HOJE
Estrangeirodo Ano
Por Liga Nacional de Basquete
Decisivo na tríplice coroa do Flamengo, Franco Balbi se torna primeiro argentino a vencer prêmio de Estrangeiro do Ano do NBB CAIXA

Balbi foi eleito o Armador do Ano e o Estrangeiro do Ano do NBB CAIXA 2018/2019
Um dos principais destaques do NBB CAIXA, o argentino Franco Balbi conquistou diversos títulos, tanto individuais quanto coletivos, na temporada 2018/2019. Logo em seu primeiro ano no Brasil, o armador do Flamengo foi escolhido como o Estrangeiro do Ano do NBB CAIXA, nesta quinta-feira (13), na festa de premiação da competição, realizada em São Paulo.
Para conquistar tal prêmio, Balbi conseguiu superar adversários de respeito na votação: o cestinha da competição Kyle Fuller, do Corinthians, e o experiente David Jackson, do Sesi Franca Basquete.
“É muito bom chegar no Brasil e já conseguir dois prêmios pessoais, além de ter brigado pelo prêmio de MVP, que foi merecidamente para o JP Batista, por ter feito uma grande temporada. Fiquei muito feliz com meu primeiro ano no Brasil ganhando não só prêmios individuais, mas, principalmente, pelos três títulos com o Flamengo”, afirmou o armador rubro-negro.
+Destaques individuais da temporada 2018/2019 do NBB CAIXA são revelados
A temporada de Franco Balbi foi praticamente perfeita. O argentino foi peça chave na “tríplice coroa” do Flamengo (Carioca, Copa Super 8 e NBB CAIXA) e não demorou para cair nas graças da torcida rubro-negra com seu estilo de jogo clássico e muito vistoso. É difícil encontrar alguma pessoa que não se divertiu com alguma jogada do armador rubro-negro.
No início de sua jornada com o time carioca, Balbi teve algumas oscilações em suas atuações. Mas a partir do mês de dezembro, o argentino embalou de vez e assumiu um papel de protagonista na equipe comandada pelo treinador Gustavo De Conti. Na Copa Super 8, por exemplo, conseguiu médias de 14,6 pontos e 8,6 assistências nas partidas que deram o título ao Flamengo.
No NBB CAIXA, o jogador acumulou médias gerais de 10,8 pontos, 5,7 assistências e 14,6 de eficiência. Nas Finais da competição, contra o Sesi Franca, o argentino também foi decisivo e contribuiu com 12,6 pontos, 5,2 assistências e 12,2 de eficiência nos jogos que renderam o hexacampeonato do Flamengo.
O resultado não podia ser outro do que a coroação da temporada com prêmios individuais. Um dos finalistas ao prêmio de MVP Bud da Fase de Classificação e eleito o Estrangeiro do Ano, o jogador nascido em Junín, província de Buenos Aires (ARG) ainda levou para casa o troféu de Armador do Ano da competição.
“Já esperava conquistar títulos porque o Flamengo sempre está brigando por conquistas, em todos os campeonatos que disputa. Dos cinco campeonatos que disputamos, ter chegado em quatro Finais é muito mais do que podemos pedir”, disse Balbi.
Com a conquista, Franco Balbi se tornou o primeiro argentino a vencer o prêmio de Estrangeiro do Ano. Ele se juntou aos norte-americanos David Jackson (2013/2014 e 2014/2015), Shamell Stallworth (2015/2016), Desmond Holloway (2016/2017) e Tyrone Curnell (2017/2018) como os vencedores desse prêmio.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil. Governo Federal.
Confira todos os vencedores do prêmio de Estrangeiro do Ano do NBB CAIXA:
NBB CAIXA 2013/2014: David Jackson (Limeira)
NBB CAIXA 2014/2015: David Jackson (Limeira)
NBB CAIXA 2015/2016: Shamell (Mogi das Cruzes)
NBB CAIXA 2016/2017: Desmond Holloway (Pinheiros)
NBB CAIXA 2017/2018: Tyrone Curnell (Mogi das Cruzes)
NBB CAIXA 2018/2019: Franco Balbi (Flamengo)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca