#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Grande notícia!

16-04-2015 | 09:32
Por Liga Nacional de Basquete

NBA anuncia partida entre Flamengo e Orlando Magic como parte do Global Games Rio 2015; jogo será em outubro, na HSBC Arena

Alexandre Póvoa e Arnon de Mello

NBA Global Games Rio 2015 terá partida entre Flamengo e Orlando Magic (Alexandre Loureiro/Inovafoto)

O basquete brasileiro recebeu uma ótima notícia na manhã desta quinta-feira. A NBA (National Basketball Association) anunciou que o Orlando Magic vai enfrentar o Flamengo, atual bicampeão do NBB e da Copa Intercontinental, no terceiro jogo consecutivo de pré-temporada no Brasil, que será realizado no dia 17 de outubro, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), como parte do NBA Global Games 2015.

“A popularidade do basquete é maior do que nunca e o Global Games Rio 2015 é parte do nosso compromisso com o crescimento do basquete. Estamos orgulhosos por trazer esse tipo de experiência para os fãs brasileiros pelo terceiro ano consecutivo e de ter a honra de enfrentar um dos melhores times do Brasil em uma das grandes cidades do mundo”, disse o comissário da NBA, Adam Silver.

O jogo será uma reedição do confronto da pré-temporada 2014, disputado em 15 de outubro de 2014, quando o Magic venceu os rubro-negros por 106 a 88, no Amway Center, em Orlando (EUA). Entre os seus principais nomes, o Flamengo conta com dois atletas com passagens pela NBA: Marquinhos, que atuou pelo New Orleans Hornets (2006/2007), e o argentino Walter Herrmann, que vestiu as camisas do Charlotte Bobcats (2006/2007) e Detroit Pistons (2007-2009), além do ala Marcelinho Machado, ex-capitão da Seleção Brasileira.

“Estamos muito felizes por receber uma partida do Global Games pelo terceiro ano consecutivo. O basquete vive um momento muito bom no Brasil, a modalidade vem evoluindo, se desenvolvendo, recuperando o seu espaço graças à organização e aos bons resultados internacionais da Seleção Brasileira e dos clubes. A confirmação desse grande evento fortalece a relação da NBA com o país, estreita ainda mais a ligação com os fãs, e reforça a parceria que o escritório brasileiro tem com a LNB”, comentou Arnon de Mello, Vice-Presidente e Diretor Executivo da NBA Brasil.

Flamengo enfrentou Orlando Magic na pré-temporada da NBA em 2014; norte-americanos venceram, por xx a xx

Flamengo enfrentou Orlando Magic no Amway Center pela pré-temporada da NBA em 2014 (Getty Images/NBA)

O Flamengo terminou a fase de classificação do NBB na terceira posição geral, com campanha de 23 vitórias e sete derrotas (76,7% de aproveitamento) e segue em busca do seu quarto título da competição (campeão em 2008/2009, 2012/2013 e 2013/2014). Em 2014, o clube da Gávea participou da pré-temporada da NBA enfrentando, além do Magic, o Memphis Grizzlies e o Phoenix Suns, em iniciativa pioneira promovida pelo escritório brasileiro.

“O Flamengo sente enorme orgulho em representar a Liga Nacional de Basquete nesse evento histórico que comemora a parceria com a NBA. Para o esporte em nosso clube, é a consolidação definitiva do processo de internacionalização, que começou pela conquista da Liga das Américas e da Copa Intercontinental, passou pelo convite – o primeiro a uma equipe latino-americana – para a disputa de três jogos na pré-temporada da NBA nos Estados Unidos e, agora, chega ao ápice com a realização dessa partida contra o Orlando Magic em nossa casa. A torcida rubro-negra e os amantes do basquete já estão convocados para uma linda festa no dia 17 de outubro. Que esse sonho para o basquete brasileiro esteja apenas começando”, comemorou Alexandre Póvoa, Vice-Presidente de Esportes Olímpicos do Flamengo.

