#JOGAJUNTO

Liga Ouro

conheçaos times

12-02-2019 | 08:05
Por Liga Nacional de Basquete

Ex-Jogo das Estrelas, estreantes e novos estrangeiros: veja quem é quem na Liga Ouro 2019

A Liga Ouro 2019 está prestes a começar. Com oito equipes na disputa, a competição será inaugurada nesta quarta-feira (13/02), com dois jogos no Estado do Paraná – Londrina x Blumenau Basquete e Campo Mourão x Pato Basquete.

A competição contará com equipes tradicionais que disputaram o NBB CAIXA recentemente e duas estreantes, além dos mais variados jogadores, desde jovens promessas até atletas experientes e novos gringos na área. Tem até jogador que já disputou o Jogo das Estrelas do NBB CAIXA.

Conheça um pouco mais sobre os times que disputarão a Liga Ouro 2019:

Campo Mourão Basquete (PR)

Nos últimos anos, o Campo Mourão esteve envolvido nas principais competições organizadas pela Liga Nacional de Basquete. Na Liga Ouro, a equipe paranaense esteve presente nas edições de 2014, 2015 e 2016, e no NBB CAIXA, nas temporadas 2016/2017 e 2017/2018.

Mesmo com o vice-campeonato na edição de 2016, contra o Vasco da Gama (3 a 2), o Campo Mourão conseguiu uma vaga no NBB CAIXA 2016/2017, a primeira vez do clube no principal campeonato do basquete brasileiro.

No primeiro ano na elite, o time liderado pelo ala Betinho e o armador Cauê Verzola, hoje no EC Pinheiros e Sendi/Bauru Basket, respectivamente, terminou a temporada regular na décima colocação e alcançou os playoffs. Na fase eliminatória, a equipe mourãoense não conseguiu passar pelo Universo/Vitória e parou nas quartas de final – 3 a 2.

Na temporada seguinte, também no NBB CAIXA, o Campo Mourão teve desempenho um pouco pior em relação ao ano anterior e terminou na 14ª colocação, que acabou rebaixando o time para a disputa da Liga Ouro 2019.

Remanescente da última temporada, ala/pivô César é uma das referências da equipe na Liga Ouro 2019 (Satiro Sodré/Botafogo)

Confira alguns nomes do elenco:

Nomes conhecidos: Cassiano (armador, ex-Sesi Franca Basquete), César (ala/pivô), Edu Mariano (ala, ex-Universo/Vitória), Wesley (ala/pivô) e Pajé (ala, ex-Unifacisa)

Novidades: Keir Anderson (armador, ex-Universidade de Charleston), Willie Mangum IV (armador, ex-Eastern Michigan University), Ruan (pivô, ex-Cigha/União Corinthians)

Renata/Rio Claro (SP)

O Renata/Rio Claro está de volta a Liga Ouro. A tradicional equipe do interior de São Paulo tentará o retorno à elite do basquete nacional e, para isso, irá buscar seu segundo título da Liga Ouro – o time foi o primeiro campeão da competição, em 2014.

Com a vaga para o NBB CAIXA garantida, após o título da primeira Liga Ouro da história, o Rio Claro participou das edições 2014/2015 e 2015/2016 do maior campeonato nacional de basquete.

Agora, na tentativa de mais um acesso para o NBB CAIXA, a equipe trás nomes conhecidos da galera e, também, vem com algumas novidades para o torcedor rio-clarense. Destaque para o pivô norte-americano Drew Maynard, que disputou o NBB CAIXA 2016/2017 pelo Life Fitness/Minas e esteve presente no Jogo das Estrelas 2017.

 Confira alguns nomes do elenco:

Nomes conhecidos: Gemadinha (ala/armador, ex -Corinthians), Cameron Tatum (ala, ex-Botafogo), Rafa Stabile (ala/pivô, ex-Unifacisa), Tatu (armador, ex-Contagem Towers Basquete), Diego Dias (pivô, ex-Blumenau Basquete), Pedrão (pivô, ex-Corinthians), Maynard (ala/pivô, ex-Minas)

Novidades: Lucious (armador, ex-BC Rabotnicki, da Macedônia), Felipe Queiroz (ala/pivô, ex-Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná)

Basquete Blumenau (SC)

Pela terceira vez consecutiva na Liga Ouro, o Blumenau Basquete tentará mais uma vez uma vaga na elite do basquete nacional.

Até aqui, a melhor campanha da equipe na competição que dá acesso ao NBB CAIXA aconteceu na última edição. Na ocasião, o time de Santa Catarina terminou a primeira fase da competição na sétima colocação, uma atrás do primeiro na zona de classificação para os playoffs.

Para a atual temporada, a equipe catarinense apostou na experiência de atletas que já disputaram o principal campeonato do país, casos do pivô Gerson e do norte-americano Que Johnson.

Com passagem pelo Mogi das Cruzes/Helbor, pivô Gerson retorna ao Brasil após atuar na Liga Argentina (Sidnei Batista/Basquete Blumenau)

Confira alguns nomes do elenco:

Nomes conhecidos: Gerson (pivô, ex-Mogi das Cruzes/Helbor), Vinícius Gobor (armador, ex Caxias do Sul Basquete), Bruno Lazzaris (ala/pivô), Que Johnson (ala, ex-São José), Nandão (pivô, ex-Caxias do Sul Basquete), Jorge Iglesias (ala/pivô, ex-Flamengo)

Novidades: Jordan Hill (armador), Arthur Nogueira (armador), Adolfo Barrios (ala), Henrique Kirsten (ala), Vitor Brandão (pivô), Brunno Carvalho (ala/pivô)

Unifacisa (PB)

O Unifacisa está confirmado na Liga Ouro 2019. Nesta edição da competição, a equipe de Campina Grande, na Paraíba, buscará pelo segundo ano consecutivo na competição de acesso a elite do basquete nacional.

Na última temporada, o time terminou a primeira fase na quarta colocação, mas caiu nas quartas de final para o Macaé Basquete, ao perder a série por 2 a 1.

 Confira alguns nomes do elenco:

Nomes conhecidos: Robinho (armador, ex-Corinthians), Rodrigo Piru (ala/pivô), Luizinho (ala), Audrei (ala, ex-Minas), Paulo Nery (ala), Pezão (ala/pivô, ex-Londrina), Alexandrino (pivô), Nate Barnes (armador, ex-Macaé), Átila dos Santos (pivô, ex-Botafogo)

Novidades: Khalid Mutakabbir (ala, ex-SC Lusitania, de Portugal), Tyheim Monroe (ala/pivô, ex-Cabrini University), Samuel (ala, ex-Extremos)

Londrina (PR)

O Londrina marcará presença mais uma vez na Liga Ouro. Após a estreia na última edição do campeonato, a equipe paranaense buscará novamente uma vaga para a próxima temporada do NBB CAIXA.

Para isso, o Londrina tentará reeditar as atuações em sua primeira aparição na Liga Ouro, quando terminou na terceira colocação na primeira fase e caiu nas semifinais, para o São José Basketball.

Elenco do Londrina apresentado com a presença do prefeito da cidade, Marcelo Belinati (Vivian Honorato/N.com)

Confira alguns nomes do elenco:

Nomes conhecidos: Gabriel Servelin (ala), Stefano Pierotti (armador, ex-Sendi/Bauru Basket), Walisson Guilherme (ala/pivô, ex-Basquete Cearense), Gabriel Dominguez (ala), Nathal (ala/armador), Tom (pivô), Léo Bispo (pivô, ex-Flamengo), Louis Munks (ala, ex-Brasília Bufalos)

Novidades: Aquiles (ala, ex-Corinthians), Christian Panunzio (ala, ex-São José), João Camargo (ala/armador, ex-Flamengo).

Pato Basquete (PR)

Dentre as oito equipes confirmadas na Liga Ouro 2019, apenas duas nunca disputaram uma edição da competição: São Paulo (SP) e Pato Basquete (PR).

Com força nas décadas de 1990 e 2000, o basquete foi caindo no esquecimento do público de Pato Branco, sudoeste do estado do Paraná. Nos últimos anos, com o apoio de ex-jogadores e empresários locais, o clube voltou a sonhar alto e a presença na Liga Ouro já demonstra um passo dado para o crescimento.

Liderados pelo treinador Carlos Magno, o Pato Basquete montou seu elenco com uma mescla de atletas experientes, como o armador Alexandre Pinheiro e o ala/armador Isaac Thornton, e alguns destaques da última LDB, casos de Rafael Bibiano e Caio Oliveira.

Treinador Carlos Magno com o elenco do Pato Basquete reunido (Divulgação/Pato Basquete)

Confira alguns nomes do elenco:

Nomes conhecidos: Isaac Thornton (ala/armador, ex-Campo Mourão), Castellon (ala, ex-Liga Sorocabana), Felipe Taddei (ala/armador, ex-Campo Mourão) e Alexandre Pinheiro (armador, ex-São José Basketball)

Novidades: Rafael Bibiano (ala/pivô, ex-Paulistano/Corpore), Caio Oliveira (pivô, ex-Praia Clube)

São Paulo (SP)

Depois de Vasco da Gama, Botafogo e Corinthians, outro gigante do futebol está de volta ao esporte da bola laranja: o São Paulo.

Com história e tradição no passado, o São Paulo já conquistou títulos estaduais na década de 1940, com equipes masculina e feminina, além de um nacional feminino em 2002. Mesmo com o fim das equipes profissionais, a base do tricolor seguiu ativa e com objetivo de ser expandida.

O projeto do tricolor do Morumbi rumo ao NBB CAIXA terá como gestor João Fernando Rossi, ex-presidente da LNB, e como técnico o experiente treinador Cláudio Mortari, com elenco mesclado entre juventude e experiência.

O experiente Cláudio Mortari é o responsável por comandar o tricolor na Liga Ouro (Igor Amorim / SPFC)

Confira alguns nomes do elenco:

Nomes conhecidos: William Drudi (ala/pivô, ex-Liga Sorocabana), Thiaguinho (armador, ex-Macaé), Sidão (pivô, ex-Mogi), Ted (ala, ex-Liga Sorocabana)

Novidades: João Vitor (pivô, ex-Flamengo), Danilo Penteado (ala, ex-Paulistano), Igor Rocha (armador, ex-Palmeiras)

Cerrado Basquete (DF)

Na última temporada, o Cerrado Basquete estreou na Liga Ouro. A campanha da equipe não foi muito positiva, com apenas um triunfo na fase de classificação.

Para a nova edição, o time do Distrito Federal aposta em atletas que já disputaram o NBB CAIXA, como o armador Carioca, que defendeu o Mogi das Cruzes/Helbor na última temporada.

A jovem promessa Danilo Sena, ex-Pinheiros, também é uma das apostas do Cerrado para a Liga Ouro 2019.

(Divulgação/Cerrado Basquete)

Confira alguns nomes do elenco:

Nomes conhecidos: Carioca (armador, ex-Mogi), Luis Mendonça (ala, ex-Universo/Brasília) e Danilo Sena (ala, ex-Pinheiros)