#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Franca écampeão

11-10-2018 | 04:43
Por Liga Nacional de Basquete

Franca derrota Paulistano, encerra série final em 2 a 0 e se sagra campeão do Campeonato Paulista 2018; equipe encerra jejum de 11 anos sem títulos

Com a conquista sobre o Paulistano, Sesi Franca quebra jejum de 11 anos sem títulos (Everton Amaro/Fiesp)

O Campeonato Paulista tem um novo campeão. Nesta quarta-feira (10/10), no Ginásio Antônio Prado Jr, o Sesi Franca Basquete venceu o Paulistano em duelo muito equilibrado, por 77 a 69, e fechou a série melhor de três em 2 a 0. Com isso, a equipe encerrou um jejum de 11 anos sem títulos e soltou o grito de campeão do Estadual pela 12ª vez na história.

+Confira as estatísticas completas da partida

“Esse título representa a resiliência e o poder de reação da nossa equipe. Vou confessar que passei momentos difíceis durante a temporada, mas só tenho que agradecer a todos. Mais do que a conquista, é a mensagem deixada: acreditar sempre e nunca desistir. Esse grupo trabalhou muito, se doou intensamente e soube virar uma página. O grito estava entalado e hoje podemos falar que somos campeões. Parabéns para todos”, afirmou Helinho.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Por vocês e pra vocês, sempre! O MAIOR DO BRASIL! 🏀❤

Uma publicação compartilhada por Franca Basquetebol Clube (@sesifrancabasquete) em

Destaques da partida

Eleito o MVP das finais, o armador Elinho protagonizou mais uma grande partida, com 17 pontos e cinco rebotes. Além dele, outros quatro jogadores ficaram com pontuações na casa dos dois dígitos: o ala/pivô Lucas Dias (14 pontos), o pivô Lucas Cipolini (11 pontos) e os alas Jimmy (13 pontos) e David Jackson (13 pontos). Ao todo, o quinteto do Franca anotou 88,3% dos pontos da equipe no jogo.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

MVP DAS FINAIS! 🏆🏀 Merecidíssimo!

Uma publicação compartilhada por Franca Basquetebol Clube (@sesifrancabasquete) em

Já pelo CAP, a responsabilidade de chamar o jogo ficou para o jovem armador Yago, que com 12 pontos, foi o cestinha do time na partida. Outros dois atletas também alcançaram bons números, caso do pivô Guilherme Hubner (11 pontos) e do ala/armador Roquemore (10 pontos). No geral, o trio anotou quase 50% dos pontos do time no confronto.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Grande batalha! Lutamos do início ao fim no campeonato inteiro! #OrgulhoPaulistano

Uma publicação compartilhada por Paulistano Basquete (@paulistano.basquete) em

O jogo

A partida começou pegada, com o Paulistano à frente do placar por quase toda a parcial inicial. Nos últimos três minutos do período, o Franca buscou o empate e virou o jogo, graças à bola de dois pontos convertida pelo ala/pivô Lucas Dias. No minuto final, o CAP reagiu à blitz do Franca e conseguiu criar uma certa vantagem para o segundo quarto (20 a 13).

Com início muito equilibrado e com o CAP na frente durante todo o período, o segundo quarto terminou empatado em 14 a 14. Com o resultado, o Paulistano conseguiu ir para o intervalo à frente no marcador (34 a 27) e manteve viva a chance do Jogo 3 na série.

O terceiro quarto começou com forte pressão da equipe francana, que com ótima consistência defensiva, encostou no placar e conseguiu buscar o empate (47 a 47).

Já nos dez minutos finais, com duas bolas de três e uma de dois pontos do ala André Goes, o Franca alcançou sua maior vantagem na partida, de nove pontos (60 a 51). Com um cenário difícil à vista, o CAP partiu para cima e baixou a diferença para quatro pontos (67 a 63), graças a duas bolas de três do ala Eddy.

Já no minuto final, o técnico Helinho Garcia organizou a equipe que, com bom jogo defensivo e ofensivo, conseguiu abrir vantagem e sair vitorioso de quadra. Desta forma, o Franca conquistou mais um título do Campeonato Paulista, o 12º em sua história.

Próxima parada

As equipes agora guardam forças para a estreia no NBB CAIXA 2018/2019. O Franca jogará contra o Corinthians, na próxima terça-feira (16/10), no Ginásio Wlamir Marques, às 20 horas, com transmissão ao vivo da ESPN. Já o Paulistano, atual campeão da competição, realizará a partida de abertura já neste sábado (13/10), contra o Mogi das Cruzes/Helbor, no Ginásio Antônio Prado Jr, às 13h35, com transmissão simultânea da Band e da ESPN.