Ex-Charlotte e Detroit, Herrmann voltará a enfrentar um time da NBA com a camisa do Flamengo (Getty Images/NBA)

Ex-Charlotte e Detroit, Herrmann voltará a enfrentar um time da NBA com a camisa do Flamengo (Getty Images/NBA)

Já o Orlando, duas vezes campeão da Conferência Leste (2009/1995), será liderado por Victor Oladipo, draftado na posição 2 em 2013 e eleito para o ‘All-Star Rookie Team’ em 2014. Oladipo é ainda o atual vice-campeão do Torneio de Enterradas do ‘All-Star Weekend’. Este será o oitavo jogo internacional do Magic desde 1993.

“Estamos ansiosos por representar a comunidade da Flórida central e a NBA apresentando a nossa grande comunidade e nosso time. O Brasil tem sido um mercado enorme para o Orlando Magic e nossa região e essa viagem vai contribuir muito para a parceria que temos cultivado, especialmente em relação ao segmento de turismo e nosso trabalho local. Ficamos muito felizes em receber o Flamengo ano passado no Amway Center e vimos a paixão dos fãs brasileiros que assistiram ao jogo. Estamos muito animados, será uma grande oportunidade”, falou Alex Martins, CEO do Orlando Magic.

Além da ação dentro de quadra, o NBA Global Games 2015 vai apresentar uma série de atividades e ações fora de quadra, incluindo o projeto social NBA Cares e interação com os fãs em eventos em cada uma das cidades. Os jogos serão apoiados por diversos parceiros comerciais e de marketing, e estarão disponíveis para os fãs globais na TV, em plataformas digitais e redes sociais. Detalhes sobre ingressos serão informados nas próximas semanas.

O anúncio do NBA Global Games Rio 2015 marca mais uma ação promovida pelo escritório brasileiro em parceria com a LNB (Liga Nacional de Basquete), entidade com a qual foi firmada, em dezembro do ano passado, um contrato de co-gestão do departamento comercial. Em março, a NBA se fez presente durante o ‘Jogo das Estrelas’, em Franca (SP), levando patrocinadores para o evento, além da presença da ‘lenda’ Horace Grant, ex-ala de Chicago Bulls e Los Angeles Lakers, dono de quatro títulos da liga americana.

“Os clubes brasileiros vem provando que podem atuar com qualidade no cenário internacional. Na América Latina, o Brasil venceu os últimos cinco torneios com quatro equipes diferentes e, também, tivemos a oportunidade de enfrentar por duas vezes os campeões europeus. Jogar contra uma equipe da NBA será mais um grande desafio para o nosso basquete e temos certeza que o Flamengo fará um excelente papel novamente”, declarou o Presidente da Liga Nacional de Basquete, Cássio Roque.

Dwayne Wade, do Miami Heat, e Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers

NBA Global Games pousará no Brasil pelo terceiro ano consecutivo; em 2014, Cleveland Cavaliers, de Varejão, venceu o Miami Heat, de Wade (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Esta será a terceira edição do NBA Global Games no Brasil. Em 2013, Chicago Bulls e Washington Wizards, de Nenê, se enfrentaram na arena da Barra da Tijuca. Ano passado, Miami Heat, de Dwyane Wade, Chris Bosh e Luol Deng, e Cleveland Cavaliers, de LeBron James, Kyrie Irving e Anderson Varejão, fizeram o duelo mais aguardado da pré-temporada 2014.

O NBA Global Games Rio 2015 é apenas um dos jogos internacionais organizados pela liga para a próxima temporada. No início de março, a NBA anunciou que Charlotte Hornets e Los Angeles Clippers vão se enfrentar em partidas pela pré-temporada no NBA Global Games China 2015, dias 11 e 14 de outubro, em Shenzhen e Xangai, respectivamente.

Boston Celtics e Sacramento Kings vão jogar na Cidade do México no dia 03 de dezembro, pelo NBA Global Games México 2015. Será o terceiro jogo de temporada regular a se realizar no país e o 22º confronto oficial no país, um recorde para a liga. Informações sobre outros eventos do NBA Global Games serão anunciadas em breve.