#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Jogo das Estrelas faz a festa do basquete no Maracanãzinho

22-03-2009 | 05:29
Por Liga Nacional de Basquete

Jogo das Estrelas faz a festa do basquete no Maracanãzinho

O ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, foi palco de uma grande festa do esporte. Mais de 5.200 pessoas assistiram os melhores jogadores do Novo Basquete Brasil (NBB) mostrar todo o seu talento no Jogo das Estrelas. A Equipe Rosa Branca, comandada pelo técnico Cláudio Mortari, venceu a Equipe Ubiratan, do treinador Hélio Rubens, por 126 a 117, na tarde deste domingo.

O ala-armador Shamell, do Winner/Limeira, foi o cestinha da partida, com 26 pontos para a Equipe Rosa Branca, que atuou com o uniforme escuro. O ala Marquinhos, do EC Pinheiros, também teve boa atuação e marcou 23. Pelo lado da Equipe Ubiratan, de uniforme claro, o destaque foi o ala Marcelinho Machado, do Flamengo/Petrobras, autor de 25 tentos.

“Todo mundo se sente feliz com um evento deste, pois somos todos uma grande família. É muito bom termos essa oportunidade de jogarmos juntos e uma grande felicidade sair como o cestinha da partida”, disse o norte-americano Shamell.

Marcelinho acredita que o resultado é o que menos importa em um evento como este. “Foi uma grande festa, como deveria ser. Todo mundo tentou jogar diferente, para o público. Hoje era jogar para o público e, se desse, ganhar. Em dias de rodada, jogamos para ganhar. No Jogo das Estrelas, o que menos importa é quem vai pontuar mais ou pegar mais rebotes.”

As duas equipes entraram em quadra decididas a dar espetáculo ao público do Maracanãzinho. O ala Felipe, do Vivo/Franca, levantou a platéia com uma sequência de enterradas a favor da Equipe Ubiratan. Mas o primeiro quarto teve Marquinhos como destaque. Apesar de ter jogado apenas cinco minutos, foi o cestinha do período, com oito pontos, e ajudou a Equipe Rosa Branca a abrir sete tentos de vantagem.

As jogadas de efeito continuaram no segundo quarto. O ala Dedé, do Paulistano/Amil, completou duas pontes aéreas a favor da Equipe Rosa Branca. Os alas Felipe e Marcelinho seguiram como os principais jogadores da Equipe Ubiratan, mas não conseguiram impedir que a vantagem do time adversário subisse para 11 pontos no intervalo.

A pausa fez bem para a Equipe Ubiratan, que voltou melhor para o terceiro quarto e reduziu a diferença para cinco pontos. O destaque desta reação foi o ala Marcelinho Machado, que marcou 11 pontos na parcial. A vantagem da Equipe Rosa Branca só não diminuiu mais por causa da boa atuação do ala-armador Shamell, autor de nove tentos.

A competitividade aumentou no último quarto, em que os dois times aceleraram o ritmo para buscar a vitória. Os jogadores cometeram mais faltas, mas o período também teve lances de efeito, como uma ponte aérea completada por Marquinhos. Shamell continuou inspirado e, com mais 10 pontos na parcial, ajudou a Equipe Rosa Branca a sair com a vitória.

O técnico Hélio Rubens ressaltou a importância do Jogo das Estrelas para este momento vivido pelo basquete brasileiro. “Foi bem organizado e com um bom nível técnico. Este evento mostra a administração inovadora da Liga Nacional de Basquete. É um marco inicial para um futuro promissor, que a modalidade sempre mereceu.”

O ala Marquinhos gostou do clima descontraído entre os atletas. “Foi legal, me diverti muito. Quando esses ótimos jogadores se juntam, sempre sai coisas boas. Consegui encaixar algumas jogadas legais, até uma em que derrubei o alambrado”, brincou o jogador, que caiu sobre as placas de publicidade após uma enterrada.

O técnico Cláudio Mortari acredita que este tipo de evento desperta o interesse de novos adeptos pela modalidade. “Foi um espetáculo. O basquete estava precisando disso. Acho até que foi mais importante pelo fato de o público conhecer muitos jogadores brasileiros que nunca tinha visto em atuação. Eles nem sabiam que nossos jogadores eram capazes de fazer essas coisas.”

Ficha técnica

Ubiratan: Arthur (Universo/BRB/Financeira Brasília) – 9 pontos, Marcelinho (Flamengo/Petrobras) – 25, Hélio (Flamengo) – 7, Shilton (Ciser/Araldite/Univille/Joinville) – 6, Neto (Lupo/Araraquara) – 5, Alex (Universo) – 16, Teichmann (Winner/Limeira) – 10, Rogério (Vivo/Franca) – 11, Drudi (Franca) – 4, Felipinho (Cetaf/Garoto/UVV/PMVV) – 2, Felipe (Franca) – 16 e Baby (Flamengo) – 6. Técnicos: Hélio Rubens (Franca) e Chuí (Araraquara).

Rosa Branca: Shamell (Limeira) – 26, Estevam (Universo) – 4, Dedé (Paulistano/Amil) – 6, Larry (GRSA/Itabom/Bauru) – 4, Valtinho (Universo) – 9, Williams (Joinville) – 2, Duda (Flamengo) – 15, Marquinhos (Pinheiros) – 23, Olivinha (Pinheiros) – 12, Jefferson (Flamengo) – 5, Fiorotto (Limeira) – 7 e Murilo (Pitágoras/Minas) – 13. Técnicos: Cláudio Mortari (Pinheiros) e Lula Ferreira (Universo).

O Jogo das Estrelas foi organizado pela Liga Nacional de Basquete, com parceria da Rede Globo, patrocínio da Spalding e da Eletrobrás, e apoio da Confederação Brasileira de Basquete, Flamengo e Suderj.