HOJE
Inovação
Por Liga Nacional de Basquete
Dando início à nova parceria, NBA e Nike anunciam uniformes feitos com material sustentável para temporada 2017/2018
Anunciada em junho de 2015, a parceria entre NBA (National Basketball Association) e a Nike, maior fornecedora de material esportivo do mundo, entrou e vigor. E para a primeira temporada da aliança, as entidades – ambas parcerias da LNB – apresentaram os primeiros uniformes para 2017/2018. E são muitas novidades.
Orientado por mais de 25 anos de pesquisa em todos os níveis de basquete e insight dos atuais jogadores da NBA, o uniforme é baseado em uma versão refinada da estrutura de basquete Nike Aeroswift. A pesquisa levou os designers da Nike a fazerem mudanças significativas no peso, ajuste e construção dos uniformes – dando especial atenção para a potencialização da agilidade.
Desta forma, a Nike adaptou o design do uniforme aos rigores da temporada cada vez mais intensa de 82 jogos da Liga, empregando mapas corporais 3D dos jogadores, incluindo mapas de calor e suor.
O uniforme é composto por uma combinação de fios Alpha Yarns e poliéster reciclado (cada uniforme representa aproximadamente 20 garrafas PET recicladas). Essa mistura de fios, além de estar de acordo com o amplo compromisso da Nike com a sustentabilidade, também remove a umidade mais rapidamente do que os uniformes anteriores da NBA, drenando a transpiração 30% mais rápido do que os atuais uniformes.
Alguns atletas da NBA, incluindo os membros do time de basquete dos EUA medalhista de ouro do Jogos Olímpicos Rio 2016, testaram versões iniciais dos uniformes e deram um feedback específico, que levou a Nike a desenvolver os designs com mudanças nas costuras de abertura da manga, pescoço e laterais para eliminar distrações para os atletas.
“A vantagem mental de um uniforme de qualidade não tem preço”, disse o armador Kyrie Irving, do Cleveland Cavaliers. “O fato de a Nike ter ouvido todos os nossos comentários ao desenvolver os novos uniformes da NBA diz tudo. Estou entusiasmado com o novo ajuste e sensação”, completou o MVP das Finais de 2015/2016.
A mudança mais significativa está na parte posterior do ombro do uniforme, onde os designers da Nike alteraram a construção para ter um ajuste muito melhor. Além disso, as bainhas na parte inferior da camiseta e dos shorts foram modificadas para permitir amplitude total de movimento.
“Quando você se sente bem no uniforme, você joga bem. Gosto de ter qualquer vantagem competitiva na quadra e os novos uniformes Nike NBA estão de acordo com o feedback que fornecemos”, declarou Draymond Green, bicampeão da NBA pelo Golden State Warriors e medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Nova convenção de nomes para os uniformes da NBA
Coincidindo com a introdução dos novos uniformes, a NBA está eliminando suas designações de uniforme “Home” e “Road”. Começando com a temporada 2017/18, as equipes da casa escolherão qual dos seus uniformes será usado em todos os jogos como mandantes, enquanto as equipes visitantes escolherão um uniforme contrastante dentro de sua própria variedade.
Devido à mudança, Nike e a NBA trabalharam em conjunto para criar quatro uniformes principais para cada equipe, classificados como “edições”, que exploram a rica história da NBA e suas respectivas franquias.
As duas primeiras edições dos uniformes da NBA, que serão apresentadas pelas equipes no segundo semestre (verão americano) e farão sua estreia em quadra no início da temporada, são as edições Associação e Ícone. Os dois uniformes principais restantes, inspirados na mentalidade do atleta da NBA e nas comunidades que apoiam suas equipes em qualquer circunstância, respectivamente, serão apresentados nos próximos meses.
A Edição Associação, tradicional uniforme oficial branco que as 30 equipes terão em sua variedade, conecta-as como membros do clube de basquete mais exclusivo do mundo. Ela representa uma conquista pela qual a maioria dos atletas tem trabalhado por toda a vida para alcançar.
A Edição Ícone, anteriormente conhecida como segundo uniforme, representa a rica história e a identidade icônica que existe dentro de cada franquia. Esta edição utiliza a cor primária da equipe, uma cor que domina o guarda-roupa dos fãs mais obstinados.
Também nesta temporada, oito equipes da NBA terão um uniforme da Edição Clássica que estará disponível no segundo semestre (outono americano). A Edição Clássica homenageia alguns dos uniformes mais emblemáticos da história da liga e poderá ser usada a critério de cada equipe.
Complementando as novas edições de uniformes, a Nike também apresentará uma nova coleção, incluindo calça de compressão e meias, que proporcionam uma aparência perfeita para os melhores atletas do mundo quando jogam nos maiores palcos do esporte.