#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Grande contratação

31-07-2014 | 11:37
Por Liga Nacional de Basquete

Para reforçar seu garrafão, atual vice-campeão Paulistano acerta com o pivô Fab Melo, ex-Boston Celtics; atleta, de 24 anos e 2,13m de altura, disputará o NBB pela 1ª vez

Com passagem pela NBA, Melo chega para reforçar o garrafão do Paulistano (Celticslife.com)

Com passagem pela NBA, Melo chega para reforçar o garrafão do Paulistano (Celticslife.com)

O Paulistano/Unimed acertou com um grande reforço para a temporada 2014/2015 do basquete brasileiro. Atual vice-campeão do NBB, o time da capital paulista anunciou, na noite desta quarta-feira, a contratação do pivô Fab Melo, de 24 anos, que estava no basquete profissional norte-americano.

Aos 24 anos, Melo fará sua estreia no NBB e também ajudará o Paulistano nas disputas do Campeonato Paulista 2014 e da Liga das Américas 2015. O jogador é a segunda novidade do time dirigido pelo técnico Gustavo De Conti para as próximas competições – a primeira foi o armador Fernando Penna – e já está treinando ao lado de seus novos companheiros.

“Aqui o estilo é de jogo em equipe, sem individualismo, como eu gosto de jogar. Acho que posso ajudar muito na defesa, que é o ponto forte do meu jogo. Estou treinando para desenvolver ainda mais o meu jogo e espero corresponder em quadra”, afirmou Fab Melo.

Pela Universidade de Syracuse, Melo registrou grandes atuações (Divulgação)

Pela Universidade de Syracuse, Melo registrou grandes atuações e chegou à NBA (Divulgação)

Nascido na cidade de Juiz de Fora (MG), Fabrício Paulino de Melo passou praticamente toda carreira nos Estados Unidos. Aos 17 anos, o jogador, partiu para a América do Norte para atuar no basquete colegial. Depois de se destacar, o pivô foi recrutado pela Universade de Syracuse, uma das mais tradicionais do país e responsável por formar grandes jogadores, como o ala Carmelo Anthony, atualmente no New York Knicks.

Sob o comando do lendário técnico Jim Boheim, Fab Melo viveu grandes momentos em Syracuse. Em sua segunda temporada na universidade, o brasileiro ganhou notoriedade e registrou a expressiva média de 2,9 tocos por partida. Com o bom desempenho, o jogador virou alvo de várias equipes da NBA e optou por abrir mão de seus dois últimos anos na faculdade para se tornar profissional.

Escolhido na 22ª posição do Draft 2012 pelo Boston Celtics, Fab Melo ingressou na NBA para a temporada 2012/2013, mas acabou recebendo poucas chances na equipe alviverde. Desta maneira, o atleta, de 2,13m de altura, acabou emprestado para o Maine Red Claws, time que disputa a NBDL (Liga de Desenvolvimento do basquete norte-americano).

Na D-League, Melo teve ótimas atuações. Diante do Erie BayHawks, no dia 22 de dezembro de 2012, o jogador registrou um expressivo triplo-duplo, com 15 pontos, 16 rebotes e 14 tocos (recorde histórico do campeonato). Cinco dias depois, o brasileiro voltou a brilhar e anotou incríveis 32 pontos, nove rebotes e nove tocos, em partida contra o Idaho Stampede. Ao todo, o pivô atuou em 33 jogos e somou médias de 9,8 pontos, 5,9 rebotes e 3,1 tocos

Após o término da temporada, Melo acabou trocado pelo Boston Celtics para o Memphis Grizzlies. Sem espaços na nova equipe, o jogador foi dispensado e retornou à NBDL, desta vez para atuar pelo Texas Legends. Com menos espaço do que ano anterior, o pivô ficou em quadra apenas 13,3 minutos em média por partida e somou 5,2 pontos, 3,9 rebotes e 0,8 tocos por jogo. Agora, no Paulistano, o jogador viverá sua primeira experiência no NBB.

“Eu não estava conseguindo jogar uma temporada inteira nos Estados Unidos. Precisava de continuidade e o Paulistano me ofereceu isso. Cheguei a treinar por aqui antes de ir para os Estados Unidos, então é um ambiente onde me sinto bem”, explicou Melo.

Fab Melo já iniciou os treinamentos no Paulistano (Divulgação)

Melo iniciou os treinos no Paulistano e deve fazer sua estreia já na primeira rodada do Estadual, no próximo dia 7 (Divulgação)