#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Líder na raça!

Paulistano CAP 93
x
94 Flamengo FLA
35
1ºQ
X
29
17
2ºQ
X
17
24
3ºQ
X
19
17
4ºQ
X
29

Gin. Antonio Prado Jr

4 de abril de 2013

Depois de estar 15 pontos atrás, Flamengo consegue reação incrível no último quarto, vence Paulistano e garante primeira colocação da fase de classificação

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
93
X
94
93
PTS
94
11
A3C
9
25
A2C
25
10
LLC
17
34
RT
25
23
ASS
20

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Flamengo sofreu, mas  confirmou a liderança da primeira fase do NBB. Nesta quinta-feira, a equipe carioca sacramentou a primeira posição da etapa de classificação do campeonato nacional, ao conseguir uma incrível virada sobre o Paulistano/Unimed, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo.

Após ficar 15 pontos atrás na metade do terceiro quarto, o clube rubro-negro fez uma última parcial perfeita (29 a 17) e venceu o duelo de maneira dramática, pelo placar de 94 a 93. Agora, o esquadrão da Gávea soma 28 vitórias em 32 partidas realizadas (87.5% de aproveitamento) e não pode ser mais ultrapassado por nenhuma outra equipe.

O grande destaque do triunfo flamenguista foi o ala Marquinhos. Cestinha e jogador mais eficiente da temporada, o camisa 11 rubro-negro foi o maior pontuador do jogo, com 27 pontos, sendo 15 deles no quarto período. Pelo lado do esquadrão paulista, o melhor em quadra foi o ala/armador Manteguinha, com 22 pontos.

[galeria id=”36697″]

A partida começou a “mil por hora” e as duas equipes demonstraram um ótimo aproveitamento ofensivo no primeiro quarto. Com pouco mais de seis minutos jogados, o placar já apontava 21 a 19 a favor dos donos da casa. Empurrado por boas atuações dos alas Manteguinha e Alex, os anfitriões não só mantiveram a vantagem, como conseguiram fecha a parcial inicial com seis pontos de frente: 35 a 29.

O ritmo alucinante dos dez minutos iniciais de jogo abaixou no segundo período. Os dois times passaram a trabalhar seus ataques com mais cautela e, desta maneira, a quantidade de pontos diminuiu. Explorando bem o jogo de garrafão, especialmente com o ex-flamenguista Wagner, o Paulistano conseguiu manter sua vantagem no placar. Depois de um empate por 17 a 17 na parcial, o jogo chegou para o intervalo com o placar em 52 a 46 a favor dos paulistas.

Sem executar boas jogadas em seu ataque no início do terceiro quarto, o clube carioca permitiu com que os representantes da capital paulista pudessem ampliar a diferença de pontos no placar. Com uma sequência de 13 a 4, os comandados do técnico Gustavo De Conti chegaram a colocar 15 pontos de frente (65 a 50).

Foi então que os líderes do NBB reagiram. O esquadrão rubro-negro melhorou sua postura defensiva, encaixou uma sequência de oito a zero e diminuiu o prejuízo para 65 a 58. Apesar da reação carioca, o Paulistano voltou a contar com bolas de três pontos da dupla Manteguinha e Alex e conseguiu recolocar boa vantagem ao final da terceira parcial: 76 a 65.

Mesmo com o bom desempenho dos paulistas nos minutos finais do terceiro quarto, o momento era mesmo do Flamengo. Marquinhos chamou a responsabilidade no ataque, a equipe conseguiu encaixar boas defesas e o confronto rapidamente se equilibrou. Depois de ficar atrás no placar durante todo o jogo, os flamenguistas conseguiram virar o placar no minuto final, graças a uma cesta de três pontos de Marquinhos.

Na sequência, o Paulistano respondeu rapidamente e com dois pontos de Pedro reassumiu a liderança. Porém, a noite era mesmo de Marquinhos. O camisa 11 rubro-negro sofreu falta, converteu os dois lances livres e confirmou a vitória carioca na capital paulista na noite desta quinta-feira.