HOJE
Jogo duro
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de virada sobre Limeira nas oitavas, Pinheiros recebe Uberlândia e inicia disputa das quartas de final do NBB

Nas duas partidas da primeira fase, o Uberlândia, de Robert Day e Cipolini, venceu o Pinheiros, de Shamell (João Pires/LNB)
Sexto colocado na fase de classificação do NBB 2012/2013, o Pinheiros/SKY não teve vida fácil para chegar às quartas de final da competição. Após estar atrás por dois jogos a zero, o clube da capital paulista virou a série para cima do Winner/Kabum/Limeira e se manteve vivo na briga pelo título do maior campeonato de basquete do país. Agora, o adversário será o Unitri/Universo e a abertura do confronto que vale vaga nas semifinais será nesta segunda-feira, às 19 horas (de Brasília), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV.
Além da dura série contra o esquadrão limeirense, o time comandado por Cláudio Mortari conquistou recentemente o título da Liga das Américas 2013. Desta maneira, com partidas do NBB e do torneio continental simultâneas, a equipe pinheirense disputou oito partidas nos últimos 18 dias. Porém, o cansaço fica longe de ser usado como desculpa pelos jogadores, que preferem enaltecer o time pelo primeiro trofpeu continental de sua história e também pela incrível reação no confronto contra Limeira.
“Temos que continuar com essa nossa pegada. Eu acredito que serão jogos duros. Eles têm dois grandes pontuadores, o Robert Day e o Robby Collum (ambos norte-americanos). Vamos tentar diminuir o volume de pontuação deles. A gente sabe que enfrentaremos um time qualidade, mas sabemos da nossa força também. Estamos prontos”, explicou o norte-americano Shamell, grande destaque do Pinheiros na virada sobre Limeira e também no título da Liga das Américas.
Enquanto o time da capital paulista passou por uma verdadeira “maratona” de jogos, os representantes do Estado de Minas Gerais tiveram pouco mais de duas semanas de preparação para o confronto. Dono da terceira colocação na fase inicial do NBB, a equipe de Uberlândia garantiu o direito de avançar de forma direta à fase de quartas de final.
“O Uberlândia é uma equipe que vem muito descansada, analisando todos os jogos. A gente vem com moral por ter virado uma seria que perdíamos por 2 a 0. Vamos pegar um time totalmente descansado e a fim de ganhar da gente, porque somos campeões da América e, com um título, desses todo mundo vem querendo ganhar. Serão jogos muito equilibrados e espero que a nossa estrela possa brilhar mais uma vez”, afirmou o experiente ala Márcio Dornelles.
Nas duas partidas da fase de classificação entre as equipes, os uberlandenses saíram vencedores. No primeiro turno, os representantes do Estado de Minas Gerais levaram a melhor, mesmo atuando na cidade de São Paulo, pelo placar de 92 a 87. Depois, na segunda metade do campeonato, os comandados de Mortari fizeram jogo duro em solo mineiro, mas foram os donos da casa que triunfaram, por 91 a 87.
“Chegamos com aquele estado de espírito de sempre. Temos humildade para reconhecer a potencialidade do adversário, mas ao mesmo tempo temos consciência do equilíbrio deste confronto. Sabemos que qualquer um pode ganhar, já que o nível técnico é muito equilibrado. Estamos muito motivados e sabemos que cada jogo será o jogo de nossas vidas”, disse o técnico do time do triângulo mineiro, Hélio Rubens.
Para a série diante do Pinheiros, o time da cidade de Uberlândia pode ter uma novidade. Depois de passar por um grande susto, ao sofrer uma pancada na cabeça durante um treinamento, o armador Helinho apresenta uma significativa melhora e inclusive já realizou dois treinamentos com seus companheiros. A participação do jogador na partida será decidida após uma consulta com um médico especialista neste tipo de lesão.
“O Helinho está bem melhor. Ele já fez dois treinos com o time, mas ainda não tem o aval médico para participar. Nesta segunda-feira, ele irá a um médico especialista neste caso em São Paulo e pode ser que ele receba autorização para jogar. Ele ainda está com parte da face paralisada, mas isso vai melhorando pouco a pouco”, completou o comandante uberlandense, que ainda afirmou que todos os outros jogadores do time estarão à disposição para o jogo desta segunda-feira.
Depois do confronto na capital paulista, a série seguirá para o Estado de Minas Gerais para a realização dos jogos de número dois e três. As partidas serão realizadas na próxima quinta-feira (02/05) e no próximo sábado (04/05), respectivamente, no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia.
Confira todos os jogos da série:
Unitri/Universo (3º) x Pinheiros/SKY (6º)
29/04 – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19 horas (transmissão ao vivo do SporTV)
02/05 – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 20 horas
04/05 – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 19h30 (transmissão ao vivo do SporTV)
07/05* – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19 horas (transmissão ao vivo do SporTV)
09/05* – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 20 horas
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca