#JOGAJUNTO

NBB CAIXA

Dinastiarubro-negra

08-06-2019 | 08:28
Por Liga Nacional de Basquete

Clube conquista sexto título em 11 edições disputadas e se isola ainda mais como o maior campeão da história do NBB CAIXA

O trabalho foi coroado. Após uma temporada incrível e recheada de conquistas, o Flamengo se sagrou campeão do NBB CAIXA 2018/2019.

Agora, a equipe rubro-negra detém seis títulos em 11 edições disputadas da maior competição do basquete nacional e estabeleceu de vez a maior dinastia do NBB CAIXA.

“É uma felicidade e um prazer imenso vestir essa camisa do Flamengo. Fazer a história do jeito que estamos fazendo é uma coisa que me orgulha bastante e que vou contar para minha filha e toda minha família o que estou vivendo e construindo aqui. É realmente um orgulho e um prazer muito grande fazer parte desse grupo e ajudar o Flamengo a conquistar esses títulos”, disse Olivinha, eleito MVP Bud das Finais.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Parabéns, @timeflamengo! Hexacampeão do NBB CAIXA👏‼

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

+ Fotos, vídeos e estatísticas do Jogo 5 das Finais 

Após uma série acirrada, o título veio fora da maneira mais dramática possível: em um Jogo 5 fora de casa. Mesmo com esse cenário, o Flamengo conseguiu segurar o Franca no Pedrocão lotado, venceu o duelo, por 81 a 72, e conquistou o hexacampeonato da maior competição do basquete nacional.

“Gosto de jogos assim, que decide campeonato. Tem jogos que não consigo contribuir tanto com pontos, como foi hoje, mas em determinados momentos consigo ser importante. Fico feliz em ganhar um Jogo 5 na casa adversária. Nossa torcida fez a diferença, como sempre. Ela é demais”, disse o ala Marquinhos, eleito MVP da Galera do Jogo 5.

Marquinhos conquistou pela quinta vez o NBB CAIXA com a camisa do Flamengo (FotoJump/LNB)

Marquinhos joga bem e é eleito MVP da Galera do Jogo 5

Com mais esse título, o rubro-negro conquistou a tríplice coroa na temporada, com os títulos do Campeonato Carioca, Copa Super 8 e do NBB CAIXA 2018/2019.

Para Olivinha, eleito MVP Bud das Finais, o sentimento é de um trabalho muito bem feito durante a temporada.

“Sentimento de trabalho duro feito muito bem durante toda a temporada. Sabemos o quanto treinamos todos os dias. Muitas vezes abrimos mão de muita coisa, passamos mais tempo treinando e jogando do que com a nossa própria família. Foi uma temporada muito dura, então ser campeão e ser eleito MVP das Finais é um sentimento de muita emoção, prazer e orgulho gigantesco que estou sentindo agora”, afirmou.

Olivinha foi eleito o MVP das Finais do NBB CAIXA 2018/2019 (FotoJump/LNB)

MVP Bud das Finais, Olivinha associa momento à filha recém-nascida e esposa

Mas o caminho percorrido até todas essas grandes conquistas, especialmente a do NBB CAIXA, foi de extrema dificuldade e com alguns percalços. Por isso, fizemos um passo a passo da temporada vitoriosa do Flamengo. Confere aí:

Elenco renovado e primeiro título

O início da temporada do Flamengo ficou marcado pela reformulação no elenco. Após a aposentadoria do ídolo Marcelinho Machado, na temporada 2017/2018, apenas Marquinhos, Olivinha e Varejão, continuaram no time para essa temporada.

Flamengo se apresentou no início da temporada com o elenco reformulado (Staff Images/Flamengo)

Com Gustavo De Conti à frente do comando técnico, nomes de peso, como os de Deryk, Jhonatan, Nesbitt e Balbi, surgiram no Clube da Gávea.

O resultado veio logo de imediato, com o título invicto do Campeonato Carioca, sobre o Botafogo. A conquista marcou o 44º título do rubro-negro no Estadual, além de ser o primeiro capitaneado por Marquinhos e Olivinha, após a aposentadoria de Marcelinho Machado.

Amistoso internacional

Antes do início do NBB CAIXA 2018/2019, o Flamengo foi até os EUA e realizou um amistoso, pela quinta vez em sua história, contra uma equipe da NBA.

O adversário da vez foi o Orlando Magic e, mesmo com a derrota por 119 a 82, o que mais contou para o elenco rubro-negro foi a experiência internacional antes da estreia da equipe no NBB CAIXA 2018/2019.

Campeão da Copa Super 8

Após o término do primeiro turno do NBB CAIXA, o Flamengo, que lutava pelas primeiras colocações da competição, garantiu uma vaga na Copa Super 8 – torneio disputado em dezembro, que contou com a participação dos oito primeiros colocados do primeiro turno da competição.

E o saldo do Clube da Gávea no torneio foi o melhor possível: vitória sobre o Franca na finalíssima, por 79 a 75, em pleno Ginásio Pedrocão – segundo título do rubro-negro na temporada.

No Pedrocão, Flamengo conquistou a Copa Super 8 sobre o Franca (João Pires/LNB)

Vice-campeonato da Copa Intercontinental

Anfitrião, o Flamengo participou da Copa Intercontinental, que contou com as participações do San Lorenzo (ARG), AEK Atenas (GRE) e do Austin Spurs (NBA G-League).

Após bater o Austin Spurs nas semifinais, o Flamengo encarou o AEK Atenas na finalíssima, mas foi derrotado, por 86 a 70, e ficou com o vice-campeonato da competição continental.

Sequência vitoriosa e título do NBB CAIXA

Na reta final do NBB CAIXA, o Flamengo cresceu de produção. A equipe rubro-negra emplacou uma sequência de 16 vitórias consecutivas (maior marca da equipe na temporada), que só foi quebrada no Jogo 3 da série semifinal, contra o Botafogo.

A derrota serviu de aprendizado para o rubro-negro carioca, que na partida seguinte se recuperou, venceu na casa da equipe alvinegra, por 90 a 75, e se classificou para as Finais do NBB CAIXA, após duas temporadas fora da decisão.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Comemora, @TimeFlamengo! Vocês estão nas #FinaisNBB 👉🏽🏆 #NBBCAIXA

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

Na finalíssima, a equipe enfrentou o líder da fase de classificação: o Sesi Franca Basquete. Em uma série acirradíssima, que foi até o Jogo 5, o Flamengo se sagrou hexacampeão do NBB CAIXA, em pleno Pedrocão, com uma bela vitória pelo placar de 81 a 72.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Parabéns, @timeflamengo! Hexacampeão do NBB CAIXA👏‼

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

O título consolidou de vez a dinastia do Clube da Gávea no NBB CAIXA, que venceu seis títulos em 11 edições da maior competição do basquete nacional – com a conquista, o clube se igualou ao Esporte Clube Sírio, com sete títulos nacionais.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Pátria Amada Brasil e Governo Federal.

Leia também:

+ Os melhores cliques da sessão de fotos do Flamengo com o troféu de campeão 

+ As expressões das Finais pelas lentes de João Pires