HOJE
Jogo duro
Por Liga Nacional de Basquete
Atual vice-campeão do NBB, Uberlândia abre campanha na temporada 2013/2014 com duelo fora de casa, diante do reforçado Basquete Cearense

Felipe Ribeiro e Robert Day chegam ao NBB 2013/2014 como destaques de Basquete Cearense e Uberlândia, respectivamente (Arte/LNB)
A primeira rodada do NBB 2013/2014 segue nesta quinta-feira. Depois de a sexta edição do maior campeonato de basquete do país ter sua abertura com o clássico entre Flamengo e Uniceub/BRB/Brasília, no último sábado, outros seis jogos completarão a leva inicial de jogos da competição.
Dono do vice-campeonato na última temporada, o Unitri/Magazine Luiza abrirá sua participação no NBB 2013/2014 com um jogo duro. A equipe comandada pelo técnico Hélio Rubens irá até a cidade de Fortaleza para encarar o SKY/Basquete Cearense, nesta quinta-feira, às 21 horas (de Brasília), no Ginásio Paulo Sarasate, na capital do Estado do Ceará.
“Essa temporada do NBB vai ser muito equilibrada. Não vejo favoritismo para nenhuma equipe e tenho certeza de que essa partida contra o Basquete Cearense vai ser muito equilibrada. Cada jogo vai ser decidido por circunstâncias do desenrolar das partidas e temos que estar atento a todos os detalhes para conseguir as vitórias”, afirmou o experiente treinador do Uberlândia, Hélio Rubens.

Valtinho e Hélio Rubens; parceria segue no Uberlândia (Raphael Oliveira/EAZ)
Depois da ótima campanha na última edição da competição, o time da cidade de Uberlândia manteve praticamente todo seu elenco e o ala norte-americano Robert Day, eleito para o quinteto ideal do NBB 2012/2013, segue como principal destaque da equipe.
O esquadrão do interior do Estado de Minas Gerais ainda acertou as contratações do pivô Douglas Kurtz e do ala Ricardo Zanini, ambos ex-Vivo/Franca, e do jovem armador Ícaro Parisotto, que estava no São José/Unimed. Enquanto isso, as únicas baixas em relação à temporada passada foram o ala/armador norte-americano Robby Collum, que se transferiu para o Defensor, do Uruguai, e o pivô Estevam.
“Eu acho que se tratando de um esporte coletivo a manutenção de raízes é muito importante. A convivência, os treinamentos e o entrosamento do grupo ajudam muito no rendimento de uma equipe. A gente procura manter essas raízes para tentar fazer com que o time fique cada vez mais entrosado e unido. O clima aqui na equipe está muito bom. Conquistamos o Campeonato Mineiro e nosso ritmo de jogo está compatível com o de início de temporada”, disse Hélio Rubens.
Mas para a partida desta quinta-feira, o time uberlandense terá dois importantes desfalques. Segundo maior pontuador da equipe no NBB 2012/2013, com média de 15,3 tentos por jogo, o ala/pivô Gruber sentiu dores na coxa direita e sequer viajou com seus companheiros para Fortaleza. Enquanto isso, o pivô Léo Waskiewicz segue em recuperação de uma lesão muscular e ainda não tem previsão para retornar às atividades.
Por sua vez, o SKY/Basquete Cearense vem mais forte depois de debutar no NBB na edição 2012/2013 com o honroso nono lugar. Para esta temporada, o técnico Alberto Bial seguirá contando com os experientes Felipe Ribeiro, Drudi e Matheus, com os alas André Goés e Jimmy, e ainda terá a presença de três norte-americanos em seu plantel: o armador Brandon Brown, o ala Nick Williams e o pivô DeVon Hardin. Além disso, os jovens Davi, Victor Gusmão e Erick Camilo terão seu espaço na equipe.
“Trouxemos mais um armador, além de já contarmos com o Matheus e com o Davi. Fechamos com esses três norte-americanos para conseguirmos mais equilíbrio, e mantivemos a estrutura com o Drudi, o Felipe e o Matheus, porque eles entenderam a nossa filosofia de trabalho. Na preparação fomos muito bem, mas uma avaliação melhor só será possível jogando”, explicou o técnico do Basquete Cearense, Alberto Bial.

Brown é um dos reforços do Basquete Cearense para a temporada 2013/2014 do NBB (LC Moreira/Divulgação)
Na última temporada, Uberlândia e Basquete Cearense se enfrentaram duas vezes pela fase de classificação e o time de Minas Gerais levou a melhor em ambas as oportunidades. Assim como no NBB 2013/2014, as equipes também se enfrentaram na rodada inicial do campeonato passado, mas na cidade do Triângulo Mineiro, e os comandados de Hélio Rubens saíram vencedores, por 84 a 71. Depois, no segundo turno, a equipe do norte-americano Robert Day voltou a levar a melhor, mesmo atuando na casa do rival, pelo placar de 72 a 60.
“Enfrentaremos o vice-campeão do NBB e campeão mineiro. É uma equipe fortíssima, que tem no comando um gênio do basquete (o técnico Hélio Rubens). Jogaremos contra um time experiente e muito qualificado, mas como jogaremos em casa, na nossa quadra, com o apoio da nossa torcida, isso pode ser minimizado”, concluiu Bial.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca