#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Largou bem

Sesi Franca FRA 79
x
74 Palmeiras PAL
14
1ºQ
X
7
18
2ºQ
X
27
21
3ºQ
X
23
26
4ºQ
X
17

Ginásio Pedrocão

8 de abril de 2015

Com melhor atuação de Helinho na temporada, Franca tem grande desempenho no começo do último período, bate Palmeiras e abre 1 a 0 na série oitavas de final

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
79
X
74
79
PTS
74
14
A3C
8
10
A2C
19
17
LLC
12
36
RT
26
13
ASS
16

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O último quarto fez a diferença no duelo entre Franca Basquete e Palmeiras/Meltex. Nesta quarta-feira (08/04), o primeiro duelo entre as duas equipes na fase oitavas de final dos Playoffs do NBB 7 foi muito disputado até o último período, quando a equipe francana apresentou grande atuação nos primeiros minutos, tanto no ataque quanto na defesa, e conseguiu sair do Ginásio Pedrocão, no interior do Estado de São Paulo, com a vitória sobre a equipe alviverde pelo placar de 79 a 74.

Depois de primeiro período com muito erros e melhor para o Franca, nos dois quartos seguintes as duas equipes se equilibraram em quadra e tiveram boa atuação ofensiva. Já no último período, a equipe comandada pelo técnico Lula Ferreira iniciou com tudo, chegou a manter aproveitamento perfeito nos arremessos e colocou sete pontos de diferença. Nos últimos minutos, o Palmeiras conseguiu melhorar seu desempenho, porém a equipe francana administrou muito bem a vantagem e venceu o primeiro jogo da série oitavas de final.

O principal destaque do triunfo do Franca foi o experiente armador Helinho. Saindo do banco, o ídolo da torcida francana atuou muito bem durante todos os 29 minutos que esteve em quadra e fechou a partida com 24 pontos – sua melhor atuação da temporada 2014/2015 do NBB – e seis arremessos certeiros para 3 pontos de sete tentados (85,7% de aproveitamento).

Quem também se destacou pelo Franca foi o jovem ala Léo Meindl, que terminou a partida com 13 pontos, cinco rebotes e quatro assistências, e o ala argentino Marcos Mata, dono de nove pontos e dez rebotes.

“Essa vitória é realmente um grande motivo de alegria para nós. Soubemos fazer a nossa parte, o elenco francano está muito motivado para conseguir novos triunfos nas próximas partidas dessa série. Os jogos estão cada mais complicados, porém estamos em um bom caminho”, declarou Helinho, grande destaque da vitória do Franca.

Pelo lado do Palmeiras os principais destaques foram o ala/armador argentino Gianella, que teve a melhor atuação ofensiva de sua trajetória no NBB ao anotar 21 pontos, o ala/pivô Fabrício, autor de 16 pontos, e também o também argentino Maxi Stanic, com dez pontos, nove assistências e cinco rebotes.

“Nosso início foi muito ruim, ao anotar somente sete pontos no primeiro quarto. Agora é descansar e corrigir os erros para a partida de sexta-feira, porque precisamos vencer um jogo aqui em Franca para levar a série para a nossa casa com o placar empatado”, analisou o ala/armador Neto, do Palmeiras.

As equipes voltarão a se enfrentar na próxima sexta-feira (10/04), às 19h30 (de Brasília), novamente no Ginásio Pedrocão, em Franca, no segundo jogo do confronto válido pelas oitavas de final do NBB 7. O duelo terá transmissão ao vivo dos canais SporTV.

O Jogo

Atuando ao lado de seu torcedor, o Franca começou a partida com tudo. Com ótima presença ofensiva do pivô Léo Waszkiewicz, com 6 pontos nos primeiros minutos, e também na defesa, com grande marcação sobre o pivô Steven Toyloy, e total domínio nos rebotes (8 a 0), o Franca contou com aproveitamento ruim do Palmeiras nos primeiros arremessos para abrir vantagem de nove pontos no começo do duelo (11 a 3).

Após pedido de tempo do técnico Régis Marreli, o Palmeiras voltou mais ligado na defesa e dificultou muito o trabalho ofensivo da equipe franca, que ficou cinco minutos sem pontuar. Com duas cravadas seguidas de Toyloy, o Palmeiras chegou a diminuir a diferença para apenas quatro pontos (11 a 7), porém a equipe alviverde voltou a cometer muitos erros ofensivos, total de seis no período, e o Franca aproveitou para fechar o quarto inicial com vitória por 14 a 7.

O Palmeiras voltou diferente para o segundo quarto e chegou a diminuir a desvantagem para dois pontos, após aplicar 6 a 1 logo nos primeiros minutos do período (15 a 13), porém usando bem os arremessos da linha de três pontos, o Franca conseguiu equilibrar a partida e voltou a ter boa vantagem. Mais uma vez com boa investida e contando, desta vez, com muitos erros da equipe francana (7), o Palmeiras anotou sete pontos seguidos e tomou a frente do placar (29 a 27). As duas equipes apresentaram bom desempenho nos últimos segundos e a primeira etapa acabou com o Palmeiras na frente (34 a 32).

As duas equipes voltaram inspiradas do intervalo e o jogo ficou “lá e cá”, com muitas trocas de cestas. O Franca não conseguiu manter o bom aproveitamento nos arremessos e, liderados por Stanic, com seis pontos, o Palmeiras abriu uma vantagem grande vantagem de nove pontos (48 a 39). A equipe comandada pelo técnico Lula Ferreira até que voltou a ter seus bons momentos na partida, porém com atuação solida por todo o período, o Palmeiras soube muito bem se manter a frente e entrou no último quarto vencendo por quatro pontos (57 a 53).

Com grande aproveitamento na linha dos três pontos e aproveitando os lances livres, o Franca não só se recuperou no placar, como também tomou a frente e abriu boa vantagem (64 a 59) logo nos primeiros minutos do período derradeiro. Com mais três bolas para 3 pontos, a equipe francana se manteve com 100% de aproveitamento em seus arremessos e obrigou o técnico palmeirense a parar a partida após colocar sete pontos de vantagem (70 a 63).

Nos últimos cinco minutos de partida, o Franca se manteve soberano em quadra, viu o Palmeiras melhorar seu desempenho já nos últimos minutos, porém soube muito bem administrar a grande vantagem construída no último período e terminou o primeiro duelo da série oitavas de final com a vitória.

Franca Basquete (8º) 1 x 0 Palmeiras/Meltex (9º)
Jogo 1 – Franca 79 x 74 Palmeiras
Jogo 2 – 10/04 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 14/04 (terça-feira), às 20h, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo
Jogo 4* – 16/04 (quinta-feira), às 20h, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo
Jogo 5* – 19/04 (domingo), às 11h, no Ginásio Pedrocão, em Franca

* Se necessário