HOJE
A recompensado trabalho
Por Liga Nacional de Basquete
Vindo do banco, Gabriel Collaço tem papel fundamental em vitória do Corinthians e recebe elogios do treinador: "é o menino que mais treina no time"
O Corinthians iniciou sua primeira LDB de maneira animadora. O time comandado pelo treinador Vitor Galvani venceu seus dois primeiros jogos com uma boa margem e mostrou que entrou na competição para brigar por coisas grandes.
Na partida desta quinta-feira (25/07), contra o Curitiba Basquetebol/Círculo Militar do Paraná, o clube de Parque São Jorge demorou um pouco para entrar de vez na partida. Depois de algumas mudanças feitas, o Timão pegou embalo e conseguiu abrir uma boa vantagem sobre o time da casa.
“Mesmo com os arremessos não caindo no início, mantivemos nossa proposta de acelerar o jogo, de procurar o arremesso livre e arremessar sempre que possível. Conseguimos permanecer confiantes até que começou a cair e assumimos a liderança do placar”, disse Galvani.

Corinthians tem dois jogos e duas vitórias na LDB 2019 (Hedeson Alves/LNB)
Três jogadores vindos do banco foram fundamentais na arrancada da equipe: os armadores Pedro e Bruno Alves (15 pontos cada) e, principalmente, o ala Gabriel Collaço, cestinha da partida com 20.
“Tentamos fazer o que o Galvani (treinador) sempre pede, que é conseguir criar alguma vantagem e poder arremessar da melhor maneira possível. Começamos um pouco mal, errando esses arremessos livres. Quando ele trocou o time, melhoramos nosso aproveitamento e abrimos uma boa vantagem. Além disso, defendemos muito bem também”, afirmou Gabriel Collaço.
O técnico do Timão elogiou bastante o desempenho deste último, que pôde colocar em prática tudo aquilo que treina (e muito).
“Todos entraram bem, mas o (Gabriel) Collaço fez uma partida que não víamos há um bom tempo. Ele é o menino que mais treina no time e conseguiu mostrar todo seu arsenal nessa partida”, avaliou o comandante.

Gabriel saiu do banco de reservas e ajudou o Corinthians com 20 pontos e sete rebotes (Hedeson Alves/LNB)
Vindo do Minas Tênis Clube no último ano, o ala Gabriel Collaço está disputando sua segunda LDB. Na edição passada, o jogador de 17 anos e 1,95m teve médias de 7,6 pontos e 1,5 rebotes.
“O Minas TC fez um excelente trabalho de desenvolvimento com ele. Ele é um menino que sempre temos que trabalhar com a parte mental dele, para manter ele motivado. Ele é o menino que mais treina, está em quadra o tempo todo”, afirmou Vitor Galvani.
O treinador do Corinthians ainda brincou ao falar sobre a inspiração de Gabriel no norte-americano James Harden, do Houston Rockets, da NBA.
“De vez em quando ele assiste alguns vídeos do James Harden e me mata do coração com algumas bolinhas que resolve chutar (risos). Mas se ele está treinando forte, temos que fazer vista grossa às vezes”, admitiu o comandante.

Na LDB 2018, o ala atuou pelo Minas Tênis Clube e teve média de 7,6 pontos por partida (João Pires/LNB)
No Minas desde os 12 anos, Gabriel contou um pouco sobre a transferência para o Corinthians. No começo não foi muito fácil sair do local que era sua casa, mas nada melhor do que o tempo para ajudar na adaptação.
“Foi uma mudança bem difícil. É complicado conseguir se adaptar rapidamente ao sair de casa, depois de tanto tempo. Estava no Minas desde os 12 anos e vim para o Corinthians no ano passado. No começo foi difícil, mas agora já estou me adaptando bem melhor”, disse Gabriel, que completou sobre sua atuação no jogo desta quinta-feira:
“Acho que fiz o que sempre treino, só isso (risos)”, completou.
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca