#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Lamentar? Que nada!

09-05-2018 | 10:33
Por Liga Nacional de Basquete

Bauru nega abalo com dura derrota em São Paulo e promete mudar atitude para decisão no Panela de Pressão: “cada jogo é uma história"

Lamentar a dura derrota sofrida na última terça-feira não é uma opção para o Sendi/Bauru Basket. Em São Paulo (SP), o Dragão foi dominado pelo Paulistano/Corpore e acabou superado por largos 31 pontos de diferença – a maior da história das semifinais do NBB CAIXA.

No entanto, não há tempo para lamentações. O motivo? Sexta-feira é dia de decisão. Com desvantagem de 2 a 1 na série, o atual campeão nacional terá que vencer o Jogo 4 de qualquer maneira para seguir vivo na disputa e forçar a realização do Jogo 5.

Não há tempo para lamentar: Bauru só pensa na decisão de sexta-feira (Luiz Pires/LNB)

O duelo de vida ou morte para os bauruenses será nesta sexta-feira (11/05), no Ginásio Panela de Pressão, às 20 horas, ao vivo no SporTV. Para o técnico Demétrius Ferracciú, não há espaço para lamentações em playoffs, independente do tamanho da derrota.

“A gente vê em playoffs da NBA, da Euroliga, um time perde de 30 pontos e vai lá e ganha o outro jogo. Você não pode ficar lamentando esse jogo de 30 pontos hoje em dia. Temos que entrar com uma atitude diferente e estaremos jogando em casa. Sabemos que em uma série de playoff cada jogo é uma história e com certeza o próximo será diferente”, falou o comandante do Bauru.

O que houve, Dragão?

Curiosamente, a larga derrota da última terça-feira aconteceu depois de uma grande vitória do Bauru no Jogo 2, também na capital paulista, por 70 a 59. Naquela ocasião, os bauruenses anularam a potência do ataque alvirrubro e limitaram o adversário à sua menor pontuação na temporada. Mas tudo foi completamente diferente no Jogo 3.

Com ritmo alucinante dos dois lados da quadra, o CAP precisou de apenas dez minutos para praticamente ‘matar’ o jogo contra o Dragão. A equipe converteu oito bolas de 3 pontos no primeiro quarto e venceu a parcial por expressivos 30 a 8 – maior diferença em um quarto de semifinais do NBB CAIXA. Depois disso, controlou a margem e não deixou o time bauruense reagir em momento algum.

+30 a 8: entenda o primeiro quarto histórico do Paulistano no Jogo 3

“Eles (Paulistano) tiveram uma defesa bem agressiva e demoramos a nos adaptar. Foram quatro ou cinco minutos que, se tivéssemos confrontado um pouco mais, deixado o jogo mais igualado, a história poderia ter sido diferente. Eles aproveitaram e tiveram muitos méritos. Agora vamos sentar e analisar o que erramos para o Jogo 4”, falou Demétrius.


Naquela vitória no Jogo 2, os atuais campeões do NBB CAIXA usaram uma fórmula eficaz e certeira para bater o Paulistano: apostar em um jogo cadenciado, sem contra-ataques, focando no 5×5 na meia quadra. Cuidando melhor da bola, o Dragão evitou que o CAP tivesse a bola fácil nas mãos para contra-atacar e bloqueou completamente a força ofensiva da equipe – o que definitivamente não aconteceu no Jogo 3. Demétrius explicou o porquê.

+”Não somos só correr e chutar de 3″: Gustavo De Conti se defende de críticas ao Paulistano

“Tentamos jogar cadenciando no começo, mas o Paulistano teve méritos em uma defesa muito agressiva, em que a gente perdeu algumas bolas e tomamos contra-ataques. Se você arremessa no 5×5, você tem duas possibilidades: o rebote ofensivo e o balanço defensivo. Perdemos algumas bolas diante da agressividade da defesa deles e não soubemos jogar de igual para igual nesse sentido”, analisou o comandante do Bauru.

Dupla no comando

O Bauru está desfalcado de Alex Garcia e Renan Lenz, titulares absolutos, desde a metade das oitavas de final. Diante deste cenário, quem está liderando a produção ofensiva da equipe é a dupla Rafael Hettsheimeir e Kendall Anthony. Os dois estão entre os maiores cestinhas dos playoffs da atual edição do NBB CAIXA, com respectivas médias de 17,6 e 16,2 pontos por jogo.

Mas, na maioria das vitórias do Bauru neste mata-mata, a dupla foi acompanhada de grandes contribuições de outros atletas no ataque, como Isaac, Duda, Gabriel Jaú e Osvaldas Matulionis. Isso, definitivamente, não aconteceu na derrota do Jogo 3 para o Paulistano.

Dos 64 pontos anotados pelo Dragão, mais da metade veio da dupla Hettsheimeir (15 pontos) e Kendall Anthony (22 pontos), que combinou para 37 pontos – 57% da pontuação da equipe. Enquanto isso, Isaac, Duda, Jaú e Matulionis somaram, juntos, apenas 14 pontos.

“Não diria que senti falta (de outros atletas pontuando), acho que não acertamos os arremessos livres que estamos acostumados a acertar. Para o próximo jogo tenho certeza que acertaremos essas bolas que não caíram. O Paulistano jogou melhor, movimentou a bola, fez tudo certo e mereceu a vitória”, disse Kendall Anthony.

Anthony tem média de 17,3 pontos na série contra o Paulistano, enquanto Hettsheimeir soma 20,3 (Luiz Pires/LNB)

Para o baixinho norte-americano, cestinha do último NBB CAIXA, o largo resultado negativo sofrido em território adversário não abalou o Bauru para a decisão desta sexta-feira no Panela de Pressão.

“Não acho que essa derrota nos abalou. Temos que esquecer. Aquele jogo já acabou, está 2 a 1 para o Paulistano e já voltamos para casa pensando no próximo jogo. Sabemos que é um jogo de vida ou morte e garanto que estamos prontos para jogar melhor em casa”, finalizou Anthony.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.