde de água fria na reação joseense. Placar final: 66 a 50.

Fala aí: “Não dá pra entrar em uma final sem ter foco. Estávamos muito concentrados e sabendo o que tinha que ser feito. Conseguimos abrir uma boa vantagem logo no início e isso nos ajudou a controlar o time deles. Nos comportamos muito bem emocionalmente e isso pesou muito a nosso favor também”, disse o francano Alexey.