HOJE
Lançado!
Por Liga Nacional de Basquete
Liga Nacional de Basquete apresenta quinta edição do NBB, que terá recorde de participantes e novo sistema de ascenso e descenso
A Liga Nacional de Basquete (LNB) realizou o evento de lançamento oficial da temporada 2012/2013 do NBB, no Memorial JK, em Brasília (DF), nesta sexta-feira (09/11). Dirigentes da LNB, diretores, técnicos e jogadores dos times participantes estiveram presentes na cerimônia, que marca o início da contagem regressiva para o início da quinta edição da principal competição do basquete brasileiro.
O NBB 2012/2013 começará no fim de semana dos dias 23 e 24 de novembro, com recorde de participantes, 18: Paschoalotto/Bauru, Uniceub/BRB/Brasília, Flamengo, Vivo/Franca, Cia. Do Terno/Romaço/Joinville, LSB – Liga Sorocabana de Basquete, Winner/Kabum/Limeira, Icatu/Minas, Paulistano/Unimed, Pinheiros/SKY, São José/Unimed, Tijuca/Rio de Janeiro, Unitri/Universo, Vila Velha/Garoto/UVV, e as quatro equipes estreantes SKY/Basquete Cearense, Helbor/Mogi das Cruzes, Palmeiras e Suzano/Cesumar/Campestre.
[galeria id=”30943″]
A cerimônia de apresentação do NBB 2012/2013 teve a apresentação do jornalista Luís Ernesto Lacombe, da TV Globo, e contou com a participação de Kouros Monadjemi, presidente da LNB; Ricardo Avelar, representante do Ministério do Esporte; Carlos Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Rodrigo Costa, diretor de marketing da Uniceub; e os jogadores Guilherme Giovannoni, do Uniceub/BRB/Brasília, e Murilo Becker, do São José/Unimed – MVP da temporada passada da competição nacional.
Em seu discurso, o presidente do LNB falou que estava emocionado em ver o registro e o começo de mais um capítulo da história do NBB. “Temos muito o que comemorar além do lançamento do NBB 5. Conseguimos conquistas inegáveis nesses últimos quatro anos e meio. Hoje, estamos organizados, melhorando tecnicamente a cada ano. Esperamos o nosso apogeu nas próximas Olimpíadas, com o adendo de novos ídolos nesses próximos quatro anos”, disse.
O avanço ano a ano do NBB também foi comentado pelo presidente da CBB. “Parabenizo o NBB pela quinta edição da competição, pela competência e pelo profissionalismo que faz um campeonato ser melhor do que os outros ao passar dos anos”, declarou Nunes.
Já Guilherme Giovannoni e Murilo deram opiniões sobre o aumento de participantes do NBB, que terá mais partidas e muito mais competitividade na nova temporada. “Fica equilibrado e mais puxado, um calendário bem ativo, mas isso traz uma boa visibilidade para o campeonato”, afirmou o ala/pivô do Brasília. “O campeonato está bem equilibrado, mas acredito que vão ter boas surpresas, assim como fez o São José na temporada passada, em que não era favorito e foi para a final”, comentou o pivô do time do São José.
Murilo também falou que Brasília, atual tricampeão do NBB, é o favorito para o título de mais uma edição, e pelo fato de o lançamento ter acontecido na capital federal, esse assunto foi bastante comentado e virou motivo de brincadeira durante o evento, de que a cidade virou a capital do basquete.
Perguntado sobre a gana de todos os outros times de evitarem mais uma conquista candanga, Guilherme Giovannoni explicou que a equipe brasiliense está preparada para os obstáculos que o maior campeão do NBB deve encontrar. “É um pouco, sim [todos contra o Brasília], mas se a gente estivesse do outro lado, a gente também estaria assim, iria querer bater o campeão. Isso é normal. Mas o importante é que a equipe continua ambiciosa por mais conquistas”, concluiu.
Novidade no NBB 5
Além do lançamento, a Liga Nacional de Basquete convocou uma Assembleia Geral Extraordinária para definir oficialmente o sistema de ascenso e descenso para esta edição do NBB e a criação da segunda divisão a partir da temporada 2013/2014.
Ficou definido que os dois últimos colocados do NBB 5 enfrentarão os dois primeiros colocados da Super Copa Brasil – torneio organizado pela Confederação Brasileira de Basketball. As equipes jogarão um quadrangular e os dois times com melhor campanha na disputa garantirão vaga para a elite da temporada 2013/2014.
“Isso vai criar oportunidades para novos clubes em competições nacionais, além de fortalecer a Copa Brasil. Será fundamental para a massificação da modalidade e sua consolidação em todas as regiões do nosso Brasil”, declarou o presidente da LNB, Kouros Monadjemi.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca